Boas a todos
Gostaria de perguntar se esta regulamentado ou é obrigatório pôr sinalização de presença de rede nos quadros eléctricos
Obrigado a todos
sinalizador de presença de rede
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 8 vezes
Re: sinalizador de presença de rede
Boa noite amigo jocas! pelo que sei nunca foi obrigatório colocar os sinalizadores de fase numa instalação é evidente num sistema residêncial é raro colocar os mesmos, mas se formos para uma instalação tipo industrial vê-se muito essa aplicação! em termos obrigatórios desconheço se é obrigatório mas pode ser que algum colega que conheça bem as normas actuais dê o seu parecer.Cump:
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Boa Tarde a todos,
O Nelmindo tem razão, em afirmar a não obrigatoriedade de sinalizadores de presença de tensão, esta indicação fazia sentido quando os quadros utilizavam fusíveis, hoje com os aparelhos de protecção utilizados, o que acontece é que os sinalizadores deixam de funcionar por se fundirem as lâmpadas e nunca mais ninguém lhes passa cartão, e lá ficam os sinalizadores a ocupar espaço que ás vezes até é utíl, para outras utilizações.
Cpm.
O Nelmindo tem razão, em afirmar a não obrigatoriedade de sinalizadores de presença de tensão, esta indicação fazia sentido quando os quadros utilizavam fusíveis, hoje com os aparelhos de protecção utilizados, o que acontece é que os sinalizadores deixam de funcionar por se fundirem as lâmpadas e nunca mais ninguém lhes passa cartão, e lá ficam os sinalizadores a ocupar espaço que ás vezes até é utíl, para outras utilizações.
Cpm.
-
- Curioso
- Registado: 28 jun 2010, 11:01
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 1 vez
Realmente não é estritamente necessária a utilização de sinalizadores, no entanto, no que respeita a aplicações industriais posso dar um exemplo em que é necessário utilizá-los: nos inversores de grupo... Mas isto do que deve ser ou não feito nos quadros electricos é uma grande porra!!!! Os senhores da CERTIEL passam a vida a dar-nos na cabeça por vezes em situações completamente ridiculas, muitas delas constatadas por outros colegas aqui do forum, quando na realidade existem situações mais preocupantes como é o caso da execução de quadros electricos. Eu à relativamente pouco tempo deparei-me com uma situação que acho um pouco absurda. Tinhamos um quadro de Avac já de uma grande complexidade terminado, quando vieram uns senhores "GRANDES" inspeccionar o quadro antes de ir para obra. Ora, como é normal, as calhas para passar os fios são por norma aparafusadas ás platines com parafusos autoroscantes. Acontece que esses ditos senhores disseram que nao podia ser porque os parafusos punham em causa a classe de isolamento tal como os fios utilizados que tinham que ter 1KV e não 750V de isolamento (tanto no comando como na potencia).... eu sinceramente tenho mexido em cennnnnttttttteeeeeeennnaaassssss de quadros e nunca vi nenhum com fios de 1KV, mas tudo bem. O QUADRO FOI REFEITO ao fim de QUASE DOIS MESES DE ESPERA DO DITO FIO.
Para concluir, não conheço nehuma entidade que estabeleça critérios especificos de execução de quadros electricos/comando e penso que seria muitissimo importante fazerem-no!
Abraços,
....e desculpem lá este desabafo! ...olha ao que levou um simples sinalizador de rede:)
Para concluir, não conheço nehuma entidade que estabeleça critérios especificos de execução de quadros electricos/comando e penso que seria muitissimo importante fazerem-no!
Abraços,
....e desculpem lá este desabafo! ...olha ao que levou um simples sinalizador de rede:)
FGaspar