Azelhice com Gerador
Azelhice com Gerador
Boas, mais uma vez!
Vejam só o que me aconteceu!: Na passada sexta feira, de manhã, falhou a luz na minha zona. Esta falha foi "anunciada" por quatro intermitências. Depois falhou mesmo e só terá voltado manhã alta. Acontece que estava para tomar banho e liguei um gerador de corrente que possuo, de 2700W, como tenho feito por diversas vezes quando falha a luz. Ora, acidentalmente o gerador desligou-se, por falta de combustível, durante o fornecimento, havendo assim um abaixamento da corrente. Eu atestei-o e puxei a corda, colocando-o de novo em marcha, sem ter desligado o quadro, ou seja, a corrente voltou com o arranque - o que não deverá ser muito saudável, penso eu - azelhice minha. Quando cheguei do trabalho, à hora do almoço, já tinha a corrente da rede (entretanto já tinha desligado o gerador da instalação) e deparei-me com o automático do portão queimado, a caldeira queimada e agora a impressora também queimada ( e não sei que mais virá). Tenho pois as seguintes dúvidas:
1 - Terá sido a minha azelhice que queimou os equipamentos?
2 - Ou foram as intermitências da luz ou um pico de corrente quando a EDP restabeleceu a energia?
3 - Se o problema foi, efectivamente, da EDP poderei reclamar dos prejuízos (só a caldeira foram mais de 500 euros - o resto ainda não sei).
4 - Já agora, por que razão, quando ligo o gerador, as lâmpadas ficam como que a piscar
5 - O meu gerador é um briggs and stratts de 2700W
A quem tiver paciência para me aturar e me queira responder, desde já o meu muito obrigado.
Vejam só o que me aconteceu!: Na passada sexta feira, de manhã, falhou a luz na minha zona. Esta falha foi "anunciada" por quatro intermitências. Depois falhou mesmo e só terá voltado manhã alta. Acontece que estava para tomar banho e liguei um gerador de corrente que possuo, de 2700W, como tenho feito por diversas vezes quando falha a luz. Ora, acidentalmente o gerador desligou-se, por falta de combustível, durante o fornecimento, havendo assim um abaixamento da corrente. Eu atestei-o e puxei a corda, colocando-o de novo em marcha, sem ter desligado o quadro, ou seja, a corrente voltou com o arranque - o que não deverá ser muito saudável, penso eu - azelhice minha. Quando cheguei do trabalho, à hora do almoço, já tinha a corrente da rede (entretanto já tinha desligado o gerador da instalação) e deparei-me com o automático do portão queimado, a caldeira queimada e agora a impressora também queimada ( e não sei que mais virá). Tenho pois as seguintes dúvidas:
2 - Ou foram as intermitências da luz ou um pico de corrente quando a EDP restabeleceu a energia?
3 - Se o problema foi, efectivamente, da EDP poderei reclamar dos prejuízos (só a caldeira foram mais de 500 euros - o resto ainda não sei).
4 - Já agora, por que razão, quando ligo o gerador, as lâmpadas ficam como que a piscar
A quem tiver paciência para me aturar e me queira responder, desde já o meu muito obrigado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Been thanked: 2 times
Re: Azelhice com Gerador
boas, quando tinha o gerador ligado a rede electrica, tinha tambem o quadro ligado a rede exterior?jac222 Escreveu:Boas, mais uma vez!
quando o gerador foi abaixo, foi logo ou a luz foi baixando lentamente?
quando arranca ogerador ele ja esta ligado a rede ou so depois de ele arrancar é que o mete em carga'
ja agora que potencia tem contartada da edp
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Antes de mais, tenham atenção ao quote de mensagens. Se não vão responder usar nenhuma citação do tópico anterior, não adianta fazerem quote, basta o post reply.
Quando pretenderem usar o quote, restrinjam-no à área que pretendem comentar/responder.
Sobre a duvida colocada, é complicado responder a essa questão. Os picos da falta de energia são prejudiciais a equipamentos sensíveis, mas os geradores "pequenos" também não são do melhor.
