Fusíveis

rmcs
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2007, 14:53
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Re: Fusíveis

Mensagem por rmcs »

Fernando Escreveu:
Electro_PT Escreveu:Ainda se usam os fúsiveis convencionais nas caixas de entrada das habitações ou já foram mudados para os fúsiveis cilindricos com os porta-fusíveis actuais?

Pergunto isto porque já vi esse novo sistema na caixa de fusíveis na entrada para um apartamento (as vulgares caixas nas escadas dos prédios)...
Em alguns sítios é permitido o uso de fusíveis cilíndricos nas caixas de coluna, mas o mais usual é a utilização dos fusíveis NH.

Quando apareceram os fusíveis cilíndricos achei que tinham começado a optar por uma opção mais segura para os técnicos, pois o fusível só entra em carga quando já está dentro da gaveta, caso exista um problema, estamos protegidos da faisca.

No entanto a opção dos fusíveis NH continuou como primeira opção, o que acho mal para os casos onde existe a opção dos cilíndricos, pois estamos sempre expostos a algum risco na altura da sua colocação.

[[[]]]
Nas colunas que faço opto sempre para fusiveis de rolo nas caixas de coluna excepto no quadro de colunas que instalo sempre Apc´s ou Nh´s.

respondendo ao tópico, numa instalação terá sempre de existir disjuntores e fusiveis (salvo alguma tecnologia que está por vir) vejamos o disjuntor é mais pratico caso desligue volta-se a ligar mas suponhamos que este falha, afinal de contas é um mecanismo que até mesmo com algumas areias ou mesmo simples pó poderá não fazer o corte. O fúsivel é extremamente fiavel não havendo nada de mecanico ou electromecanico ... simplesmente uma tecnologia dos nossos avós, passando uma corrente superior ao limite para a secção do filamento .... automáticamente interrompe.
ricardo andrade
Curioso
Curioso
Registado: 18 jun 2007, 12:19

Mensagem por ricardo andrade »

na industria usa-se muito os fusiveis.
uso muito fusiveis ultra rapidos para protecção de conversores de frequencia, automatos, fontes alimentação etc.. e nao custumo ter problemas.

abraço
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

OLá sim isso é verdade mas eu referia-me mais a quadros de baixa tensão nos postos de transformação

Um abraço
drop
Curioso
Curioso
Registado: 18 dez 2007, 14:06

Mensagem por drop »

Os fusiveis tem a vantagem de se poderem fazer com um simples bocado de cobre, ja os disjuntores sao um pouco caros, mas penso que possuem um ni8vel de protecçao maior!

Abraço
Última edição por drop em 20 dez 2007, 14:03, editado 1 vez no total.
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Mensagem por sousa »

drop Escreveu:Os fusiveis tem a vantagem de se mpoderem fazer com um simples bocado de cobre, ja os disjuntores sao um pouco caros, mas penso que possuem um ni8vel de protecçao maior!

Abraço
desculpa que te diga mas fazer um fusivel de um bocado de cobre, é proprio de um profissional incompetente.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

sousa Escreveu:
drop Escreveu:Os fusiveis tem a vantagem de se mpoderem fazer com um simples bocado de cobre, ja os disjuntores sao um pouco caros, mas penso que possuem um ni8vel de protecçao maior!

Abraço
desculpa que te diga mas fazer um fusivel de um bocado de cobre, é proprio de um profissional incompetente.
Boas, acho que ele pensou uma coisa e escreveu outra, acho que ele queria dizer que o custo de produção de um fusível é menor que de um disjuntor!!! :roll:
Penso eu de que!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
drop
Curioso
Curioso
Registado: 18 dez 2007, 14:06

Mensagem por drop »

Exacto, o que eu queria dizer e que o custo de produção de um fusível é menor que de um disjuntor!
Desde ja peço desculpa!
obrigado Varejo

Cumps
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Mas falando nisso recordo-me que a uns anos a traz quando queimava um fusível tínhamos o fio devidamente
calibrado para aquela intensidade nos quadros muito antigos
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

admin Escreveu:Mas falando nisso recordo-me que a uns anos a traz quando queimava um fusível tínhamos o fio devidamente
calibrado para aquela intensidade nos quadros muito antigos

Boas, e que para alguns o fio das luzes da arvore de natal servia na perfeição!! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Exacto tá tudo dito

Um abraço
rick_ma
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 nov 2010, 16:35

Mensagem por rick_ma »

Bom dia. Sou do Brasil e gostei bastante do forum.
Tenho uma dúvida: Sei que os fusíveis são utilizados para proteção contra curto-circuitos.
No entanto, me perguntaram porque eles não são recomendados para proteção contra sobrecarga e não soube responder.

Alguém teria uma resposta para essa pergunta?

Desde já agradeço,

Henrique Rangel
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Para sobrecargas de motores e transformadores não são muito adequados. São mais adequados para protecção de condutores/cabos. Como os fusíveis seguem o valores dos calibres "fabricáveis", os condutores estão espaçados também em calibres e muito semelhantes aos fusíveis. Os motores e os transformadores já não.

A resposta pode ser mais elaborada, mas vamos esperar
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Registado: 20 out 2009, 21:48

Mensagem por Nuno Gonçalves »

a minha opinião, como estudante de Eng. apenas,
é que o uso de fusíveis para a distribuição de quadros é uma boa pratica. desde logo por ser uma solução barata e por conseguir fazer selectividade entre quadros.

o disjuntor aconselho a utilizar em circuitos finais, como alimentação a motores, iluminação, tomadas, etc.

quanto a questão de fusíveis para fazer a protecção contra sobrecargas, no caso do transformador utilizaria um fusível, que por sua vez seria monitorizado com um rele de forma a abrir o contacto em caso de sobrecarga.

cumprimentos

Nuno Gonçalves
Nuno Gonçalves
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

A minha opinião é que deve-se utilizar fusíveis ao mínimo, só para protecção de motores e equipamentos específicos.

Na distribuição não é de todo recomendado a utilização de fusíveis pelo simples facto de acontecer como já vi muitas vezes, quando o fusível dispara trocam pelo que estiver mais á mão, desde que seja de calibre maior ou igual ao que lá estava.

O que poupam no custo inicial da instalação pagam mais tarde em riscos acrescidos de incêndio e para a vida das pessoas, sem falar no facto das instalações ficarem completamente desgovernadas, pois já todos sabemos que os esquemas de quadros eléctricos em muitas instalações é mentira.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”