Projectos de Electricidade

Responder
GreenMan
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 out 2010, 00:06

Projectos de Electricidade

Mensagem por GreenMan »

Boa tarde pessoal,

Venho por este meio perguntar a vocês se alguém faz projectos de electricidade??

Estou a pensar em fazer uma vivenda e vou precisar de fazer um projecto de electricidade e de gás alguém esta interessado em fazer???

Ainda não tenho o projecto de arquitectura, estou a espera de o receber em breve mas gostava de já ter uma ideia do preço dos projecto de electricidade e do gás.

Constituição da vivenda:

2 pisos (R/C e 1º andar)

R/C : Uma cozinha, 1 sala, 2 casas de banho e 1 garagem

1º Andar: 1 sala, 3 casa de banho, 4 quartos

Cumprimentos
Manuel Mendonça
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Re: Projectos de Electricidade

Mensagem por g20 »

GreenMan Escreveu:Boa tarde pessoal,

Venho por este meio perguntar a vocês se alguém faz projectos de electricidade??

Estou a pensar em fazer uma vivenda e vou precisar de fazer um projecto de electricidade e de gás alguém esta interessado em fazer???

Ainda não tenho o projecto de arquitectura, estou a espera de o receber em breve mas gostava de já ter uma ideia do preço dos projecto de electricidade e do gás.

Constituição da vivenda:

2 pisos (R/C e 1º andar)

R/C : Uma cozinha, 1 sala, 2 casas de banho e 1 garagem

1º Andar: 1 sala, 3 casa de banho, 4 quartos

Cumprimentos
Manuel Mendonça
Caro Manuel
Infelizmente (tecnicamente falando) e com grande desagrado (outra vez tecnicamente falando) que lhe dou uma bela de uma noticia que o vai deixar alegre (quanto não seja por uns tostões que vai poupar- que isto de fazer casa cada vez está mais caro na fase de projecto e licenciamento):
Para instalações abaixo dos 50 kVA não é necessário porjecto electrico. Somente uma ficha electrotécnica. e a sua casa terá no maximo dos maximos 20.7kVA, salvo raras excepções!
Precisará sim de um projecto que nao falou dele, nao sei se por falta de conhecimento ou se por ter ocultado, que é o projecto de ITED, vulgo projecto de telefones. o Autor desse projecto quase de certeza que lhe entrega o orçamento com as fichas electrotécnicas incluidas.
cumprimentos
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por Rocha_28359 »

Caro G20,

O colega Manuel pode quer um projecto electrico mesmo que ele não seja obrigatorio ( não sei se é o caso), pela minha expriencia as obras com projecto electrico (<50KVA) o valor deve consegue sempre ser mais reduzido....

O colega Manuel falor em projecto de Gás e penso que este é mesmo obrigatorio.

Relativamente ao projecto de ITED não sabia que era obrigatorio fazer.

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

Rocha_28359 Escreveu:Caro G20,

O colega Manuel pode quer um projecto electrico mesmo que ele não seja obrigatorio ( não sei se é o caso), pela minha expriencia as obras com projecto electrico (<50KVA) o valor deve consegue sempre ser mais reduzido....

O colega Manuel falor em projecto de Gás e penso que este é mesmo obrigatorio.

Relativamente ao projecto de ITED não sabia que era obrigatorio fazer.

Cumprimentos
Rocha
Caro Rocha!
Para mim um projecto é aquele que tem ou uma fita ou um carimbo de aprovado, ou no caso de algumas especialidades o carimbo de entrada na entidade responsavel, como por exemplo as autarquias. Tudo o resto é para mim um aglomerado de folhas e pouco aou nada vale.
Se tiver uma instalação (salvo as excepções previstas na lei) com potência inferior a 50 kVA ninguem, digo e repito ninguem, lhe vai aceitar esse aglomerado de folhas para entrada ou para aprovação.
ITED, gás, de acordo com a lei em vigor,l é obrigatório projecto, assim como outras especialidades.
Cumrpimentos
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

g20 Escreveu:
Rocha_28359 Escreveu:Caro G20,

Caro Rocha!
Para mim um projecto é aquele que tem ou uma fita ou um carimbo de aprovado, ou no caso de algumas especialidades o carimbo de entrada na entidade responsavel, como por exemplo as autarquias. Tudo o resto é para mim um aglomerado de folhas e pouco aou nada vale.
Se tiver uma instalação (salvo as excepções previstas na lei) com potência inferior a 50 kVA ninguem, digo e repito ninguem, lhe vai aceitar esse aglomerado de folhas para entrada ou para aprovação.
ITED, gás, de acordo com a lei em vigor,l é obrigatório projecto, assim como outras especialidades.
Cumrpimentos

Boas,

este discurso faz algum sentido?

Então para si só são válidos projectos com "lacinho"?! e trabalha na área da fiscalização?... só eu sei como se fazem fiscais.

Apesar de eu estar de acordo que instalações de pequena potência (50KVA) não sejam obrigadas a ter projecto, não posso estar de acordo que quando

existir projecto este não valha nada e não tenha de ser respeitado.

Faço neste momento uma declaração de interesses, afirmando que não sou projectista, aliás já declarada há muito tempo neste forum.

Posto isto, acho que quem se propõe construir, ou mandar construir, um edifício, seja ele uni ou multifamiliar, não percebendo de electricidade, devia

sempre mandar executar um projecto segundo as suas necessidades para que durante e após a execução da obra tivesse onde se agarrar.

Claro que isto não é comum acontecer porque quem constrói está sempre a poupar, inclusivé nos "fósforos" e depois, é o que se vê frequentemente,

aparecem aqui no forum a pedir ajuda para um "milagre" que é como corrigir o que nasceu torto.

