motor trifásico para monofásico!
-
- Curioso
- Registado: 08 jun 2008, 14:44
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
motor trifásico para monofásico!
boas!
sei que um motor trifásico pode ser alimentado por tensão monofásica associando um condensador a um enrrolamento!
como se procede a ligação?
cumprimentos
sei que um motor trifásico pode ser alimentado por tensão monofásica associando um condensador a um enrrolamento!
cumprimentos
Re: motor trifásico para monofásico!
Viva,
Nem sempre um motor trifásico funciona com uma alimentação monofásica (depende da potencia), excluindo claro a aplicação de um variador de frequência.
Um motor trifásico tem por norma na placa de ligações as letras U V W e Z X Y, terá naturalmente os chantes em Z X Y. O condensado pode ser ligado por exemplo a V e W. Para alimentar o motor um condutor activo (neutro) liga no U e a fase liga no V, para inverter o sentido de rotação poder-se-á ligar não no V mas sim no W.
Espero que resulte.
Cum,
J. Vieira
Nem sempre um motor trifásico funciona com uma alimentação monofásica (depende da potencia), excluindo claro a aplicação de um variador de frequência.
Um motor trifásico tem por norma na placa de ligações as letras U V W e Z X Y, terá naturalmente os chantes em Z X Y. O condensado pode ser ligado por exemplo a V e W. Para alimentar o motor um condutor activo (neutro) liga no U e a fase liga no V, para inverter o sentido de rotação poder-se-á ligar não no V mas sim no W.
Espero que resulte.
Cum,
J. Vieira
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Mas ligares em triângulo tens mais potencia.
Se procurares no forum, vais encontrar diversa informação
Cump.
Mário
Mas ligares em triângulo tens mais potencia.
Se procurares no forum, vais encontrar diversa informação
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 08 jun 2008, 14:44
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
É um caso raro,mas de vez em qndo lá aparece um p fazer essa modificaçao.
Com o motor ligado em triangulo,ligase a fase a um borne do motor e o neutro a outro.O que sobra liga-se uma ponta do condensador e a outra ponta liga-se a um dos bornes do motor ocupados pela fase ou o neutro..
Qnto ao valor do condensador é ir por tentativas até a corrente consumida pelo motor,ser o mais proxima da indicada pela chapa de carateristica(ligado em triangulo).
Claro que a potencia util diminui.
Com o motor ligado em triangulo,ligase a fase a um borne do motor e o neutro a outro.O que sobra liga-se uma ponta do condensador e a outra ponta liga-se a um dos bornes do motor ocupados pela fase ou o neutro..
Qnto ao valor do condensador é ir por tentativas até a corrente consumida pelo motor,ser o mais proxima da indicada pela chapa de carateristica(ligado em triangulo).
Claro que a potencia util diminui.
Como já referi numa outra situação trabalhar trabalha não se sabe é por quanto tempo o melhor mesmo é instalar um drive (vaiador de velocidade) já agora atenção aos consumos.miguelcosta Escreveu:boas!
cumprimentos
os direitos humanos são só para humanos direitos
Mesmo com esta ligaçao,desde que com o condensador certo o motor pode durar muito tempo,já tenho feito esta modificaçao e é muito raro eles queimarem.Normalmente queimam por "velhice"
,por esforço...
É claro que a potencia util diminui bruscamente....

trabalha mas quantas horas por dia se for pouco tempo acredito que sim agora trabalhar 4 - 5horas seguidas já e outra coisa completamente diferente o melhor mesmo e ou substituir o motor ou colocar um drive .ruisantos Escreveu:Mesmo com esta ligaçao,desde que com o condensador certo o motor pode durar muito tempo,já tenho feito esta modificaçao e é muito raro eles queimarem.Normalmente queimam por "velhice",por esforço...
os direitos humanos são só para humanos direitos
Normalmente altera-se porque,colocar o variador esta fora de questao,por questoes de monetarias,assim como um motor novo.
Ainda me aparece mta vez o pedido de fazer esta alteraçao(pq têm lá este motor trifasico e nao querem comprar um monofasico,ou pq a foi alterada a maquina e necessitam de ter "obrigatoriamente" este motor devido à sua estrutura(desde a fixaçao,ao acoplamento,etc...em que nao existe no mercado um motor com estas caracteristicas,nem que seja viavel a alteraçao do novo,as vezes lá se tem de cortar a ponta do veio do rotor ou diminuir o seu diametro,ou aumentar o comprimento...)l.É claro que como já disse o rendimento BAixa.
Já tem acontecido rebobinar-se para monofasico,quando vimos que os dados mecanicos (dimensao do estator,nr de canais,etc...)sao iguais a este trifasico).Mas só nestes casos,pois nao somos enginheiros para dimensionar isto....
É frequente aparecen-me motores de Guinchos nestas situaçoes,e duram...duram...
Um motor trifasico que gaste por ex 5A por fase,se o alterarmos p monofasico e que fique a gastar na mesma os 5A(ou 6,5A) vai ter a vida util terminada passado pouco tempo?quer trabalhe 4 ou 5 horas seguidas??é claro que qnto mais tempo trabalhar mais desgaste vai ter....
Se antes levantava(no caso de um guincho)300kg,é claro que agora(no caso de a alteraçao ser feita com os condensadores)nao vai poder com eles,mas com mto menos...
Agora que se aproxima a epoca da colheita da azeitona,apareceume um cliente que tem lá uma maquina de separar a azeitona das folhas e era trifasica,puxava um ventilador,fiz a alteraçao,o cliente tb disse:-OHH é só para "dar um ventito"
,e lá ficou a dar o ventito!!!
Ainda me aparece mta vez o pedido de fazer esta alteraçao(pq têm lá este motor trifasico e nao querem comprar um monofasico,ou pq a foi alterada a maquina e necessitam de ter "obrigatoriamente" este motor devido à sua estrutura(desde a fixaçao,ao acoplamento,etc...em que nao existe no mercado um motor com estas caracteristicas,nem que seja viavel a alteraçao do novo,as vezes lá se tem de cortar a ponta do veio do rotor ou diminuir o seu diametro,ou aumentar o comprimento...)l.É claro que como já disse o rendimento BAixa.
Já tem acontecido rebobinar-se para monofasico,quando vimos que os dados mecanicos (dimensao do estator,nr de canais,etc...)sao iguais a este trifasico).Mas só nestes casos,pois nao somos enginheiros para dimensionar isto....
É frequente aparecen-me motores de Guinchos nestas situaçoes,e duram...duram...
Um motor trifasico que gaste por ex 5A por fase,se o alterarmos p monofasico e que fique a gastar na mesma os 5A(ou 6,5A) vai ter a vida util terminada passado pouco tempo?quer trabalhe 4 ou 5 horas seguidas??é claro que qnto mais tempo trabalhar mais desgaste vai ter....
Se antes levantava(no caso de um guincho)300kg,é claro que agora(no caso de a alteraçao ser feita com os condensadores)nao vai poder com eles,mas com mto menos...
Agora que se aproxima a epoca da colheita da azeitona,apareceume um cliente que tem lá uma maquina de separar a azeitona das folhas e era trifasica,puxava um ventilador,fiz a alteraçao,o cliente tb disse:-OHH é só para "dar um ventito"

ligando um motor tri para monofasico perde-se ~ metade da potencia da maquina, se nao me engano, mas em aguns casos compensa