CVM
-
- Curioso
- Registado: 16 nov 2010, 14:12
CVM
quais são as medidas para uma caixa de visita multioperador para uma moradia unifamiliar. Qual o diametro do tubo que liga a CVM á CEMU e quantos são os tubos.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: CVM
gemini Escreveu:Eu coloco 2 tubos DN 63 CVM -> CEMU, mas podes colocar DN 40
A CVM é do tipo CVC0
Boas, vejo aí uma CVM circular... retirado do manual ITUR:
Pág 32
"NOTA: As câmaras do tipo CVR1b, CVR2 e CVR3 poderão fazer parte do troço principal, em pequenas urbanizações, se o
projectista assim o entender, e em casos devidamente justificados. As câmaras de visita do tipo circulares não são recomendadas
por se considerarem pouco adequadas à instalação de cabos e dispositivos de telecomunicações."
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Correcto.Varejo Escreveu:gemini Escreveu:Eu coloco 2 tubos DN 63 CVM -> CEMU, mas podes colocar DN 40
A CVM é do tipo CVC0
Boas, vejo aí uma CVM circular... retirado do manual ITUR:
Pág 32
"NOTA: As câmaras do tipo CVR1b, CVR2 e CVR3 poderão fazer parte do troço principal, em pequenas urbanizações, se o
projectista assim o entender, e em casos devidamente justificados. As câmaras de visita do tipo circulares não são recomendadas
por se considerarem pouco adequadas à instalação de cabos e dispositivos de telecomunicações."
Eu antes da formação considerava as CVR1, mas na formação aconselharam as CVC0... e se é na formação que se aprende, portanto, passei a mencionar essa.
Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, nas 2 formações que fiz também disseram para não colocarmos CVM circulares, e por acaso foi em entidades diferentes e nos 2 disseram a mesma coisa!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
...portanto, em contraponto ao que me disseram na formação que frequentei, correcto?Varejo Escreveu:Boas, nas 2 formações que fiz também disseram para não colocarmos CVM circulares, e por acaso foi em entidades diferentes e nos 2 disseram a mesma coisa!
- A ti aconselharam não usar as CVC;
- A mim aconselharam a usar as CVC.
Portanto, em que ficamos?
Julgo que a recomendação da não utilização das caixas circulares é devido à necessidade de fixar equipamentos às paredes, sendo que, se estas forem circulares e não rectas, é muito mais difícil fixar lá o que quer que seja...
Contudo, tratando-se de caixas para somente serem usadas para enfiamento de cabo CVM -> CEMU, no meu entender, circulares ou quadradas, vai dar ao mesmo.
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas!...
Não vai de encontro ao tópico, mas vai de encontro à discussão
Estas formações, a meu ver estão a deixar muito a desejar; Exemplo? ( por experiência própria e de colegas que lá andam agora):
1-Dizerem que os tubos a levar ao limite da propriedade, da CVM para a transição de redes aéreas para subterrânea são de 110 no minimo;
2-Os calculos da fibra são uma DESGRAÇA;
3-Dimensionar os tubos, depois de calculados pela formula do 1,8 raiz da soma aos quadrados dos cabos, multiplicar ainda mais por 1,33
;
e a cereja em cima do bolo
4- na ligação CEMU - ATI, se a distância for muito grande, mais que 150m, dizer à PT, para colocar um poste dentro do terreno
lolo
Abraço

Estas formações, a meu ver estão a deixar muito a desejar; Exemplo? ( por experiência própria e de colegas que lá andam agora):
1-Dizerem que os tubos a levar ao limite da propriedade, da CVM para a transição de redes aéreas para subterrânea são de 110 no minimo;
3-Dimensionar os tubos, depois de calculados pela formula do 1,8 raiz da soma aos quadrados dos cabos, multiplicar ainda mais por 1,33

4- na ligação CEMU - ATI, se a distância for muito grande, mais que 150m, dizer à PT, para colocar um poste dentro do terreno

Abraço
Ferreira Cruz
-
- Velha Guarda
Alguns reparos a azul:
Ferreira Cruz Escreveu:Boas!...
Ao falarem nos tubos de 110, é porque esta é uma medida recorrente para as tubagens que circulam pelos passeios, logo, se em frente ás propriedades é necessário interligar com postes até á CVM, é natural que sugiram estas medidas. Contudo, se isto já cai no Manual ITUR, então as medidas são outras...