Os geradores normais, e julgo ser esse o caso, têm muita variação de tensão, e provavelmente também na frequência(uma vez que são geradores síncronos e apenas têm controlo de rotação. Uma alteração na rotação, implica uma alteração na frequência e na tensão, alterações essas que poderão queimar equipamento sensível, nomeadamente electrónico.
Para equipamentos sensíveis, os geradores devem ser de controlo automático de excitação, e não apenas da rotação do motor. Controlo de excitação só conheço em geradores grandes, daqueles que têm painel electrónico de controlo.
Provavelmente foram as oscilações do gerador que danificaram os aparelhos, mas não posso garantir 100%, já que muitas vezes, e antes das falhas de energia de rede, geram-se picos terríveis na linha de distribuição.
A 2ª questão é irrelevante. Não é por ter maior ou menor potência contratada que os aparelhos vão queimar
Abraço
Antes de mais, tenham atenção ao quote de mensagens. Se não vão responder usar nenhuma citação do tópico anterior, não adianta fazerem quote, basta o post reply.
Quando pretenderem usar o quote, restrinjam-no à área que pretendem comentar/responder.
Sobre a duvida colocada, é complicado responder a essa questão. Os picos da falta de energia são prejudiciais a equipamentos sensíveis, mas os geradores "pequenos" também não são do melhor.
Os geradores normais, e julgo ser esse o caso, têm muita variação de tensão, e provavelmente também na frequência(uma vez que são geradores síncronos e apenas têm controlo de rotação. Uma alteração na rotação, implica uma alteração na frequência e na tensão, alterações essas que poderão queimar equipamento sensível, nomeadamente electrónico.
O facto das lâmpadas piscarem, deve-se à oscilação de rotação do gerador. Ate aquecer e estabilizar, o gerador costuma ter uma rotação irregular. Pode dever-se também à diferença bruta de carga. Se a carga tiver oscilações bruscas, o gerador tem de acelerar para as compensar, e mais uma vez altera a rotação.jac222 Escreveu:...4 - Já agora, por que razão, quando ligo o gerador, as lâmpadas ficam como que a piscar...
Para equipamentos sensíveis, os geradores devem ser de controlo automático de excitação, e não apenas da rotação do motor. Controlo de excitação só conheço em geradores grandes, daqueles que têm painel electrónico de controlo.
Provavelmente foram as oscilações do gerador que danificaram os aparelhos, mas não posso garantir 100%, já que muitas vezes, e antes das falhas de energia de rede, geram-se picos terríveis na linha de distribuição.
A 1ª destas perguntas está respondida no tópico inicial. Mais atenção à leitura.jose cardoso Escreveu:...
quando arranca ogerador ele ja esta ligado a rede ou so depois de ele arrancar é que o mete em carga'
ja agora que potencia tem contartada da edp
A 2ª questão é irrelevante. Não é por ter maior ou menor potência contratada que os aparelhos vão queimar
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
de facto tambem tenho um gerador que comprei barato e nunca tinha sido usado...
é de 5kva mas tem um factor de potênçia de 52
...
já o testei com equipamento de trabalho (martelo pneumatico etc) e funciona no entanto da-se o caso de a voltagem sem carga ser sempre muito acima do desejavel e sem carga ligada em monofasico ronda os 300volts e em trifasico, perto de 500v entre fases...
relativamente ao problema em questão pode se ter dado o seguinte caso.....
como fizes-te a ligação á moradia?
ligas-te no quadro directamente respeitando a fase e neutro devidamente, ou ligaste numa ficha aliatoriamente?
é que ao voltar a corrente e em caso de haver um gerador a trabalhar em simultaneo não estando a ligação neutro, neutro...fase, fase, pode muito bem ter acontecido que os equipamentos estejam estado expostos a duas fases logo 400v o que resulta na destruição de tudo quanto é equipamento...
quase de certeza que foi isso que aconteceu...
é de 5kva mas tem um factor de potênçia de 52

já o testei com equipamento de trabalho (martelo pneumatico etc) e funciona no entanto da-se o caso de a voltagem sem carga ser sempre muito acima do desejavel e sem carga ligada em monofasico ronda os 300volts e em trifasico, perto de 500v entre fases...
relativamente ao problema em questão pode se ter dado o seguinte caso.....
como fizes-te a ligação á moradia?
ligas-te no quadro directamente respeitando a fase e neutro devidamente, ou ligaste numa ficha aliatoriamente?
