tomadas ZAP...
tomadas ZAP...
Olá,
Estou a fazer a instalação de 30 apartamentos com Ited.
Como estou na fase da tubagem, gostaria saber se posso por no mesmo espelho do ZAP , 2 tomadas coaxiais, 1 RJ 45 e 1 tomada de energia. tambem mesma pergunta para tomadas mistas.
Estou a instalar os novos quadros da Hager, alguem já conhece?
Para dimensionar o ATI tenho que calcular o nº de tomadas coaxiais e RJ 45?
Posso ligar 1 tubo do Ati até cada caixa de coaxial ou RJ 45, ou tenho que passar um tubo do Ati que vai numa caixa I1 e depois a outra?
Obrigado para me esclarecer estas duvidas rapidemente que estou na fase da tubagem.
Como estou na fase da tubagem, gostaria saber se posso por no mesmo espelho do ZAP , 2 tomadas coaxiais, 1 RJ 45 e 1 tomada de energia. tambem mesma pergunta para tomadas mistas.
Posso ligar 1 tubo do Ati até cada caixa de coaxial ou RJ 45, ou tenho que passar um tubo do Ati que vai numa caixa I1 e depois a outra?
Obrigado para me esclarecer estas duvidas rapidemente que estou na fase da tubagem.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: tomadas ZAP...
Boas,karlito Escreveu:Olá,
1º podes colocar no mesmo espelho quadruplo as tomadas com 4 caixas I1, mas o melhor será 1 para a tomada eléctrica e um espelho triplo para a ZAP e par de cobre.
2º podes por 1 tubo para a tomada eléctrica e outro de 25mm para as 2 coaxial ZAP e par de cobre, e repicas das da ZAP para a de cobre, apesar de ser 1 tubo para as 3 tomadas como é evidente os 3 cabos vão directos ao ATI.
3º o ATI tem a capacidade das tomadas que colocares, se forem 8 coaxial + 8 par de cobre metes ATI 8.
4º tubos de saida do ATI para as tomadas podem ser individuais, porque nos cabos são todos individuais para cada tomada!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 out 2007, 10:21
O edificio tem que ter projecto ITED, tudo isso deverá lá estar defenido.
O projecto é necessário para a certificação da instalação.
Se não tem projecto o projectista terá que fazer telas finais do que está instalado.
Se não tem projecto o projectista terá que fazer telas finais do que está instalado.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, ele pode ser projectista/instalador, com algumas duvidas!! penso eu de que!!castanheira Escreveu:O edificio tem que ter projecto ITED, tudo isso deverá lá estar defenido.

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Obrigado pela ajuda, estou a ver que estou a falar com quem sabe!!
Para explicar o que fiz, nas ZAP coloquei uma tripla para os coaxiais e o RJ 45, e coloquei a tomada de energia a parte.
Para as outras tomadas do quartos, cozinha (tomada mista)... coloquei a tomada de energia no mesmo espelho que a da RJ 45 ou coaxial.
Agora na sala quero por outra tomada coaxial, o tubo tem que vir da ZAP ou do ATI?
Estou a seguir o projecto, mas quando é a 1ª instalação estamos mais em duvidas.
Os ATI´s da Hager são bons em relação aos da quiterios?
Posso por a tomada de reserva no mesmo espelho que a tomada de energia?
Já agora deixei um post na discussão geral sobre "quadro parciais" e "ligação equipotencial" podiam me ajudar?
Obrigado
Karlito
Para explicar o que fiz, nas ZAP coloquei uma tripla para os coaxiais e o RJ 45, e coloquei a tomada de energia a parte.
Para as outras tomadas do quartos, cozinha (tomada mista)... coloquei a tomada de energia no mesmo espelho que a da RJ 45 ou coaxial.
Agora na sala quero por outra tomada coaxial, o tubo tem que vir da ZAP ou do ATI?
Estou a seguir o projecto, mas quando é a 1ª instalação estamos mais em duvidas.
