Curto Circuito

Bloqueado
pwhite
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 out 2008, 12:23

Curto Circuito

Mensagem por pwhite »

Boas tardes.
Sou um completo leigo nestas matérias pelo que passo a expôr o meu caso:
O disjuntor de um circuito de tomadas, que já identifiquei, da minha casa disparou, e quando o volto a ligar dispara o geral.
Poderá ser um curto circuito?
Como poderei solucionar o problema?
Se eu não utilizar essas tomadas, existe algum perigo de manter esse circuito desligado?

Obrigado!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Curto Circuito

Mensagem por nelmindo »

1º quando dizes geral, é o da EDP?
2ºSe for o mais certo é haver um curto circuito algures.
3ºNão sabendo, convém chamares alguém que perceba pra resolver a varia.
4ºNão há problema algum manter esse circuito desligado. Além disso a função dos disjuntores é essa, retirar de serviço, circuitos que apresentem avaria, para mantermos outros a funcionar. Se assim não fosse, usavamos um só disjuntor pra tudo...
pwhite
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por pwhite »

Obrigado pela rápida resposta.
De facto quando ligo o disjuntor desse circuito, dispara o da EDP.
Não haverá maneira de reparar o curto circuito (é coisa complicada?) ou tenho que chamar um electricista ou será que tenho que chamar alguém da EDP?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Pode ser ou não complicado, os factores podem ser variados, além de não conhecer a instalação! Aconcelho a verificar todos os equipamentos inseridos nesse circuito. Pode ser muita coisa, desde curtos-.circuitos dentro das tomadas, suportes de lâmpada se estiverem inseridos nesse circuirto de tomadas (qual era a informação do disjuntor? Tomadas de quarto, wc, bomba de rega?

Como a instalação avariada pertence ao cliente, nunca deverá ser chamada a EDP para reparar o quer que seja. Até ao disjuntor geral referido, pertence à EDP, depois é da responsabilidade do cliente garantir o seu funcionamento.
pwhite
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por pwhite »

Dos testes que fiz, acho que consegui localizar as tomadas desse circuito.
O único aparelho que tenho nesse circuito é o ar condicionado.
Mas eu já desliguei o ar condicionado da respectiva tomada e continua a disparar o disjuntor geral.
Poderá ter havido alguma infiltração de água no circuito via aparelho de ar condicionado, uma vez que ele tem uma parte interior e outra exterior?

E existe alguma maneira de, abrindo tomada a tomada, fazer alguma coisa, ou não é aconselhável mexer nelas?

Obrigado.
marcellomartins
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2008, 11:06

Mensagem por marcellomartins »

pwhite Escreveu:Dos testes que fiz, acho que consegui localizar as tomadas desse circuito.
O único aparelho que tenho nesse circuito é o ar condicionado.
Mas eu já desliguei o ar condicionado da respectiva tomada e continua a disparar o disjuntor geral.
Poderá ter havido alguma infiltração de água no circuito via aparelho de ar condicionado, uma vez que ele tem uma parte interior e outra exterior?

E existe alguma maneira de, abrindo tomada a tomada, fazer alguma coisa, ou não é aconselhável mexer nelas?

Obrigado.
Nao aconselhava a abrir tomada a tomada logo no inicio.

Partindo do principio que estamos a falar da sua casa individual...
Fazia da seguinte forma:

1. Desligar todos disjuntores
2. Ligar Interruptor diferencial (EDP)
3. Ir ligando um disjuntor de cada vez, e aquele que fizer 'disparar' ... automaticamente saberá qual a divisao de sua casa que está a causar problemas.
4. Nessa divisao verifique se nao existem vários aparelhos a consumir electricidade, se não é o ar condicionado, poderá ser outro aparelho que poderá estar a provocar isso...
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

Viva

vamos por partes, se li bem já detectou qual o disjuntor que ao ligar faz disparar o geral da EDP certo?

sendo assim, e como ja foi dito por outro colega basta verificar as tomadas,luzes aparelhos ligados a esse circuito electrico pode ser simples ou complicado depende da maneira como a instalaçao foi feita.

Como falou se estava la ligado o ar condicionado, devia ser um circuito de tomadas,
o aparelho ligado a outro circuito trabalha?

dependendo da tomada, pode ate ter sofrido algum aquecimento extra e derretido condutores provocando curto

bem em todo o caso eu aconselhava chamar um electricista para resolver isso sem correr riscos de andar a abrir tomadas etc.

cumprimentos
Melhores cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

"Tópico sem intervenção.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário pedir a sua reabertura, contactar um membro da team apoio"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”