Ponto de Distribuição (PD) por piso

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Num edifício comercial sem zonas colectivas no Manual ITED 2.ª Edição é obrigatória a instalação de um ponto de distribuição (PD) em cada piso, comum às 3 tecnologias. No caso de uma loja pequena com dois pisos (R/C e Piso 1) em que apenas vão existir 3 tomadas de pares de cobre em cada piso (para as caixas de pagamento por Multibanco) e uma tomada coaxial em cada piso, ou seja, no total 6PC+2CC qual a necessidade de existirem dois pontos de distribuição???
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
jomc
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 09 out 2010, 10:58

Re: Ponto de Distribuição (PD) por piso

Mensagem por jomc »

nao vejo vantagem alguma e pelo contrario so vejo desvantagens, repara que a tendencia e a pt acabar com os pd's em paralelo, ou seja, nao acredito que a pt va desperdiçar 10 pares de um armario, se for cabo directo entao é para esquecer.
e esses dois pisos apenas tem uma entrada? se sim esquece as regras pois o fiscal da pt que for a obra nao vai nisso,ultimamente com o serviço meo muitos dos armario ficaram sem primarios e os pares dos secundarios estao por vezes alguns avariados,mas isolamentos,pouca capacidade e até alguns isolados.
com a vinda da fibra o investimento em cobre e so mesmo o k for indespensavel
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

jomc Escreveu:nao vejo vantagem alguma e pelo contrario so vejo desvantagens, repara que a tendencia e a pt acabar com os pd's em paralelo, ou seja, nao acredito que a pt va desperdiçar 10 pares de um armario, se for cabo directo entao é para esquecer.
e esses dois pisos apenas tem uma entrada? se sim esquece as regras pois o fiscal da pt que for a obra nao vai nisso,ultimamente com o serviço meo muitos dos armario ficaram sem primarios e os pares dos secundarios estao por vezes alguns avariados,mas isolamentos,pouca capacidade e até alguns isolados.
com a vinda da fibra o investimento em cobre e so mesmo o k for indespensavel
É apenas uma entrada.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, pelo que vejo é apenas uma loja comercial (1 fogo) com 2 pisos, e com meia dúzia de tomadas, logo não necessita de levar nenhum PD adicional, se instalar outro PD é que tem de cumprir a regra do manual entre PD´s.

Nesse caso tens o ATI no piso 0 a fazer toda a rede!

p.s estes PD não teem nada a ver com os da PT, isto é ITED!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
jomc
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 09 out 2010, 10:58

Mensagem por jomc »

ahhh,refere-se entao a caixas de rede colectiva!!!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Varejo Escreveu:Boas, pelo que vejo é apenas uma loja comercial (1 fogo) com 2 pisos, e com meia dúzia de tomadas, logo não necessita de levar nenhum PD adicional, se instalar outro PD é que tem de cumprir a regra do manual entre PD´s.

Nesse caso tens o ATI no piso 0 a fazer toda a rede!

p.s estes PD não teem nada a ver com os da PT, isto é ITED!
Sim mas no Manual ITED 2.ª Edição diz que deve existir um PD por cada piso. Entenda-se ponto de distribuição (PD) como um ATI ou Bastidor de Telecomunicações!!! Eu também não vejo grande necessidade disto!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, isso foi pensado para para edifícios para um grande volume de área, e não para uma loja normal com 2 pisos, que ainda por cima leva meia duzia de tomadas, em ultimo caso o projectista justifica na memória descritiva a não colocação do PD no piso 1, eu só coloco PD´s entre pisos quando tenho uma infraestrutura com muitos postos de trabalho e se justifique, no resto lojas com 2 pisos leva um bastidor e 100 pontos de rede por exemplo!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Varejo Escreveu:Boas, isso foi pensado para para edifícios para um grande volume de área, e não para uma loja normal com 2 pisos, que ainda por cima leva meia duzia de tomadas, em ultimo caso o projectista justifica na memória descritiva a não colocação do PD no piso 1, eu só coloco PD´s entre pisos quando tenho uma infraestrutura com muitos postos de trabalho e se justifique, no resto lojas com 2 pisos leva um bastidor e 100 pontos de rede por exemplo!
Pois essa é a minha ideia mas estava na dúvida por isso queria obter outras opiniões. Obrigado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 11:42

Mensagem por danieljpires »