Não entendo porquê. São até muito simples, no meu entendimento!
Calcular as perdas nos troços ATE->ATI e ATI->ZAP. No global, as Ptotais <= 1.8
É só necessário saber o nº de fusões e conectores, e a atenuação do cabo.
Se forem cabos pré-conectorizados, pronto, tudo mais simples!
...
Learning is the goal!!
Ferreira Cruz Escreveu:Boas!...
3-Dimensionar os tubos, depois de calculados pela formula do 1,8 raiz da soma aos quadrados dos cabos, multiplicar ainda mais por 1,33;
4- na ligação CEMU - ATI, se a distância for muito grande, mais que 150m, dizer à PT, para colocar um poste dentro do terrenololo
Abraço
Boa tarde
Quanto á questão 1 e 3 talvez possa dar uma ajuda, com base numa sessão de esclarecimento promovido há uns meses em Coimbra.
1- A tubagem com 2xD110 até ao limite da propriedade será justificado pela possibilidade dessa mesma tubagem passar a fazer parte da rede pública, que com se sabe no minimo consideram precisamente 2 tubos de D110.
3- O facto de se multiplicar por 1,33 após o uso da referida formula, justifica-se por aquela formula dar diâmetros interiores e ao multiplicar por 1,33 iremos calcular diâmetro exterior/comercial; como há diversos fabricantes, logo cada diâmetro exterior pode ter vários Dinteriores,(dependente do fabricante) então o "legislador" ou melhor o Manual ITED 2 , uniformiza que o diâmetro exterior é 1,33 o diâmetro interior.
Não sei se ajudei, mas tentei
Cumprs
RuiMEO
- Varejo
- Team Apoio
Boas, acho que andam a inventar problemas onde eles não existem, em relação ás CVM circulares ou rectas, o manual ITUR não recomenda circulares, mas como é uma recomendação se colocarem circulares não se pode dizer que está mal, fica ao critério do projectista.
1 - Em relação á treta de 1.33 é uma norma para os fabricantes, a formula de calculo está bem explicita no manual ITED2 e não fala nada em 1.33, portanto tenham alguns formadores falado nisso é porque não percebem o que leem e interpretam mal.
2- as atenuações totais da fibra estão correctas não vejo problema nisso.
3 - Em relação aos ramais aéreos no ITUR nem sequer existem, portanto nem se devia falar nisso, no manual ITED fala quando temos ramais aéreos na zona deve-se deixar 2 tubos de 32mm no mínimo da CVM até ao poste, se o poste tiver longe até ao limite da propriedade, agora podem falar que no manual não fala em limite de propriedade, mas que eu saiba se o poste ficar a 100m do lote não podemos andar a abrir valas no terreno de vizinhos ou publico.
Em relação aos tais tubos de 110 serão para mais tarde se essa zona vier a ter rede subterrânea ITUR, os tubos 110 vão ligar directamente ás CVM, o que não tem nada a ver com os tubos que se deixou para o ramal aéreo existente, portanto os tubos 110 só serão colocados por quem for instalar o ITUR nessa zona.
4 - a PT não coloca postes na propriedade, se entre a CEMU e ATI tens 150m vai subterrâneo na mesma, leva umas caixas só de passagem e o cabo é directo, leva componentes de cat.6, mas não obriga a cumprir a classe de ligação E, portanto também não vejo nenhum problema!
1 - Em relação á treta de 1.33 é uma norma para os fabricantes, a formula de calculo está bem explicita no manual ITED2 e não fala nada em 1.33, portanto tenham alguns formadores falado nisso é porque não percebem o que leem e interpretam mal.
2- as atenuações totais da fibra estão correctas não vejo problema nisso.
3 - Em relação aos ramais aéreos no ITUR nem sequer existem, portanto nem se devia falar nisso, no manual ITED fala quando temos ramais aéreos na zona deve-se deixar 2 tubos de 32mm no mínimo da CVM até ao poste, se o poste tiver longe até ao limite da propriedade, agora podem falar que no manual não fala em limite de propriedade, mas que eu saiba se o poste ficar a 100m do lote não podemos andar a abrir valas no terreno de vizinhos ou publico.
Em relação aos tais tubos de 110 serão para mais tarde se essa zona vier a ter rede subterrânea ITUR, os tubos 110 vão ligar directamente ás CVM, o que não tem nada a ver com os tubos que se deixou para o ramal aéreo existente, portanto os tubos 110 só serão colocados por quem for instalar o ITUR nessa zona.
