Cálculo de Curto circuito minimo

Bloqueado
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Cálculo de Curto circuito minimo

Mensagem por g20 »

Bom dia!
Alguém sabe fazer este cálculo ou.... se já existe um poste em relação a isto

são para aplicar
num citrcuito de iluminação com os seguintes dados:
xv-R5G2,5
disjuntor In = 10 A 6kA
potencia 11 luminarias de 51 W cada
ou seja 204 W na fase mais desfavoravel
Comprimento 210 m

Cumprimentos
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
Edgar_Franco
Curioso
Curioso
Registado: 18 abr 2008, 11:42

Cálculo da intensidade de corrente de curto-circuito mínimo

Mensagem por Edgar_Franco »

Bom dia,

- Primeiro que nada é necessário conhecer o valor da impedância de curto-circuito até ao quadro de onde é estabelecido o circuito (Zcc1);
- De seguida é necessário efectuar o cálculo da impedância do cabo (Zcc2) e somá-lo ao valor da impedância até ao quadro (Zcc = Zcc1+Zcc2);
- Por fim é necessário aplicar a fórmula Icc = U /(Raizq(3)*Zcc).

Deste modo e a título de exemplo, vamos considerar que o valor da corrente de curto-circuito no quadro (Iccmax) é de 5,88kA:

- O valor da impedância de curto-circuito no local é o seguinte:
Zcc1 = U / (raizq(3)*Iccmax) , daí que Zcc1 = 400/(raizq(3)*5880) = 0,0393Ω

(Pode ser obtido através de outro método, ou seja, através da soma das impedâncias desde a montante do PT e a respectiva soma das impedâncias dos cabos até ao quadro).

- O valor da impedância do cabo é dado pelo produto do comprimento do cabo (L) pela resistividade e reactância linear do cabo:

Zcc2 = L*raizq(r^2+x^2)

Como neste caso se trata de um cabo de 2,5mm2 com 210m, segundo a secção 525 da edição anotada pela DGEG das RTIEBT, temos que a resistividade dos condutores de cobre é dada por 1,25*ρ/secção e a reactância linear é dada por 0,00008Ω.m .

Daí que, para este caso, Zcc2 = 210*raizq(((1,25*0,0225/2,5)^2)+((0,00008)^2)) = 2,3626Ω

Logo, a impedância total é dada por: Zcc = Zcc1+Zcc2 = 0,0393+2,3626 = 2,4018Ω

A corrente de curto-circuito trifásica mínima é dada por: Iccmin = U/(raizq(3)*Zcc) = 400/(raizq(3)*2,4018) = 96,152A, portanto uma corrente baixa.

A corrente de curto-circuito monofásica pode ser retirada a partir do ábaco em anexo, mas para este caso não dá lá muito bem...

Cumps.
Anexos
Razão entre curtos-circuitos tripolares e unipolares.pdf
(323.28 KiB) Transferido 468 vezes
g20
Aprendiz
Aprendiz

Re: Cálculo de Curto circuito minimo

Mensagem por g20 »

grande ajuda!
estou neste momento a analisar o poste
obrigado
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

Ó colega veja uma tabela de que fiz e digam-me o que acha( a segunda solução vem da formula de instalações eléctricas de BT pag 309:

Dados
L (comprimento do circuitos) 180 m
S (secção condutor activo) 2,5 mm^2
Resistividade do Cobre(1,25*0,0225)- ro 0,028125
Reactância linear - x 0,00008 ohm.m
Icc Max 3000 A
U 400 V
Potência (+ desf) 612 W
Is + desf 1,53 A
Ifu=1,1In 11
m=1+(2,5/2,5) 2

Zcc1=U/((3^0,5)*Iccmax) 0,077
Zcc2=L*((ro/S)^2+X^2) 2,025
Zcc=Zcc1+Zcc2 2,102
Iccmin=U/((3^0,5)*Zcc) 109,9 A

