Classe II de isolamento em projectores
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2009, 17:20
- Borgas
- Curioso
- Registado: 17 jan 2008, 12:21
- Been thanked: 1 time
Re: Classe II de isolamento em projectores
Depende do que se considerar WC, é uma casa de banho com banheira ou base de duche?
Ou é uma instalação sanitária só com sanita e lavatório?
São coisas diferentes!
Ou é uma instalação sanitária só com sanita e lavatório?
São coisas diferentes!
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2009, 17:20
A meu ver é indiferente, desde que cada volume seja respeitado, mesmo que haja vários volumes 1.
quando se referem a diferencial de alte sensibilidade refere-se a 30 mA, certo?
-
- Curioso
- Registado: 13 mar 2008, 22:10
- Has thanked: 1 time
É obrigatório o uso de diferencial de alta sensibilidade nos w.c, não é?
como projectista de instalações elctricas tenho como principio utilizar nas casas de banho eqquipamentos de iluminação com IP44 de forma a não ter que me preocupar com os volumes.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Mas ter em atenção que em balneários públicos o mínimo é IPX5.1020449 Escreveu:como projectista de instalações elctricas tenho como principio utilizar nas casas de banho eqquipamentos de iluminação com IP44 de forma a não ter que me preocupar com os volumes.
boas
701.53.06 No volume 3, com excepção do volume situado acima do volume 2 e até 3m, são
permitidos as tomadas, os interruptores(4) e outra aparelhagem desde que sejam:
a) alimentados individualmente por meio de um transformador de separação (veja-se 413.5.1);
b) alimentados a uma tensão reduzida de segurança (veja-se 411.1);
c) protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada IΔn não
superior a 30 mA;
701.53.06 No volume 3, com excepção do volume situado acima do volume 2 e até 3m, são
permitidos as tomadas, os interruptores(4) e outra aparelhagem desde que sejam:
a) alimentados individualmente por meio de um transformador de separação (veja-se 413.5.1);
b) alimentados a uma tensão reduzida de segurança (veja-se 411.1);
c) protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada IΔn não
superior a 30 mA;
-
- Curioso
- Registado: 16 set 2010, 00:56
- Been thanked: 1 time
Existe aqui qualquer coisa que eu não consegui perceber.
Se um projector da classe I pode ser ligado á terra, porque razão um da classe II, não pode ????
Se um projector da classe I pode ser ligado á terra, porque razão um da classe II, não pode ????
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Não pode, nem vêem preparados para isso! Visto que a protecção é garantida pelo duplo isolamento (classe II) garantindo assim protecção contra os contactos indirectos. Nos equipamentos da classe I a protecção contra os contactos indirectos é conseguida com recurso a dispositivos diferenciais nos da classe II estes diferenciais não são necessários (se bem que devem existir na mesma porque se o equipamento for mudado para um da classe I a protecção fica comprometida!!!).manolo19720075 Escreveu:Existe aqui qualquer coisa que eu não consegui perceber.
Ver os seguintes link's:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_de_isolamento
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... FE-104.pdf
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
Todos sabemos que equipamentos da classe II, não podem ser ligados à terra de protecção, e os inspectores verificam se isto é cumprido, mas eu pergunto qual é o risco que existe da linha de terra estar ligada por exemplo no parafuso de fixação?
Cpm.
Todos sabemos que equipamentos da classe II, não podem ser ligados à terra de protecção, e os inspectores verificam se isto é cumprido, mas eu pergunto qual é o risco que existe da linha de terra estar ligada por exemplo no parafuso de fixação?
Cpm.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
sendo um equipamento sem qualquer hipótese de risco eléctrico para o utilizador, não faz qualquer sentido a ligação à terra.
Mais ainda, essa eventual ligação poderia servir para colocar esse equipamento a um qualquer potencial que pudesse ser transmitido pela linha de terra.
Ora o que estava garantido por um lado poderia ser anulado pelo outro.
ohmico
sendo um equipamento sem qualquer hipótese de risco eléctrico para o utilizador, não faz qualquer sentido a ligação à terra.
Mais ainda, essa eventual ligação poderia servir para colocar esse equipamento a um qualquer potencial que pudesse ser transmitido pela linha de terra.
Ora o que estava garantido por um lado poderia ser anulado pelo outro.
ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
ohmico Escreveu:Boas,
Ora o que estava garantido por um lado poderia ser anulado pelo outro.ohmico
Não discordo do 1º parágrafo, em relação ao 2º dá que pensar, porque por esta ordem de ideias também não se ligaria a linha de terra a aparelhos da classe I, porque pode haver uma deficiência na continuidade da linha de terra pondo todas as massas condutoras a um qualquer potencial.
Cpm.