duvidas de disjuntores para wc
duvidas de disjuntores para wc
boas antes de mais peço desculpa pela pergunta pois o meu curso e de electrotecnia, mas ja o tirei a 5 anos e nunca exerci electrecidade porque sempre estive ligado as telecomunicações(ptcom). o que eu queria saber era que se para cada wc se tem que ter um disjuntor de 30A(pergunto isto porque estou a remodelar a instalação electrica da minha casa)..
antes de mais obrigada a toda a ajuda
antes de mais obrigada a toda a ajuda
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: duvidas de disjuntores para wc
Disjuntor não, mas se calhar quer dizer diferêncial de 30mA, sim este é obrigatório por lei, tdo que seja casas de banho, iluminação do exteiror, banheiras de hidromassagem é necessário diferêncial de 30mA. E já agora nas casas de banho, janelas de alumínio ou alguma canalização em metal é necessário a ligação ao terra.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
sim ok esse diferencial serve apenas para desligar a rede apenas para essa tomada ou essa divisao caso tenha mais que uma tomada, certo? ja agora essa norma é recente certo???
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
É assim se tiver esse difêncial á cabeça toda a instalação fica protegida incluindo a casa de banho, se não quiser assim os circuitos das casas de babho têm que ficar protegidos com diferêncial de 30mA.
Cumprimentos,
Cumprimentos,
Pedro Mendes
sim mas por norma todas as instalações electricas ja tem um diferencial(privado) a entrada da instalação, o que eu pergunto e se por cada wc tem que ter o seu diferencial e se esse diferencial e apenas para tomadas ou se tambem inclui a iluminação.
-
- Curioso
- Registado: 06 dez 2007, 10:51
Boa noite
Basta apenas um dif. de 30MA para as casas de banho existentes, com os respectivos disjuntores de 16A para as tomadas de wc e toalheiros eléctricos (no caso de existirem) e de 10A para a iluminação.
Cumprimentos
Basta apenas um dif. de 30MA para as casas de banho existentes, com os respectivos disjuntores de 16A para as tomadas de wc e toalheiros eléctricos (no caso de existirem) e de 10A para a iluminação.
Cumprimentos
ok essa parte ja percebi, entao basta ter so o diferencial de 300mA(ja li em foruns que e 30mA e tambem ja li que é 300mA, na instalação actual e de 300mA) a saida do geral e a entrada dos disjuntores. depois para o placa de induçao, frigorifico e forno os dijuntores tem de ser de 20A ou de 25A?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
TRouBLeMaKeR Escreveu:Boa noite
Cumprimentos
Boas,
30MA não é a mesma coisa que 30mA.
ohmico
sim eu sei e peço desculpa pelo engano quando disse 30MA queria dizer 30mA