Quedas de tensão
^U= S*cosfi*230/L*Is*ro*100 0,7 %

outra solução
L(max)= uxS/(ro.(1+m).Ifu) 1616,16 m

Cumprimentos
Cordialmente
g20

g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

Pois bem

cálculo do comprimento máximo protegidos, na protecção das canalizações contra curto circuitos

conclusão das conclusões: Lmax= (u x S)/(( 1 + m ) x Ifu x ro

onde:

ro= 0,0225
Ifu=Inx Iregualção magnética - no caso de protecções realizadas com disjutores
m=secção condutor activo(secção condutor neutro
u= 230x0,8
Cordialmente
g20

patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

g20 Escreveu:Pois bem
cálculo do comprimento máximo protegidos, na protecção das canalizações contra curto circuitos
onde:
ro= 0,0225
u= 230x0,8
Boa tarde.
O duplo post é considerado spam. O triplo post então nem se fala.
Antes que alguém tenha respondido a um post colocado por si, e se quiser adicionar mais informação, utilize o edit e acrescente o que entender no post existente, mas NUNCA 2 posts seguidos(e muito menos 3.
Desta vez fica o só pelo aviso.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

patinhofeio Escreveu:
g20 Escreveu:Pois bem
onde:
ro= 0,0225
u= 230x0,8
Boa tarde.
O duplo post é considerado spam. O triplo post então nem se fala.
Antes que alguém tenha respondido a um post colocado por si, e se quiser adicionar mais informação, utilize o edit e acrescente o que entender no post existente, mas NUNCA 2 posts seguidos(e muito menos 3.
Desta vez fica o só pelo aviso.
Abraço
nao querendo arranjar problemas:
existe aqui um colega 'oficial' que faz disso prática comum! já foi avisado? em que poste? que eu gostava de consultar!
Informo todo o staff ofical e team de apoio que não vou de forma alguma deixar que tratem os colegas de forma diferenciada

se fiz 3 postes seguidos foi, e como qulquer colega pode verificar, para completar e corrigir informação..... Na minha maneira de ver as coisas os postes não devem ser alterados nem apagados de forma para quem venha a seguir perceba de que forma se desenrolou... se voces oficiais, e team de apoio e administrador não concordarem com a minha opinião devo dizer-vos, como voces sabem, que têm todo o poder para o fazer.....

Caro colega Patinho Feio: «desta vez fica só pelo aviso» - desculpe, mas pode-me explicar o que quer dizer isto analiticamente (de preferencia em poste aberto).

Finalizando: sempre que tiver informação relevante para colocar num poste informo que não vou estar minimamente preocupado com avaliações de spam nem vou apagar nenhum poste..... e (re)marco que alguém no topo da administração deste fórum o poderá fazer se achar a informação irrelevante ou abusiva ou....... spam

Cordialmente
Cordialmente
g20

admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Exm membro g20 só lhe estávamos a pedir para ajudar na organização do fórum, para se seja mais fácil a sua leitura,
sendo assim poupava tempo a moderação na organização do fórum pois nos temos de dedicar tempo da nossa vida de uma forma gratuita
para organizar e manter esta comunidade em funcionamento só pedimos alguma colaboração para que as coisas sejam colocadas de uma forma mais organizada .

Relativamente aos outros também são chamados atenção por mensagens privadas para que ajudam não organização dos postes e não coloquem Spam
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

admin Escreveu:Exm membro g20 só lhe estávamos a pedir para ajudar na organização do fórum, para se seja mais fácil a sua leitura,
sendo assim poupava tempo a moderação na organização do fórum pois nos temos de dedicar tempo da nossa vida de uma forma gratuita
para organizar e manter esta comunidade em funcionamento só pedimos alguma colaboração para que as coisas sejam colocadas de uma forma mais organizada .

Relativamente aos outros também são chamados atenção por mensagens privadas para que ajudam não organização dos postes e não coloquem Spam

Caro ilustre administrador!

Perguto qual o motivo de uns serem chamados atenção em chamadas privadas e outros em poste aberto!

Em relação ao pedir: há muita forma de pedir! e pedir na minha terra é diferente de aviso!