Embora seja obrigatória a utilização de um PD em cada piso e a interligação entre PD comuns às 3 tecnologias, acho que poderemos utilizar uma caixa de passagem e considera-la uma PD sem equipamentos activos ou passivos, unicamente para passagem de cablagem, assim o ponto de obrigatoriedade fica salvaguardado, em relação à interligação entre PD comuns às 3 tecnologias, penso que não faz sentido desde que não se ultrapa-se as distancias mínimas regulamentares.
Daniel Silva Pires - Eng.º
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

danieljpires Escreveu:Embora seja obrigatória a utilização de um PD em cada piso e a interligação entre PD comuns às 3 tecnologias, acho que poderemos utilizar uma caixa de passagem e considera-la uma PD sem equipamentos activos ou passivos, unicamente para passagem de cablagem, assim o ponto de obrigatoriedade fica salvaguardado, em relação à interligação entre PD comuns às 3 tecnologias, penso que não faz sentido desde que não se ultrapa-se as distancias mínimas regulamentares.
Boas, ou é caixa de passagem ou é PD ponto de distribuição!
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 11:42

Mensagem por danieljpires »

depende do que tu lhe chames.... caixa de passagem ou PD
No manual não tens dimensões minimas de uma PD certo?
A unica dúvida que tenho é que se é obrigatório interligar as tecnologas todas ou se posso realizar só a passagem das tecnologias...
Daniel Silva Pires - Eng.º
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas,

PONTO DE DISTRIBUIÇÃO (PD): Zona de união ou de derivação entre redes de cablagem.

Portanto o PD pertence á rede de cablagem e não de tubagem, para ser considerado um PD tem de levar, por exemplo no ATE e CEMU DDE, ATI ou Bastidor primário e secundário do RC-PC, como tal ou tem pontos de distribuição ou não tem, isso define se é uma caixa com distribuição ou apenas de passagem!
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Sei que pode parecer que estou a "bater na mesma tecla" mas convém esclarecer para não haver surpresas durante uma qualquer inspecção da ANACOM.

Encontro-me a fazer o projecto ITED de um pequeno estabelecimento (2 pisos) para uma instituição de apoio a doentes com uma doença rara, creio que o edifício deva ser classificado como estabelecimento escolar pois contém salas de aula, cozinha, refeitório e lavandaria.

A dúvida é se os colegas têm seguido mesmo a regra de colocar um PD por piso ou se alguém teve indicações em alguma formação que tal medida só se aplica para pisos com áreas grandes?

É que no estabelecimento em causa tenho cerca de 25 TT no piso 0 (salas de aula, etc) e 20 TT no piso 1 (zona com gabinetes), e o único espaço que tenho para colocar PD no piso 1 é directamente por cima do PD principal no piso 0 a 3m de distância.
Na minha opinião é completamente desnecessário, devendo ser substituído por uma caixa de passagem quando muito.

O que é que os colegas têm feito nestes casos? Já alguém levantou esta questão nas formações?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, no meu ver e até mesmo nas formações, casos em que não se justifica PD´s adicionais não se coloca, e eu em lojas ou escritórios farmácias com 2 pisos (tipo duplex) etc. nunca aconselho a colocar PD adicional, senão vejamos, para um PD adicional vão meter 1 cabo UTP, 4 FO e coaxial, se nesse PD adicional tivermos cerca de 30 tomadas TT quem se vai entalar é quem vai instalar os activos, porque tendo o bastidor no piso 0, leva la os activos, e tem de se enviar os sinais para o outro PD no piso 1, ora se tenho um cabo UTP que vai ao primário do outro PD, como levo para lá ethernet e umas 5 ou mais extensões de telefone do PPCA(central telefónica)?? não levo!! tem de se andar a inventar para passar novos cabos para o bastidor principal onde está o PPCA, portanto PD adicionais são colocados onde se justifica, quando temos muitos postos de trabalhos e outros em cada piso e se coloca vários activos em cada piso, agora instalações com poucos postos ou salas o proprietário não vai gastar um balúrdio para colocar activos caros principalmente PPCA´s.
mffan
Curioso
Curioso
Registado: 12 out 2007, 02:07

Mensagem por mffan »

Podemos concordar ou nao...... nao podemos é afirmar que o propriétario vai gastar muito dinheiro em equipamentos activos ou nao..... lei é lei, regulamento é regulamento e só temos que cumprir com ele. Como é obvio numa loja com 2 pode-se questionar a colocação do PD, em que muitas vezes até sao pisos falsos. Cada caso é um caso. Há lojas com 2 piso que mais parecem fraçoes autonumas em que cima ficam os escritórios fechados e em baixo a loja.....
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”