AJUDA PROJ. ITED (URG.)

Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Re: AJUDA PROJ. ITED (URG.)

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas!

Concordo contigo, não a 100, mas a 1000% :)
Só não percebo como um formador falou nisso! É que, sendo assim, já fiz um Proj. de um ited para uma moradia, em que, por exemplo num quarto, em que um tubo vai á tomada mista e ´daí vai a uma par de cobre, o primeiro dá 32 e depois 20. Ou seja, claramente sobredimensionado o primeiro.
Enfim,
Abtraço
Ferreira Cruz
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, olha nas formações ITED2 também o formador disse que se tinha de garantir a classe E nas moradias entre a CEMU e o ATI, depois eu provei-lhe que não, era só colocar componentes de cat.6 sem garantia de classe E, e ele depois disse que eu tinha razão!

portanto entre esse e outros "erros" apanhei vários e sempre que os apanhava metia uma "bucha", o manual deles é igual ao nosso! :wink:

p.s 3 cabos para tubo 32 está sobredimensionado 25 passa na formula, mas como disse eu meto um tubo 32mm para a FO na ZAP mas por causa dos cabos pré-conectorizados de FO já com conectores, se coloca-se tubo 20 ou 25 já não seria facil, e provavelmente já teria de fazer fusão ou conector de campo!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
adrianof
Curioso
Curioso
Registado: 08 set 2008, 14:44

Mensagem por adrianof »

Boas!

Nos meus projectos tenho usado tubo de 32 para o caso de 1 cabo coaxial mais 2 cabos de pares de cobre.
Supondo que um fabricante de tubos faz um tubo de 25 com diametro interno de 18,8 está a cumprir a regra din=dn/1,33 o que signifca que esse tubo poderá surgir no mercado.
Supondo que o instalador opta por instalar cabos coaxiais e cabos de pares de cobre com 7mm cada um, o tubo referido anteriormente já não suporta esses 3 cabos porque [ 1,8 x raiz(7x7 + 7x7 + 7x7) = 21,8 ].
18,8 < 21,8 e para evitar este tipo de problemas projecto sempre para o caso de 3 cabos o tubo de 32 que garante sempre um diametro mínimo de 24,06.
Pelas mesmas razões, projecto o tubo de 20 apenas para o caso de passar 1 único cabo.

Cumprimentos!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

adrianof Escreveu:Boas!

Nos meus projectos tenho usado tubo de 32 para o caso de 1 cabo coaxial mais 2 cabos de pares de cobre.
Supondo que um fabricante de tubos faz um tubo de 25 com diametro interno de 18,8 está a cumprir a regra din=dn/1,33 o que signifca que esse tubo poderá surgir no mercado.
Supondo que o instalador opta por instalar cabos coaxiais e cabos de pares de cobre com 7mm cada um, o tubo referido anteriormente já não suporta esses 3 cabos porque [ 1,8 x raiz(7x7 + 7x7 + 7x7) = 21,8 ].
18,8 < 21,8 e para evitar este tipo de problemas projecto sempre para o caso de 3 cabos o tubo de 32 que garante sempre um diametro mínimo de 24,06.
Pelas mesmas razões, projecto o tubo de 20 apenas para o caso de passar 1 único cabo.

Cumprimentos!

Boas, o manual fala de mínimos podes colocar a medida acima na boa até mesmo que pela formula dê 25mm e tu coloques 32mm, desde que não falem na treta dos 1,33!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
tfbatista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 mar 2009, 20:52

Mensagem por tfbatista »

Alguém sabe se existe algum documento resumo sobre o manual ITED?

Cumps
tfbatista
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, para que queres um resumo?
nsoares
Curioso
Curioso
Registado: 19 jul 2010, 11:40

Mensagem por nsoares »

Fiquei com uma dúvida... por exemplo, tubo isogris 25 permite passar 3 cabos? (supondo 1 cabo c Ø6.5 e 2 com Ø7 mm)...

P.S. - alias, 1 de Ø6.8mm e 2 de Ø6.4mm!!!
nsoares
Curioso
Curioso

Mensagem por nsoares »

É que, pelas minhas contas estamos a falar de um diâmetro interior de 20,37 mm...

o isogris 25 varia entre 20,2 em umas marcas e 20,5 noutras (outras nem diz...)

Penso que é pacifico, ou não?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

se sabes que varia o diâmetro de marca para marca...

tens de apresentar a marca com a qual fazes os cálculos! :wink:

mas normalmente é pacifico a colocação de 3 cabos num tubo dn25 (1xCC+2xPC), dependendo da marca do tubo, e dos cabos, obviamente ;)
Learning is the goal!!
nsoares
Curioso
Curioso

Mensagem por nsoares »

Resolvido!!!

Cabo UTP Cat.6 da Brand-Rex (Ø6.2)
Cabo Coaxial (Ø6.8 )

Di=19.97 mm

Assim joga-se pelo seguro, sem stress's :D

Obrigado!
adrianof
Curioso
Curioso
Registado: 08 set 2008, 14:44

Mensagem por adrianof »

Viva!
Quando se faz referencia a marcas para um determinado equipamento, tambem devemos mencionar que poderão ser usados equipamentos de outras marcas com caracteristicas equivalentes. Nos casos em que o calculo do diâmetro fica muito próximo do limite, deve-se colocar um diâmetro acima ou então específicar claramente que os cabos a utilizar só poderáo ter no máximo os diâmetros utilizados nos cálculos.
Cpts.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Por isso é que junto ao projecto deve ir uma lista com características dos equipamentos utilizados, na qual, entre outros, se deve indicar os diâmetros externos das cablagens consideradas em projecto.
Depois em obra, quem for executar já pode ver claramente os diâmetros considerados no cálculo de tubagens.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Não é necessário colocar essa lista em anexo, se na folha de cálculos das tubagens já fizeres menção ás marcas e modelos, e fizeres a chamada de atenção ;)
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”