Cordialmente
Cordialmente
g20

patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas.
g20 Escreveu: nao querendo arranjar problemas:
existe aqui um colega 'oficial' que faz disso prática comum! já foi avisado? em que poste? que eu gostava de consultar!
Informo todo o staff ofical e team de apoio que não vou de forma alguma deixar que tratem os colegas de forma diferenciada
Que saibamos não há miupes aqui, e como tal, letras garrafais não são necessárias. Caso contrário, teria o fórum optado por um tamanho de letra padrão superior.
Tem o direito à indignação, mas também o dever de respeitar as regras e as opções da administração e team apoio, a quem foi confiado a organização do fórum.
g20 Escreveu: se fiz 3 postes seguidos foi, e como qulquer colega pode verificar, para completar e corrigir informação..... Na minha maneira de ver as coisas os postes não devem ser alterados nem apagados de forma para quem venha a seguir perceba de que forma se desenrolou... se voces oficiais, e team de apoio e administrador não concordarem com a minha opinião devo dizer-vos, como voces sabem, que têm todo o poder para o fazer.....
Estamos de acordo que não altere os posts quando já houverem respostas depois dos mesmos. Agora, se colocar um post e lhe quiser acrescentar algo, qual o problema em editar o post? É por não contar como mais uma mensagem? Acrescentar informação não implica acrescentar posts. Alem disso, se cada um que ler um post responder tipo:
g20 Escreveu:grande ajuda!
estou neste momento a analisar o poste
obrigado
qual a mais valia do forum? Temos uma vasta equipe de analisadores, não temos é respostas.
g20 Escreveu: Caro colega Patinho Feio: «desta vez fica só pelo aviso» - desculpe, mas pode-me explicar o que quer dizer isto analiticamente (de preferencia em poste aberto).
Nem vou explicar. Se eu perguntar à minha sobrinha de 8 anos para explicar o que isto quer dizer, ela responde-me.
g20 Escreveu: Finalizando: sempre que tiver informação relevante para colocar num poste informo que não vou estar minimamente preocupado com avaliações de spam nem vou apagar nenhum poste..... e (re)marco que alguém no topo da administração deste fórum o poderá fazer se achar a informação irrelevante ou abusiva ou....... spam
Cordialmente
Se é alertado(avisado, pedido ou outra coisa) e não faz intenções de mudar, isso resolve-se.
Quem não concorda com as decisões e opções da moderação, só tem de as expor à administração.
Todo este rol, em nada abona o fórum, e não podem ser toleradas despiques com a moderação.
Para terminar, o fórum está a ganhar uma dimensão muito grande. Pequenas falhas do passado tendem a ser corrigidas progressivamente. Se fossemos moderar todas as mensagens colocadas desde o inicio, teríamos meses de trabalho. Não seja portanto de estranhar, receber alertas sobre actos contra as regras, mesmo que tenham sido tolerados no passado.
Abraço

PS: cada caso é um caso.
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

Caro colega Patinho Feio:
A função letras grandes e a função bold pertencem as ferramentas deste fórum!

Como disse em resposta ao administrador na minha terra avisar e diferente de pedir e,...... tambme alertar!

Como também já disse a outro colega do team de apoio quando me inscrevi no fórum adotei as regras que me foram apresentadas no inicio!
Se não estão contenytes com as reghras do fórum vocês, team de apoio, mudem-nas!

Informe-se junto ao administrador sobre as questões que lhe tenho levantado sempre que tenho opiniões sobre o fórum!

E só por curiosidade: a sua sobrinha de 8 anos sabe a diferença de avisado e pedido? sabe nao sabe? entao que ensine ao tio!

Cordialmente, e peço-vos o favor de não me incomodarem mais com este tipo de postes que nada têm haver com electricidade! se precisarem de tomar medidas tomem.... epá mas por favor não ameacem, nem sejam eticamente desagradáveis, pois eu nao tenho 8 anos!
Cordialmente
g20

patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas.
Para terminar este assunto, e se não vai de forma diplomática, vai por via da força.
O facto de existirem funções, não implica ter de as usar.
Em Portugal há armas, e não é por isso que andamos todos aos tiros. Há regras e há moderadores.
Está suspenso provisoriamente até dia 15-11-2010.
O tópico fica bloqueado. Se alguém pretender acrescentar sobre o tema original do tópico, peça a sua reabertura à team apoio ou admin.
Abraço
Bloqueado

Voltar para “Dúvidas”