Início de actividade

Responder
R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Início de actividade

Mensagem por R3S »

Caros colegas,

Certamente há pessoas no fórum que se encontram nesta situação, pelo que solicito a vossa (preciosa) ajuda:

Estou a pensar iniciar a actividade de elaboração de projectos de instalações eléctricas de baixa tensão em part-time. Digo part-time, porque tenho um emprego por conta de outrem.

A minha dúvida prende-se com questões legais. Obviamente que tenho de dar início de actividade, coisa que até posso fazer online. E depois como será com o IRS? Como não prevejo que os lucros vindos dos projectos sejam muitos altos, uma vez que não vou fazer muitos nem de grande complexidade, pode acontecer que ainda seja prejudicado no IRS. Ou não?

Disseram-me que, se os lucros desta actividade forem inferiores a 10.000€ por ano, estou isento de IRS e IVA, mas isto vai somar aos rendimentos do emprego por conta de outrem ou são "águas" separadas?

Se alguém me puder ajudar, agradeço bastante.

Cumprimentos.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Início de actividade

Mensagem por Varejo »

Boas, que eu saiba, isso são rendimentos da categoria B, fazes o IRS como dependente, e a actividade vai com outro anexo só para essa categoria de rendimentos, até 10.000€ isento de IVA, mas com retenção na fonte a sujeitos passivo com escrita organizada!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Início de actividade

Mensagem por R3S »

Obrigado pela rua resposta Varejo.

Isso vai de encontro àquilo que eu penso, mas não encontro um documento com isso escrito, se bem que deve estar na página das Finanças, deduzo eu.

Só a diferença para o que escreveste é que não terei escrita organizada, mas o tecto de 10.000€ aplica-se aos dois casos.

Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”