PT para Obras
-
- Curioso
- Registado: 09 ago 2009, 01:47
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
PT para Obras
Bom dia,
Estou a projectar uma instalação industrial que será alimentada em MT através de PT AI de 100KVA.
A localização da instalação inviabiliza a instalação de ramal de obras em BT pelo que a primeira coisa que terá que ser construida será o PT que depois servirá para alimentação do Quadro de Obras.
Que elementos preciso entregar na EDP/DGE para requisitar este PT?
Entrego o projecto completo da instalação? Ou há algum processo abreviado para este caso?
Obrigado
Estou a projectar uma instalação industrial que será alimentada em MT através de PT AI de 100KVA.
A localização da instalação inviabiliza a instalação de ramal de obras em BT pelo que a primeira coisa que terá que ser construida será o PT que depois servirá para alimentação do Quadro de Obras.
Que elementos preciso entregar na EDP/DGE para requisitar este PT?
Entrego o projecto completo da instalação? Ou há algum processo abreviado para este caso?
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: PT para Obras
Boas
Conta para aí com 12 meses, antes de porem tensão na alta.
Conta para aí com 12 meses, antes de porem tensão na alta.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boa noite
Como tem de proceder primeiro ao Licenciamento Industrial para que a Câmara Municipal depois autorize a construção, tem que entregar o projecto completo das instalações.
No projecto, deverá fazer referência à inviabilidade no local de alimentação em BT para obras, pelo que será solicitada a ligação prévia do PT para esse efeito, pelo que deverá acrescentar o respectivo esquema unifilar do Quadro de Obras.
Se ainda não contactou a EDP ( www.edp.pt_Empresas_Serviços Online_novas ligações_Média Tensão_pedir nova ligação ) deverá fazê-lo quanto antes para avançar com o processo.
Não será necessário apresentar-lhes agora o projecto mas terá de indicar o tipo de PT , localização ( planta e coordenadas ) e potências.
Está tudo indicado no site.
Espero ter sido útil
Como tem de proceder primeiro ao Licenciamento Industrial para que a Câmara Municipal depois autorize a construção, tem que entregar o projecto completo das instalações.
No projecto, deverá fazer referência à inviabilidade no local de alimentação em BT para obras, pelo que será solicitada a ligação prévia do PT para esse efeito, pelo que deverá acrescentar o respectivo esquema unifilar do Quadro de Obras.
Se ainda não contactou a EDP ( www.edp.pt_Empresas_Serviços Online_novas ligações_Média Tensão_pedir nova ligação ) deverá fazê-lo quanto antes para avançar com o processo.
Não será necessário apresentar-lhes agora o projecto mas terá de indicar o tipo de PT , localização ( planta e coordenadas ) e potências.
Está tudo indicado no site.
Espero ter sido útil
Boas,
Certamente que o colega torrado teve que dimensionar o quadro eléctrico a instalar no PT certo?
Mas para dimensionar o quadro julgo ser necessário informação relativa á rede da EDP
Nomeadamente;
Potência de curto circuito
Corrente de Anel
Tensão nominal da rede no local
Tempo de actuação da protecção a montante da instalação ( para calcular as correntes equivalentes de CC em 1s ou 3s)
Alguém me pode ajudar no sentido de informar como se obtêm estes tipos de dados?
Obrigado
Certamente que o colega torrado teve que dimensionar o quadro eléctrico a instalar no PT certo?
Mas para dimensionar o quadro julgo ser necessário informação relativa á rede da EDP
Nomeadamente;
Potência de curto circuito
Corrente de Anel
Tensão nominal da rede no local
Tempo de actuação da protecção a montante da instalação ( para calcular as correntes equivalentes de CC em 1s ou 3s)
Alguém me pode ajudar no sentido de informar como se obtêm estes tipos de dados?
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Manda uma carta à EDP afecta ao local da instalação a fazer o pedido de viabilidade e reza para receber alguma coisa antes de 1 ano.
Ah ... e só recebe informação relativamente ao local e à forma de alimentação (BT/MT).
Os restantes dados devo dizer que os solicitava quando comecei a fazer projecto mas rapidamente me dei conta que nunca são fornecidos em tempo útil.
Ah ... e só recebe informação relativamente ao local e à forma de alimentação (BT/MT).
Os restantes dados devo dizer que os solicitava quando comecei a fazer projecto mas rapidamente me dei conta que nunca são fornecidos em tempo útil.
O teu post não é nada animador eh eh
Sem essa informação como é que dimensionas, por exemplo, a corrente equivalente de curto circuito em 1s.
Pergunto isto porque fazendo as contas para esta situação:
Potência de curto circuito = 500MVA
Tensão composta nominal = 10kV ( já para não falar dos 6kV )
Tempo de abertura do disjuntor á saída da subestação 0,7s
Rapidamente chegamos a valores de Ieq= 25kA/1s
Como é? Á falta de informação projectam quadros para 25kA/1s?

