Como manter a bomba de água a funcionar quando falta a luz??

sepfrco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 out 2010, 23:36

Re: Como manter a bomba de água a funcionar quando falta a l

Mensagem por sepfrco »

Bom dia,

Tenho mais ou menos o mesmo problema.

Tenho uma cave com um depósito subterrâneo onde tenho uma bomba submersível. aqui há tempos tive problemas com a falta de luz e inundou-me a cave (já me avariou a bomba também)

Comprei recentemente um gerador para me proteger de situações de falha de corrente eléctrica. O gerador tem motor de arranque e bateria.

Estava a pensar em comprar uma sonda de nível para que quando o nível da água no depósito atingisse um certo nível o gerador arrancava para alimentar esta e uma segunda bomba que quero igualmente comprar. Quando a luz regressasse o gerador deve desligar automáticamente.

A bomba é monofásica, o gerador é de 5,5kw com 2 saídas monofásicas e com disjuntor.

Obrigado,
sepfrco
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
O ideal, é o quadro das bombas ter um sistema de alternância, para poderem funcionar as 2 bombas alternadamente.
Em caso de necessidade(muita água) o relé manda funcionar as 2 bombas em simultâneo.
Poderá instalar uma bóia extra para dar alarme de nível máximo também, e esta fará accionar uma campainha ou sirene.
Nesses sistemas costumo usar relé de sondas em vez de bóias. com o tempo, o cabo das bóias fica rijo, e a bóia apresenta anomalia de funcionamento. Alem disso, a bóia precisa de algum espaço para funcionar, já as sondas funcionam em qualquer lado.
Ficam as opções para decidir qual a que mais lhe interesse.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
sepfrco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sepfrco »

Então e o Gerador?

E quando faltar a luz ?
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

O gerador é só para alimentar a bomba ou também o quadro geral no caso de falta da rede?
sepfrco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sepfrco »

Boas,

Caso não me ficá-se muito mais caro serviria paras as duas coisas.

A ideia é ter um quadro de automatismo que me ligá-se o gerador em caso de falha de corrente e desligá-se quando esta voltá-se.
sepfrco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sepfrco »

Boas,

Básicamente era um sistema como este. A questão é que este custa cerca de 350 euros e além disse não tenho um gerador compatível (cabo de 6 pinos). Penso que se poderá adaptar mas não tenho a certeza.

http://www.generadoresymaquinaria.com/d ... php?id=164

Cumptos,
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ezer »

a comutação automatica da falha de rede pode ser feita com 1 comtactor ES 450 da Hager, para o arranque automatico do gerador temos que verificar como este é feito, e talvez com dois reles temporizados se consiga fazer o arranque e a paragem, é necessario ver como é o contacto de arranque e como é feita alimentação da bobine de paragem do gerador
sepfrco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sepfrco »

Boas,

Obrigado pela resposta.

O gerador tem uma chave com as posições OFF,ON e start.

Desta forma penso (ainda tenho que verificar uma vez que acabei de comprar o gerador) que através daí eu tenho contactos para ordenar o arranque assim como para ordenar a paragem deste.

Cumptos,
sepfrco
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ezer »

qual a potencia do gerador?
qual a marca?
sepfrco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sepfrco »

Potência do gerador:

5,5 KW

Tem uma bateria de 12 V e motor de arranque. A Marca é uma marca branca da qual não tenho documentação.

Tem disjuntor e fornece monofásica, trifásica e 12 V.

é tudo o que posso dizer do gerador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ezer »

5.5Kw em principio dá para fazer uma alimentação de emergencia ao quadro geral, quanto ao arranque automatico do gerador,este terá que ficar sempre em on e colocar um relé temporizado para simular o start; para parar, põe um contactor com a bobine a ser alimentada pela rede e o contacto a cortar a bobine de paragem, isto em traços gerais, porque só analisando bem o sistema do gerador se poderá ser mais concreto.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
sepfrco, o duplo post(2 post's seguidos) no mesmo tópico podem ser considerados SPAM e vai contra as regras do fórum.
Após colocar uma resposta, e antes que alguém responda a esse post, se desejar acrescentar algo mais ao post efectuado, clique em EDIT e acrescente no post já colocado. O EDIT, pode servir também para corrigir, alterar, acrescentar ou remover informação de um post.
Cumprimentos
sepfrco Escreveu:...Básicamente era um sistema como este. A questão é que este custa cerca de 350 euros e além disse não tenho um gerador compatível (cabo de 6 pinos). ...
A questão aqui, é que essa caixa deve ser micro-controlada. A solução apresentada com os relés e temporizadores é viável, eu mesmo já coloquei um gerador de 375KVA a arrancar assim, mas com esse sistema nada nos garante que ele arranque realmente. Apenas a ordem de arranque é dada, mas em caso de alguma anomalia que o impeça de arrancar à 1ª tentativa, já não repete. Para repetir, já vai ter de colocar mais relés e outros sistemas.
A caixa que colocou no link, deverá ter esse controlo de monitorização, para saber se o motor entrou em funcionamento ou não, e poder repetir a ordem de arranque.
Para ligar o gerador também à residência, aconselho criar uma divisão entre os circuitos alimentados por gerador e os alimentados apenas por rede. Se faz a ligação a toda a residência, pode acontecer a potencia não chegar para alimentar as bombas.
Está outro tópico no fórum, sobre possíveis problemas na ligação de gerador a aparelhos electrónicos. Aconselho a ler, para estar informado e prevenido.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”