Já agora deixei um post na discussão geral sobre "quadro parciais" e "ligação equipotencial" podiam me ajudar?
Obrigado
Karlito
- Varejo
- Team Apoio
Boas, 1º os ATI são todos bons pq senao não eram certificados para ITED mas esses da Hager tb são bons.karlito Escreveu:Obrigado pela ajuda, estou a ver que estou a falar com quem sabe!!
Obrigado
Karlito
2º o tubo de 25mm dá para 4 cabos, se vires que dá jeito puxas o tubo da ZAP, senão metes outro pro ATI.
3º tomada de reserva ou caixa futura ??? se for a futura convem ficar separada da de energia por questões de espaço para os equipamentos activos futuros!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 out 2007, 10:21
caro karlito
Tens de ter em consideração sempre o diametro das tubagens.
Quando se fala de tomadas mistas estamos a falar das duas tecnologias ( pares de cobre e coaxial) e como as ligações nas ITED são em estrela, logo para uma tomada mista, se utilizares um único tubo, irão passar dois cabos.
Na instalação pode haver alguns ajustes a nivel de tubagem em relação ao PROJECTO, garantindo sempre a referida ligação em estrela do ATI até as tomadas.
Tens de ter em consideração sempre o diametro das tubagens.
Quando se fala de tomadas mistas estamos a falar das duas tecnologias ( pares de cobre e coaxial) e como as ligações nas ITED são em estrela, logo para uma tomada mista, se utilizares um único tubo, irão passar dois cabos.
Na instalação pode haver alguns ajustes a nivel de tubagem em relação ao PROJECTO, garantindo sempre a referida ligação em estrela do ATI até as tomadas.
Caros srs:
Estou a acompanhar as obras da minha futura moradia. Estudei electrotecnia há alguns anos, mas optei por outra via profissional. Neste momento, por essa razão, vivo um feliz contacto com este mundo, apesar de estar completamente desactualizado.
Não sei se me poderão ajudar a perceber algumas questões, a saber:
1. Adquiri um quadro Quit.. 16 saídas.
2. Comecei a adquirir a aparelhagem; Tenho o catálogo duma marca reconhecida, que refere 3 tipos de tomadas TV: terminais, estrela e passagem. Pelo ITED, não deveria escolher as estrela? É que mandei vir as terminais, achei mais lógico, uma vez que todas vêm do quadro ITED e não há passagem entre elas.
3. O electricista que iniciou a obra (e fugiu para Espanha à procura de melhor sorte) deixou nos quartos uma tomada onde aparece cabo coaxial e 4 Pares de cobre. Na marca da aparelhagem que escolhi não há tomadas mistas que reunam essa possibilidade. Só encontrei da TELEV... mas fica diferente. Não posso instalar outra caixa encostada e passar a ter uma para TV e a outra para RJ45, de forma independente?
4. Tenho dúvidas na forma de ligar as RJ45. Há as de telefone e as de informática. É exactamente igual ligar ambas?
5. Depois também ando desorientado com os aparelhos de corte e protecção dos quadros. E depois de começar a ler o vosso excelente fórum fiquei pior
Têm que se instalar disjuntores diferenciais independentes para as tomadas dos WC? E também de forma independente para iluminação e tomadas de uso geral?
Quem vai terminar a instalação, espero que esteja suficientemente dentro do assunto, no entanto, eu gostava de me certificar, de forma paralela.... para ficar mais descansado.
Aproveito para saudar a todos e transmitir a sensação que me fica de um bom trabalho e um bom local de troca de experiências e saber. A muitos curiosos, como eu, que não tenho pretensões de vos tirar o ganha-pão, é uma forma gratificante de relembrar e aprender.
Cumprimentos,
Alcino Santos
Estou a acompanhar as obras da minha futura moradia. Estudei electrotecnia há alguns anos, mas optei por outra via profissional. Neste momento, por essa razão, vivo um feliz contacto com este mundo, apesar de estar completamente desactualizado.
