Contagem de energia

Responder
Mega8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 nov 2010, 22:56

Contagem de energia

Mensagem por Mega8 »

Foi-me colocada uma questão interessante para a qual não tenho resposta, a questão é a seguinte:
Num edifício de escritórios uma mesma entidade alugou um piso com fracções distintas e vários contadores de energia para as respectivas fracções. Será que é possível interligar as instalações e ter apenas um contador de energia, sem que esse facto seja visto como uma ilegalidade? É possível efectuar esta alteração sem ter alterar as características do edifício nem apresentar projecto de alteração?

Agradecia uma opinião sobre a questão.

Obrigado

Ramiro Martins
Última edição por Mega8 em 16 nov 2010, 11:49, editado 1 vez no total.
rui sa
Curioso
Curioso
Registado: 16 out 2010, 15:30

Re: Contagem de energia

Mensagem por rui sa »

tenho um caso na familia do genero
e a coisa funciona da seguinte forma;existe um contador e varios escritorios dependente deles, o propriétario tem o contador em seu nome e claro paga a energia consumida, o preço da renda já engloba a energia e tambem a água que está no mesmo sistema
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

A situação relatada parece-me que carece de legalidade, porque nenhum consumidor pode negociar energia desta forma, existe qualquer coisa na lei que salvaguarda a EDP, porque embora a energia consumida esteja a ser contada, o que é facto é que a dita taxa de potência não o é.

Cpm.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Acho que as situações relatadas são opostas.

Um diz que existe uma empresa que alugou um determindado andar de um prédio, sendo esse andar dividido em diversas frações, cada uma com o seu contador. O que se pretende é ficar tudo pendurado (o andar todo) num só contador, já que a empresa é a mesma em todas as fracções.

No segundo caso, o que temos é um contador e vários "donos".

A segunda sei que é ilegal a parte de o dono efectivo, reportar a cada um dos "sub-donos" a energia consumida, usando para isso contadores, nem que seja daqueles modulares a instalar nos quadros.
A primeira não sei responder.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

Não há lei que obrigue o proprietário de um apartamento a requisitar contador, (fazer contrato de fornecimento de energia).

As instalações existentes estão certificadas. Nada impede que, sendo todos do mesmo proprietário, este considere um como quadro geral de entrada e os restantes como quadros parciais, fazendo a alimentação dos parciais e o respectivo redimensionamento do Q. G. em respeito pelos regulamentos.

Só que, vai acontecer que a potência do conjunto vai ser provávelmente superior à máxima potência disponível numa só entrada e isto tráz alterações daí para montante.

ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Cuidado, dado que as entradas são independentes. Em caso de incêndio os bombeiros não sabem que a alimentação dessa fracção, vem doutro local.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por fabio2gaspar »

Boas...

Acho que estão a complicar....

Se eu me deparasse com um cliente que tivesse essa situação iria sugerir que desse baixa dos contadores guardando so um para alimentar as fracções, isto claro se for possível fazer um aumento de potencia que permita manter as instalações das diferentes fracçoes em funcionamento.

Desta forma, tendo em conta que é a mesma empresa a utilizadora de todo o espaço nao estará a "ceder" energia a terceiros, logo nao será ilegal.

O que será necessário: puxar a alimentação desse contador que se guardou e repicar pelos restantes quadros, utilizando calha técnica e nao esquecendo as conformidades de segurança, principalmente no que respeita a identificações nos quadros que antes eram gerais para cada fracção e agora passaram a parciais e a respectiva protecção dos cabos de alimentação.

Espero ter servido para pelo menos dar ideias.... "LEGAIS" :)
FGaspar
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Desde que não haja qualquer contrato de venda de energia não há qualquer problema.
Há muitas lojas desde pequena a grande dimensão que pagam renda fixa e têm energia incluída na renda, tendo ficado o contrato de fornecimento de energia em nome do dono.
Só para dar um exemplo.
rui sa
Curioso
Curioso
Registado: 16 out 2010, 15:30

Mensagem por rui sa »

[quote="amfys"]Desde que não haja qualquer contrato de venda de energia não há qualquer problema.
Há muitas lojas desde pequena a grande dimensão que pagam renda fixa e têm energia incluída na renda, tendo ficado o contrato de fornecimento de energia em nome do dono.

é isso que acontece no caso que eu citei
por exemplo:cada fracção paga 100 euros, que engloba a luz e a água e a limpeza das partes comuns
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”