Daikin VRV
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Daikin VRV
Viva colegas,
Não percebo muito de AVAC, mas tenho unidade DAIKIN VRV em que por vezes dá o erro E0. Arrancamos de novo com a unidade, e não pára mais! Só ao fim de alguns dias é que volta a dar o erro, principalmente de manhã.
Alguma sugestão do que possa ser? Quais os testes que posso fazer? Algum link para "troubleshooting" em AVAC?
Obrigado,
Bruno
Não percebo muito de AVAC, mas tenho unidade DAIKIN VRV em que por vezes dá o erro E0. Arrancamos de novo com a unidade, e não pára mais! Só ao fim de alguns dias é que volta a dar o erro, principalmente de manhã.
Alguma sugestão do que possa ser? Quais os testes que posso fazer? Algum link para "troubleshooting" em AVAC?
Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Re: Daikin VRV
Bom diaBLima Escreveu:Viva colegas,
Obrigado,
Bruno
se me deres o modelo completo talvez eu te consiga
resolver o problema.
E0 pode muito bem ser os filtros obstruidos ,mas não tenho a certeza precisava do modelo
para verificar no manual técnico.
Cumps.
zeluis
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
No equipamento encontrei as seguintes referências:
Em destaque estava esta referencia que penso ser o nº do modelo: RSXY8,10K7W1
- Numa etiqueta estava a seguinte referencia: 2PW06215-1E
- Numa outra etiqueta estava a seguinte referencia: Nº 99-S0368 Made in ORION
Obrigado,
Bruno
No equipamento encontrei as seguintes referências:
Em destaque estava esta referencia que penso ser o nº do modelo: RSXY8,10K7W1
- Numa etiqueta estava a seguinte referencia: 2PW06215-1E
- Numa outra etiqueta estava a seguinte referencia: Nº 99-S0368 Made in ORION
Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva Mário,
Eu já tinha visto na net o significado do código E0, mas não sei o que possa originar esse tipo de erro intermitente.
Se alguém tiver alguma ideia, agradecia que partilhasse.
Cumps,
Bruno
Eu já tinha visto na net o significado do código E0, mas não sei o que possa originar esse tipo de erro intermitente.
Se alguém tiver alguma ideia, agradecia que partilhasse.
Cumps,
Bruno
Mário Escreveu:Boas Bruno
Vai ver se serve
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 08&start=0
Cump.
Mário
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
Boas
Vê a sonda de temperatura exterior, pode estar com erro.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
Que tipo de testes posso fazer à sonda de temperatura? E a outros componentes?
Desculpa Mário, mas o meu conhecimento na área de AVAC é muito básico.
Obrigado,
Bruno
Que tipo de testes posso fazer à sonda de temperatura? E a outros componentes?
Desculpa Mário, mas o meu conhecimento na área de AVAC é muito básico.
Obrigado,
Bruno
Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
Boas
Desliga da placa a sonda e mede a resistência (depois de identificada o tipo (Ptc, pt1000 ou não)) podes aquece-la e depois arrefecer para verificar se os valores estão certos.
Pode estar com erro (e dar que está congelada).
Verifica se no VRV (exterior), se tem algum micro que pare a unidade em caso de abertura de algum painel.
Cump.
Mário
Desliga da placa a sonda e mede a resistência (depois de identificada o tipo (Ptc, pt1000 ou não)) podes aquece-la e depois arrefecer para verificar se os valores estão certos.
Pode estar com erro (e dar que está congelada).
Verifica se no VRV (exterior), se tem algum micro que pare a unidade em caso de abertura de algum painel.
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
O problema da unidade estava numa passagem "à massa" de um dos ventiladores.
Problema resolvido.
Cumprimentos,
Bruno
O problema da unidade estava numa passagem "à massa" de um dos ventiladores.
Problema resolvido.
Cumprimentos,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
Boas
E o diferencial, não se pronunciou? verifica-o
Cump
Mário
E o diferencial, não se pronunciou? verifica-o
Cump
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
É verdade sim senhor, o diferencial também foi substituído.
Cumps,
Bruno
É verdade sim senhor, o diferencial também foi substituído.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
Boas
Finalizando, o famoso erro era a temperatura do condensador que subia (o ventilador parava).
Cump.
Mário
Finalizando, o famoso erro era a temperatura do condensador que subia (o ventilador parava).
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Agradecimento recebido: 81 vezes
Olá "BLima",
Gostava de saber se ficou comprovado, sem dúvida alguma, que era defeito de isolamento num dos ventiladores, ou se simplesmente a anomalia desapareceu depois de substituido por um novo.