Sem essa informação como é que dimensionas, por exemplo, a corrente equivalente de curto circuito em 1s.
Pergunto isto porque fazendo as contas para esta situação:
Potência de curto circuito = 500MVA
Tensão composta nominal = 10kV ( já para não falar dos 6kV )
Tempo de abertura do disjuntor á saída da subestação 0,7s
Rapidamente chegamos a valores de Ieq= 25kA/1s
Como é? Á falta de informação projectam quadros para 25kA/1s?
-
- Velha Guarda
O que se costuma fazer é aplicar as orientações que a EDP dá para os Postos de Transformação e Distribuição Públicos, ou seja:
Tensão de rede ------ Icc(3s)
10/12kV -------------- 16 kA
15/17,5 kV ----------- 12,5 kA
30/36 kV ------------- 8 kA
(retirado do site da EDP Distribuição: DMA-C13-911/N)
Tensão de rede ------ Icc(3s)
10/12kV -------------- 16 kA
15/17,5 kV ----------- 12,5 kA
30/36 kV ------------- 8 kA
(retirado do site da EDP Distribuição: DMA-C13-911/N)
Grande Amfys,
Obrigado pela informação
Gostava de sacar as DMA’s do site da EDP mas não estou a conseguir achar o link. Devem estar bem escondidas eh eh
Coloquei a mesma questão a um colega e ele disse que para as redes de 10kV (ou de menor tensão) a potência máxima de curto-circuito seria de 200MVA.
Existe alguma DMA que contenha essa informação?
Obrigado pela informação
Gostava de sacar as DMA’s do site da EDP mas não estou a conseguir achar o link. Devem estar bem escondidas eh eh

Coloquei a mesma questão a um colega e ele disse que para as redes de 10kV (ou de menor tensão) a potência máxima de curto-circuito seria de 200MVA.
Existe alguma DMA que contenha essa informação?
-
- Velha Guarda
Essa dos 200 MVA desconheço qualquer documento da EDP que valide isso mas lembro-me que quando estava a estudar era tomado sempre os 200 MVA como pressuposto.
Relativamente à DMA que indiquei com as correntes de curto-circuito pode consultar a DMA-C13-910N aqui. (a 911N refere-se a PT's de manobra exterior - engano meu anteriormente)
Relativamente à DMA que indiquei com as correntes de curto-circuito pode consultar a DMA-C13-910N aqui. (a 911N refere-se a PT's de manobra exterior - engano meu anteriormente)
Grande Amfys,
Graças á tua ajuda estou esclarecidíssimo acerca do dimensionamento das correntes de curto circuito equivalentes de 3s que os barramentos deverão suportar.
Mas isto não acaba aqui.
Como sempre deixo o melhor para o fim.
Agora a minha luta é com o dimensionamento dos circuitos de ligação á terra.
Ainda tenho que limar algumas arestas relativamente a terras de protecção/serviço mas pelo que me apercebi até agora para avançar com um projecto será necessário algumas informações da nossa estimada EDP.
Nomeadamente:
Regime de neutro da rede de AT
Valores da resistividade do terreno
Valor de impedância de neutro/ Intensidade máxima de defeito.
Comprimento dos cabos subterrâneos que alimentam o PT
No caso de falta de informação relativamente a estes pontos como é que se avança com o projecto?
Abraço
Graças á tua ajuda estou esclarecidíssimo acerca do dimensionamento das correntes de curto circuito equivalentes de 3s que os barramentos deverão suportar.
Mas isto não acaba aqui.

Ainda tenho que limar algumas arestas relativamente a terras de protecção/serviço mas pelo que me apercebi até agora para avançar com um projecto será necessário algumas informações da nossa estimada EDP.
Nomeadamente:
No caso de falta de informação relativamente a estes pontos como é que se avança com o projecto?
Abraço
-
- Velha Guarda
A vermelho.ERCM80 Escreveu:Grande Amfys,
Mas isto não acaba aqui.![]()
Como sempre deixo o melhor para o fim.
![]()
Nomeadamente:
Mais uma vez seria ideal ter este dado mas na falta dele basta considerar equipamento de BT no PT com resistência ao choque de 6kV (Uimp).
A obtenção deste valor só é possível indo ao local medir. Regra geral assume-se um valor de 250 Ohm.m que equivale a um terreno de características médias. Em projecto apenas se especifíca o valor de resistência de terra pretendido e o tipo de eléctrodo a utilizar. O instalador terá de executar a terra de forma a obter os valores indicados em projecto. Por mais que se queira especificar tudo no papel é irrealista.
Para estes últimos pontos basta considerar equipamento de BT no PT com resistência ao choque de 6kV (Uimp).
Seguindo o indicado a vermelho é um bom princípio. De qualquer forma acho que é importante tentar obter os dados contactando a EDP, pode ser que tenha mais sorte que eu.
Abraço
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 mai 2011, 18:00
- Been thanked: 1 time
Link de um software utilizado pela EFACEC para dimensionamento de PT´s muito simples:
http://www.amt.efacec.pt/pt/visualpuc.htm
http://www.amt.efacec.pt/pt/visualpuc.htm