2. Comecei a adquirir a aparelhagem; Tenho o catálogo duma marca reconhecida, que refere 3 tipos de tomadas TV: terminais, estrela e passagem. Pelo ITED, não deveria escolher as estrela? É que mandei vir as terminais, achei mais lógico, uma vez que todas vêm do quadro ITED e não há passagem entre elas.
3. O electricista que iniciou a obra (e fugiu para Espanha à procura de melhor sorte) deixou nos quartos uma tomada onde aparece cabo coaxial e 4 Pares de cobre. Na marca da aparelhagem que escolhi não há tomadas mistas que reunam essa possibilidade. Só encontrei da TELEV... mas fica diferente. Não posso instalar outra caixa encostada e passar a ter uma para TV e a outra para RJ45, de forma independente?
4. Tenho dúvidas na forma de ligar as RJ45. Há as de telefone e as de informática. É exactamente igual ligar ambas?
5. Depois também ando desorientado com os aparelhos de corte e protecção dos quadros. E depois de começar a ler o vosso excelente fórum fiquei pior

Quem vai terminar a instalação, espero que esteja suficientemente dentro do assunto, no entanto, eu gostava de me certificar, de forma paralela.... para ficar mais descansado.
Aproveito para saudar a todos e transmitir a sensação que me fica de um bom trabalho e um bom local de troca de experiências e saber. A muitos curiosos, como eu, que não tenho pretensões de vos tirar o ganha-pão, é uma forma gratificante de relembrar e aprender.
Cumprimentos,
Alcino Santos
- Varejo
- Team Apoio
Boas, quando se fala de ligação em estrela é que são todas terminais portanto não se ligam em cascata (de umas para as outras), cada tomada de par de cobre ou coaxial vai directa a 1 saida do ATI, e as tomadas RJ45 tanto dão para telefone ou informática com ligação com tipoA ou tipoB.San2s Escreveu:Caros srs:
5. Depois também ando desorientado com os aparelhos de corte e protecção dos quadros. E depois de começar a ler o vosso excelente fórum fiquei piorTêm que se instalar disjuntores diferenciais independentes para as tomadas dos WC? E também de forma independente para iluminação e tomadas de uso geral?
Cumprimentos,
Alcino Santos
Então parece-me que por mera sorte escolhi bem as tomadas (terminais).
No entanto, no meu post avancei com mais algumas dúvidas... se tiverem paciência para me responder, ficarei muito grato.
Muito obrigado Varejo, pelo seu esclarecimento.
Bom 2008 para todos!
No entanto, no meu post avancei com mais algumas dúvidas... se tiverem paciência para me responder, ficarei muito grato.
Muito obrigado Varejo, pelo seu esclarecimento.
Bom 2008 para todos!
Ora viva.
O difrencial é só para as casas de banho, mas um chega para todas neste caso se estiveres mais do que uma. Na saida do difrencial ligas aos dejuntores da eluminação 10ah e tomadas 16ah.Espero ter sido explicido bom trabalho.
O difrencial é só para as casas de banho, mas um chega para todas neste caso se estiveres mais do que uma. Na saida do difrencial ligas aos dejuntores da eluminação 10ah e tomadas 16ah.Espero ter sido explicido bom trabalho.
JoaoN Escreveu:Ora viva.
Compreendo a explicação. No entanto, vou verificar, mas tenho quase a certeza de que os circuitos dos WC não são independentes doutras divisões próximas. Pela tua explicação, eles deveriam ser independentes e vir directamente do quadro? Toda a gente está a respeitar esse princípio? Um disjuntor para os WC? Além doutro para a restante instalação?
Obrigado.
- Varejo
- Team Apoio
????JoaoN Escreveu:Ora viva.

- Varejo
- Team Apoio
Boas, San2s coloca as duvidas de electricidade no tópico "Duvidas" no forum, pq aqui neste é só ITED!!!