Cumprimentos, e não leve a mal, pois é bom ter alguma coerência, não basta vir para aqui dizer mal.

ohmico
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

ohmico Escreveu:
g20 Escreveu:
Rocha_28359 Escreveu:

Boas,

este discurso faz algum sentido?

Então para si só são válidos projectos com "lacinho"?! e trabalha na área da fiscalização?... só eu sei como se fazem fiscais.

Cumprimentos, e não leve a mal, pois é bom ter alguma coerência, não basta vir para aqui dizer mal.

ohmico
Mais uma vez!
Caro Colega Rocha
vou começar pelo fim:
1º dar a minha opinião não é dizer mal! é dar e geralmente a opinião pessoal reflecte na experiência que vamos adquirindo ao longo da nossa vida, quer ao nível pessoal, profissional, cultural, e demais.
Voltando ao principio
2º Sabe como se fazem fiscais?!!!!???!!! quererá partilhar esse conhecimento connosco aqui no fórum?
como conclusão:
3º Tratando-se de uma opinião que se quer o mais profissional possível a minha intervenção neste post foi ao nível da legislação em vigor. Legislação essa que não fui eu que a criei nem aprovei.
Cumprimentos
Cordialmente
g20

Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por Rocha_28359 »

Caro G20,

Isto não devia de ser para mim mas para o colega Ohmico.

Não percebo porque o pessoal começa a mandar vir, este forum serve para colocar e tirar questões não para mandar vir uns com os outros .... Temos de ter calma....

Penso que o colega Manuel não deve perceber de electricidade por isso mesmo é que esta a pedir um projecto electrico ou então não sabia que não era preciso ..... Esta questão só mesmo ele é que nos pode tirar....

Temos de ter calma

Cumprimento
Pedro Rocha[/quote]
Cumprimentos
Rocha
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

Bom dia caro Colega!
tem razão! as minhas desculpas!
Pois apesar de me ter enganado no colega.... assumo que achei estranho vir uma resposta desta de quem ta aqui há pouco tempo como eu!
aquilo já é resposta para electricista de 1ª... digamos quem já se pode dar ao luxo de não 'encaixar' as respostas dos outros

É sem dúvida um belo exemplo que comprova a Teoria de Peter! Que diz que um individuo tem tendência a ficar incompetente quando sobe de posto

Cumprimentos a todos que não foram nem querem levar a vacina da teoria de Peter....
Ao colega Rocha: mais uma vez as minhas sinceras desculpas!
Cordialmente
g20

zezeconde
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 fev 2010, 21:06

Mensagem por zezeconde »

por acaso vossas excelencias ainda se lembram do assunto inicial do tópico!!!???
francamente. combinem um duelo ou um trielo ou seja lá o que for, e respondam ao homem.
matemática é que não!!!!
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

zezeconde Escreveu:por acaso vossas excelencias ainda se lembram do assunto inicial do tópico!!!???
francamente. combinem um duelo ou um trielo ou seja lá o que for, e respondam ao homem.
da minha parte peço desculpa.....
Cordialmente
g20

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

ohmico Escreveu:
Posto isto, acho que quem se propõe construir, ou mandar construir, um edifício, seja ele uni ou multifamiliar, não percebendo de electricidade, devia

sempre mandar executar um projecto segundo as suas necessidades para que durante e após a execução da obra tivesse onde se agarrar.

ohmico
Meu caro zezeconde,

se leu o que já foi dito atrás, a resposta já estava dada.

ohmico
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Quando considerarem que a resposta está dada, abstenham-se em colocar post's.
Se depois de qualquer post repetido começar-mos a debater futebol ou politica, ficam post's sem nexo.
Cada pessoa tem a sua opinião, que deve ser respeitada. Que cada um tenha opinião diferente, aceita-se, agora querer impor esta ou aquela solução... isso depende de quem pede ajuda. Ele sim, terá de ponderar qual das opções escolher. Empenhem-se nas respostas e não na imposição de soluções.

A minha opinião sobre o assunto, é que por projecto é sempre mais fácil de comparar orçamentos, mesmo o projecto(ou aglomerado de folhas, sem valor para alguns).
Se me pedires orçamento para uma vivenda, dou orçamento para deixar reservas para novos sistemas, e como tal, provavelmente serei prejudicado por ser um valor mais alto. Se fizer orçamento por projecto, é material fixo, medidas discriminadas, etc.
Sobre a obrigatoriedade de projecto, já está referido, que não deverá ser obrigatório.
É mais uma ideia para decisão do autor do post.
Abraço
Última edição por patinhofeio em 08 nov 2010, 13:18, editado 1 vez no total.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

patinhofeio Escreveu:Boas.
1 - ....nem sexo.......
2 - ou aglomerado de folhas, se valor para alguns).
Abraço
Bom dia!

dois comentários:

1- teclar tem destas coisas: acaba-se por escrever coisas sem nexo! :lol:
2- fui eu que disse isso e digo-o com a simples razão: conheço muito bons empreiteiros electricistas , tal como competentes e....garanto-vos que um orçamento feito sentado à secretaria de um projectista tem sempre maior erro de valores que um realizado por um executante.
Eu pessoalmente qdo preciso de apresentar orçamento complexos e detalhados recorro a eles... ou generalizando: costumo procurar as melhores ajudas que posso nas diversas áreas, pois reconheço-me e sei avaliar-me!
e penso que "isto" (fórum) serve para dar opiniões nem que contaditórias ou não diplomatas!
Cordialmente
g20

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Façam pelo menos o projeto dos quadros eléctricos, baseado em possíveis soluções.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”