é que ao voltar a corrente e em caso de haver um gerador a trabalhar em simultaneo não estando a ligação neutro, neutro...fase, fase, pode muito bem ter acontecido que os equipamentos estejam estado expostos a duas fases logo 400v o que resulta na destruição de tudo quanto é equipamento...
quase de certeza que foi isso que aconteceu...
bem visto....0,52 cosezer Escreveu:Amigo ,onde descobriu esse factor de potencia 52? e eu que pensava que o factor de potência variava entre 0 e 1
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Been thanked: 2 times
nada disso, pois se ele tiver tipo 3k3 de potencia contratada e a usar e so tiver 2k7 de potencia no gerador quando for carregar o gerador com a potencia que usa, lembre-se da caldeira, pode subcarregar o gerador e ai ele aninha, alterando a tensao e frequencia.jose cardoso Escreveu:...
Abraço
e os transformadores nao gostam de frequencias fora dos 48 / 52 hz
- patinhofeio
- Quadro de Honra
Boas.jose cardoso Escreveu:...nada disso, pois se ele tiver tipo 3k3 de potencia contratada e a usar e so tiver 2k7 de potencia no gerador quando for carregar o gerador com a potencia que usa, lembre-se da caldeira, pode subcarregar o gerador e ai ele aninha, alterando a tensao e frequencia....
Neste ponto, dou a mão à palmatoria, mas convenhamos: um gerador de socorro, costuma ser usado unicamente para socorro. Poderá acontecer o que o colega refere, de terem usado o gerador com toda a carga da residência, mas nesse caso, a aselhice é maior que muita.

Para quem tem geradores para socorro, eu aconselho sempre a colocar sistemas de comutação no quadro, para que mesmo por aselhice, só possam ser ligados equipamentos estritamente necessários.
Para este tipo de gerador não controlados, será bom intercalar um relé de qualidade de corrente(vulgo analisador de energia), para no caso de os valores de tensão fugirem da referencia, ele desligar e proteger a carga.
Se tiver possibilidade, verifique a frequência em vazio. Vai ter uma surpresa.windstorm Escreveu:...já o testei com equipamento de trabalho (martelo pneumatico etc) e funciona no entanto da-se o caso de a voltagem sem carga ser sempre muito acima do desejavel e sem carga ligada em monofasico ronda os 300volts e em trifasico, perto de 500v entre fases...
Para maquinas convencionais, não ha grande problema, visto serem puramente motores, mas de qualquer forma, esse gerador deverá ter o controlo de rotação avariado. Os geradores costumam ter um sistema que acelera ou desacelera o motor conforme o valor da tensão. Há martelos e berbequins com electrónica incorporada, incluindo variadores de velocidade. Este tipo de equipamento pode não gostar muito dessas voltagens, e consequentemente dessas frequências.
Abraço
Obrigado a todos pelos bons esclarecimentos, mas também eu devo esclarecer:
1 - Só uso este gerador em casos extremos e por pouco tempo:
2 - Quando o ligo, desligo sempre o diferencial da EDP.
3- Baixo todos os disjuntores, são 36, subindo apenas os que considero necessários como: iluminação, caldeira, e pouco mais.
4 - Na verdade, respondendo ao Windstorm, ligo o gerador a uma tomada normal, na garagem, sem nunca me ter preocupado com fases ou neutros. Encaixo as fichas e toca a andar!
5 - A minha potência contratada é de 30 amperes e o gerador é de 2700W
6 - Quanto à luz a piscar, os folhetos do gerador dizem que é por estar a usar menos que 10% da sua capacidade (não sei se isso é verdade)
7 - Finalmente, neste dia em que me queimou a caldeira, o automatismo do portão e a impressora, houve um corte de corrente da rede pública que foi antecedido por 4 intermitências. Ou seja, é bem possível, como diz o Patinhofeio, que tenham sido picos de corrente provenientes da rede. Nesse caso acho que a EDP deveria ressarcir-me do prejuízo!