Esta questão prende-se com o facto de já ter observado problemas semelhantes e a avaria limitar-se unicamente à protecção térmica dos ventiladores e não ao próprio motor.
O erro gerado "E0" tem relação com as protecções térmicas do compressor e dos ventiladores e, embora actuando na mesma cadeia de segurança, não tem relação com a pressão de condensação (como sugeriu o "Mário") porque caso actuassem estas protecções embora o efeito fosse o mesmo, o código de erro gerado seria "E3".
Cumprimentos.
Gostava de saber se ficou comprovado, sem dúvida alguma, que era defeito de isolamento num dos ventiladores, ou se simplesmente a anomalia desapareceu depois de substituido por um novo.
Esta questão prende-se com o facto de já ter observado problemas semelhantes e a avaria limitar-se unicamente à protecção térmica dos ventiladores e não ao próprio motor.
O erro gerado "E0" tem relação com as protecções térmicas do compressor e dos ventiladores e, embora actuando na mesma cadeia de segurança, não tem relação com a pressão de condensação (como sugeriu o "Mário") porque caso actuassem estas protecções embora o efeito fosse o mesmo, o código de erro gerado seria "E3".
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva Asalopes,
De facto foi o isolamento do motor que deu problemas. Depois de rebobinado ficou a funcionar.
No dia que estava a falhar o térmico não "cortava" e tinha uma passagem à massa não franca.
Cumps,
Bruno
De facto foi o isolamento do motor que deu problemas. Depois de rebobinado ficou a funcionar.
No dia que estava a falhar o térmico não "cortava" e tinha uma passagem à massa não franca.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Agradecimento recebido: 81 vezes
Olá “Blima”,
Agradeço a informação em relação ao ventilador. É sempre importante.
Para clarificar o meu comentário anterior, e porque poderá ser útil para outros colegas, insiro abaixo imagens elucidativas em relação ao problema que referi:
Como se pode ver, e já observei este fenómeno por diversas vezes neste tipo e marca de equipamento, a questão prende-se com a fragilidade/qualidade dos conectores de transição do térmico de protecção (condutores azuis) para a cablagem de ligação exterior do motor (condutores cinzentos).
Tal fragilidade leva ao fim de poucos anos ao aparecimento, embora intermitente de início, do código de erro E0 e a consequente paragem da máquina.
A primeira avaliação, identificado o ventilador – Q1M ou Q2M, deve começar por remover a respectiva ficha do térmico e efectuar um teste de continuidade. Em caso de dúvida do estado do Térmico (ou suas ligações) fazer um “shunt” na própria placa e com cautela repor a unidade em funcionamento e observar o comportamento do motor do ventilador.
Comentários:
1) O erro E0 também pode resultar da abertura do Térmico F2C do Compressor M2C.
2) As anomalias nos ventiladores também originam, por vezes, a fusão do Fusível F1U.
3) A abertura dos Pressostatos de Alta Pressão do circuito 1 ou do circuito 2, S1PH e S2PH, originam o código de erro E3.
Como o comentário já vai longo, ficamos por aqui.
Cumprimentos.
Agradeço a informação em relação ao ventilador. É sempre importante.
Para clarificar o meu comentário anterior, e porque poderá ser útil para outros colegas, insiro abaixo imagens elucidativas em relação ao problema que referi:
Como se pode ver, e já observei este fenómeno por diversas vezes neste tipo e marca de equipamento, a questão prende-se com a fragilidade/qualidade dos conectores de transição do térmico de protecção (condutores azuis) para a cablagem de ligação exterior do motor (condutores cinzentos).
Tal fragilidade leva ao fim de poucos anos ao aparecimento, embora intermitente de início, do código de erro E0 e a consequente paragem da máquina.
A primeira avaliação, identificado o ventilador – Q1M ou Q2M, deve começar por remover a respectiva ficha do térmico e efectuar um teste de continuidade. Em caso de dúvida do estado do Térmico (ou suas ligações) fazer um “shunt” na própria placa e com cautela repor a unidade em funcionamento e observar o comportamento do motor do ventilador.
Comentários:
1) O erro E0 também pode resultar da abertura do Térmico F2C do Compressor M2C.
2) As anomalias nos ventiladores também originam, por vezes, a fusão do Fusível F1U.
3) A abertura dos Pressostatos de Alta Pressão do circuito 1 ou do circuito 2, S1PH e S2PH, originam o código de erro E3.
Como o comentário já vai longo, ficamos por aqui.
Cumprimentos.
Última edição por asalopes em 08 dez 2010, 22:10, editado 1 vez no total.