Relatorio de certificação Certiel

Responder
lugodinho
Curioso
Curioso
Registado: 18 set 2008, 21:09
Profissão: Electrotécnico
Been thanked: 2 times
Contacto:

Relatorio de certificação Certiel

Mensagem por lugodinho »

:D Olá a todos os colegas

Apresento aqui um relatorio de certificação da certiel a uma instalação, de uma residencia com 28 anos +-

Todos nos que trabalhamos neste sector sabemos bem dos problemas que podemos ter relacionado com uma má montagem ou má utilização.

O que é certo é que esta instalação trabalha há cerca de 28 anos sem o menor problema.

Mas agora foi necessário fazer partilhas e dividir a propriedade. Dai um contador de energia e respectiva alimentação da rede continuou.
O outro necessitou de pedir um novo contador e baixada. O grande problema estava instalado.

Uma pequena herdade alentejana, no meio do mato
com mais de 28 anos de utilização.

Agora á que colocar tudo de novo. :mrgreen:

Custos = elevados e todos os outros problemas que já conhecemos. Parte paredes, abre buracos etc etc etc.

Decidi libertar alguns circuitos separar e utilizar as sempre boas calhas DLP para a coisa ficar mais ligeiramente bonita.

E: venha a Certiel

É de loucos.

Nos sabemos que há situações que devem ser respeitadas e que não podemos nem devemos ignorar.

O ridiculo disto é que a referida residência ja tinha a baixada da EDP e o contador ligado a contar e a luzinha acendia. A EDP recebeu o pedido, foi lá e entendeu ligar.

Pergunto se não estava em condições de ser certificada porqué? :wink:

Resultado. Desliguei tudo, voltei a ligar ao resto da herdade, como estava há 28 anos e em vez de ter dois contadores continua com um

Qualquer coisa não anda bem Certiel /EDP enfim. Fica aqui esta peq. historia para os meus estimados colegas.

Anexo listagem de anomalias, julgo poder servir para um futuro problema.

Saudações a todos :D
Anexos
Certificação residencia.pdf
A Biblia da Certiel
(1.11 MiB) Transferido 392 vezes
Imagem
Imagem
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36
Has thanked: 3 times

Re: Relatorio de certificação Certiel

Mensagem por nsilva »

Caro amigo.
por curiosidade fiz o download do relatório e deixo que lhe diga uma coisa, na minha opinião, como técnico, não vi nenhuma não conformidade apontada que pareça injustificavel.
Pelo que vi, a sua instalação não tem as mínimas condições nem para as regras técnicas, nem seguer para o antigo 740/74, e pela idade que a moradia tem, devia estar de acordo com esse regulamento.

Um abraço.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Realmente a lista é grande mas como referiu o colega nsilva tambem não li nada que não considerasse "não conformidade" e chamo a atenção para a ultima parte do relatório em que refere que o Tecnico Responsável não se faz acompanhar do documento identificativo nem de equipamentos de medida, o que penso ser um "erro de palmatória".

A questão em que a instalação " trabalha há cerca de 28 anos sem o menor problema." faz-me lembrar aquele exemplo, em que um carro com os pneus carecas tambem anda, mas as probabilidades de ter um acidente são grandes.

Na minha opinião um electricista antes de se meter a executar uma obra deste tipo deve de avisar o cliente sobre as dificuldades que vai ter, economicas e burocraticas, para que seja ele a decidir e não ser o electricista a ficar com a batata quente na mão.
rui4175
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2008, 21:46
Contacto:

Mensagem por rui4175 »

ecastro Escreveu:Viva

Realmente a lista é grande mas como referiu o colega nsilva tambem não li nada que não considerasse "não conformidade" e chamo a atenção para a ultima parte do relatório em que refere que o Tecnico Responsável não se faz acompanhar do documento identificativo nem de equipamentos de medida, o que penso ser um "erro de palmatória".

A questão em que a instalação " trabalha há cerca de 28 anos sem o menor problema." faz-me lembrar aquele exemplo, em que um carro com os pneus carecas tambem anda, mas as probabilidades de ter um acidente são grandes.

Na minha opinião um electricista antes de se meter a executar uma obra deste tipo deve de avisar o cliente sobre as dificuldades que vai ter, economicas e burocraticas, para que seja ele a decidir e não ser o electricista a ficar com a batata quente na mão.
Desculpem estar a responder, pois a mensagem já é antiga, mas não podia deixar de o fazer.
O amigo ecastro diz "um electricista antes de se meter a executar uma obra deste tipo", e eu pergunto, qual obra????
Se este amigo é electricista, deveria saber que a legislação mudou, logo teria de alterar tudo de modo a que obedecesse á nova legislação antes de pedir uma inspeção á CERTIEL, mas ele nem os circuitos idêntificou...
E ainda se queixam!...
Um abraço!
ATENÇÂO: Todos os links e arquivos por mim postados, estão hospedados na própria Internet, somente indico onde se encontram, não possuo nenhum CD ou programa que seja de distribuição ilegal.
MPimenteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 mai 2010, 11:54
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Mensagem por MPimenteiro »

Parece-me que o amigo optou por pedir uma auditoria à instalação para depois resolver o que estaria mal...mas como não sabe ou não quer saber do ofício, a culpa é das entidades...o pedido de certificado é suposto ser feito quando a instalação está pronta para entrar em exploração, o que nitidamente não aconteceu. Se o certificado fosse emitido por amostragem, conforme previsto na Lei??? tinha coragem de dizer aos clientes que estaqva tudo bem?

Optou por vencer a falta de dinheiro...barato barato é a certificação, a obra é que é cara, principalmente com auditorias que não fazem sentido...

Abraço
Boas opções e em segurança...
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”