4 - a PT não coloca postes na propriedade, se entre a CEMU e ATI tens 150m vai subterrâneo na mesma, leva umas caixas só de passagem e o cabo é directo, leva componentes de cat.6, mas não obriga a cumprir a classe de ligação E, portanto também não vejo nenhum problema!
Última edição por Varejo em 17 nov 2010, 18:35, editado 3 vezes no total.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Joaquim D B Caneira Escreveu:quais são as medidas para uma caixa de visita multioperador para uma moradia unifamiliar. Qual o diametro do tubo que liga a CVM á CEMU e quantos são os tubos.
A CVM pode ser CVC, já que nao faz parte do ITUR mas do ITED. Os cabos de acesso a uma moradia, tipo RG11, TE1HE, ou fibra nao têm problemas nessas caixas, e nao ha passivos, nem juntas nessa caixa. No entanto se a CVM for coincidente com uma CVR1 ou CVR2 de distribuiçao da ITUR, nao poderá ser CVC, obviamente.
No minimo uma CVR1, e os tubos para uma moradia unifamiliar, segundo o manual ITED sao 2x40mm.
Normalmente coloco que deve ser CVC1 na ausencia de caixas do ITUR nas imediações da propriedade, caso contrario, a CVM deverá ser coincidente com a caixa terminal do ITUR(CVR1 ou CVR2).
Eng. de electrónica e telecomunicações
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
boa tarde caros colegas,
ao fazer um projecto ited V2 para uma moradia surgiu-me uma questão... no local da moradia não existe nem existirá passeios... e agora onde mando executar a CVM!?? directamente na estrada(ao sair do portão temos logo estrada). que tipo de CVM estão a recomendar instalar( uma vez que é de execução obrigatória)?!!! os tubos de 110mm que saem da cvm devem ser colocados!??de que forma ficam enterrados ou Vêm ar a superficie?!
agradecia algum esclarecimento muito obrigado.
ao fazer um projecto ited V2 para uma moradia surgiu-me uma questão... no local da moradia não existe nem existirá passeios... e agora onde mando executar a CVM!?? directamente na estrada(ao sair do portão temos logo estrada). que tipo de CVM estão a recomendar instalar( uma vez que é de execução obrigatória)?!!! os tubos de 110mm que saem da cvm devem ser colocados!??de que forma ficam enterrados ou Vêm ar a superficie?!
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Não há nada que não tenha uma solução, mas cada caso é um caso! Poderei tentar ajudar e para arranjar uma solução, necessitamos de saber se a rede existente é subterrânea ou aérea.eng_jersilva Escreveu:boa tarde caros colegas,
Se for o primeiro caso, subterrâneo é necessário sabermos se existem caixas das infraestruturas de telecomunicações nas proximidades ou muito afastadas. Em última instância a caixa poderá ser feita na estrada, devendo ter tampa D400 (apropriada para trânsito);
No caso de rede aérea e como a CVM não precisa de ficar logo junto á CEMU, poderá ir até aos limites do lote em causa por forma a receber uma eventual transição de rede Aérea para subt, com a colocação de um poste.
Não sei se ajudei alguma coisa, mas tentei.
Rui Oliveira
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
aquilo fica praticamente "na serra"ruimeo Escreveu:Não há nada que não tenha uma solução, mas cada caso é um caso! Poderei tentar ajudar e para arranjar uma solução, necessitamos de saber se a rede existente é subterrânea ou aérea.eng_jersilva Escreveu:boa tarde caros colegas,
Se for o primeiro caso, subterrâneo é necessário sabermos se existem caixas das infraestruturas de telecomunicações nas proximidades ou muito afastadas. Em última instância a caixa poderá ser feita na estrada, devendo ter tampa D400 (apropriada para trânsito);
No caso de rede aérea e como a CVM não precisa de ficar logo junto á CEMU, poderá ir até aos limites do lote em causa por forma a receber uma eventual transição de rede Aérea para subt, com a colocação de um poste.
Não sei se ajudei alguma coisa, mas tentei.
Rui Oliveira

os tudo de 110 mm devem ser devem ou não ser colocado na CVM!?? ficam enterrados ou vêm até a superficie!?
obrigado pela ajuda!!!
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com