Obrigado a todos
1 - Só uso este gerador em casos extremos e por pouco tempo:
3- Baixo todos os disjuntores, são 36, subindo apenas os que considero necessários como: iluminação, caldeira, e pouco mais.
4 - Na verdade, respondendo ao Windstorm, ligo o gerador a uma tomada normal, na garagem, sem nunca me ter preocupado com fases ou neutros. Encaixo as fichas e toca a andar!
5 - A minha potência contratada é de 30 amperes e o gerador é de 2700W
6 - Quanto à luz a piscar, os folhetos do gerador dizem que é por estar a usar menos que 10% da sua capacidade (não sei se isso é verdade)
7 - Finalmente, neste dia em que me queimou a caldeira, o automatismo do portão e a impressora, houve um corte de corrente da rede pública que foi antecedido por 4 intermitências. Ou seja, é bem possível, como diz o Patinhofeio, que tenham sido picos de corrente provenientes da rede. Nesse caso acho que a EDP deveria ressarcir-me do prejuízo!
Obrigado a todos
se ligas numa tomada podes apostar que foi isso que aconteceu......
quando voltou a corrente os equipamentos ficaram expostos a uma voltagem de 400v no minimo...
se eventualmente as fases estivessem ligadas correctamente haveria um disparo no gerador ou no quadro....como provavelmente a fase do gerador estava a entrar no neutro da instalação, quando voltou a corrente passas-te a ter duas fases e não houve desequilibrio no diferençial, como tal a coisa esturrou....
se tens seguro de riscos electricos está na hora de o activar....
com a edp talvez seja mais difiçil mas tenta..
abraço
quando voltou a corrente os equipamentos ficaram expostos a uma voltagem de 400v no minimo...
se eventualmente as fases estivessem ligadas correctamente haveria um disparo no gerador ou no quadro....como provavelmente a fase do gerador estava a entrar no neutro da instalação, quando voltou a corrente passas-te a ter duas fases e não houve desequilibrio no diferençial, como tal a coisa esturrou....
se tens seguro de riscos electricos está na hora de o activar....
com a edp talvez seja mais difiçil mas tenta..
abraço
- patinhofeio
- Quadro de Honra
Boas.
Como já foi dito, o mais provável é terem sido as variações de tensão/frequência provocadas pelo gerador, mas nada custa tentar pedir indemnização à EDP(mas não fale sequer no gerador). Como o Natal está a chegar, pode ter sorte, e caso não tenha, apenas perde o tempo que usar a fazer o pedido de indemnização
Abraço
PS: A possibilidade de entrar em 400 volt foi dada pela ligação da rede + gerador em simultâneo, mas já se viu que isso não acontece. O gerador dessa potencia, se é ligado numa tomada "normal da cave", deduzo que seja monofásico apenas, como tal, 400v não entraram de certeza.
Por outro lado, a terem entrado 400volt, tinha torrado toda a instalação, e não apenas 2 ou 3 aparelhos.
Se bem li o post, antes de ele ligar o gerador, DESLIGA A ENTRADA DE REDE.Vejamos:windstorm Escreveu:se ligas numa tomada podes apostar que foi isso que aconteceu......
quando voltou a corrente os equipamentos ficaram expostos a uma voltagem de 400v no mínimo...
...
Ou seja, nunca há o problema de ter 400v, porque o gerador nunca se encontra com a rede em simultâneo.jac222 Escreveu:...
3- Baixo todos os disjuntores, são 36, subindo apenas os que considero necessários como: iluminação, caldeira, e pouco mais...
Como já foi dito, o mais provável é terem sido as variações de tensão/frequência provocadas pelo gerador, mas nada custa tentar pedir indemnização à EDP(mas não fale sequer no gerador). Como o Natal está a chegar, pode ter sorte, e caso não tenha, apenas perde o tempo que usar a fazer o pedido de indemnização
Abraço
PS: A possibilidade de entrar em 400 volt foi dada pela ligação da rede + gerador em simultâneo, mas já se viu que isso não acontece. O gerador dessa potencia, se é ligado numa tomada "normal da cave", deduzo que seja monofásico apenas, como tal, 400v não entraram de certeza.
Por outro lado, a terem entrado 400volt, tinha torrado toda a instalação, e não apenas 2 ou 3 aparelhos.