Marcação CE em Quadros Eléctricos
Marcação CE em Quadros Eléctricos
Boa Tarde a todos os membros do fórum,
Tal como descrevi na minha apresentação, trabalho numa empresa que entre outras coisas fabrica quadros eléctricos de automação e potência para equipamentos industriais.
Actualmente e como estratégia futura a nossa empresa pretende começar também a fabricar quadros eléctricos de distribuição residencial, industrial, etc.
Como a legislação é tanta e como certamente existirá alguém no forum que passou por esta situação, gostaria de saber o que é necessário, para além de aplicarmos a normas técnicas e efectuarmos os devidos ensaios, para ficarmos habilitados a colocar a marcação CE nos nossos Q.E.?
A legislação e a existência de diversas entidades são tantas, que uma pessoa nem sabe por onde começar.
Cumprimentos
Tal como descrevi na minha apresentação, trabalho numa empresa que entre outras coisas fabrica quadros eléctricos de automação e potência para equipamentos industriais.
Actualmente e como estratégia futura a nossa empresa pretende começar também a fabricar quadros eléctricos de distribuição residencial, industrial, etc.
Como a legislação é tanta e como certamente existirá alguém no forum que passou por esta situação, gostaria de saber o que é necessário, para além de aplicarmos a normas técnicas e efectuarmos os devidos ensaios, para ficarmos habilitados a colocar a marcação CE nos nossos Q.E.?
A legislação e a existência de diversas entidades são tantas, que uma pessoa nem sabe por onde começar.
Cumprimentos
Re: Marcação CE em Quadros Eléctricos
rainbow Escreveu:Boa tarde.
Por curiosidade, posso perguntar qual é a sua empresa?
Berlam!
Ninguém consegue dar uma ajudinha? É que já entrei em contacto com o IEP e outras entidades e continuo baralhado!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Pode ser que ajude
http://www.iep.pt/iep/index.asp#
Seminário - "A Marcação CE na indústria da iluminação"
Tenta o IPQ "mas costumam ser esquisitos e caros"
Cump.
Mário
Pode ser que ajude
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas,Mário Escreveu:Boas
Pode ser que ajude
Cump.
Mário
Poderá ser um seminário interessanto contudo, creio que irá fugir à minha questão central!
Não existirá ninguém por aqui no forum que seja quadrista ou que trabalhe numa empresa de Q.E. que possa ajudar?
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Pode não estar, devido haver intervenção humana. O quadro em si tem que ter registos dos ensaios.ohmico Escreveu:Boas,
desde que os materiais e equipamentos utilizados na execução do quadro tenham marcação CE, este por natureza está conforme CE.
ohmico
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas,Mário Escreveu:BoasPode não estar, devido haver intervenção humana. O quadro em si tem que ter registos dos ensaios.ohmico Escreveu:Boas,
desde que os materiais e equipamentos utilizados na execução do quadro tenham marcação CE, este por natureza está conforme CE.
ohmico
Cump.
Mário
Cá na empresa nós fazemos um protocolo de ensaios. Será que ao emitir um relatório com os resultados do ensaio ficarei habilitado a passar uma declaração de conformidade?
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
Boas
"Cá na empresa nós fazemos um protocolo de ensaios. Será que ao emitir um relatório com os resultados do ensaio ficarei habilitado a passar uma declaração de conformidade?
Cumprimentos[/quote]"
Creio que a declaração de conformidade nos ensaios não dá "CE" directamente. A empresa tem que ser certificada.
Tenta o IAPMEI
Cump.
Mário
"Cá na empresa nós fazemos um protocolo de ensaios. Será que ao emitir um relatório com os resultados do ensaio ficarei habilitado a passar uma declaração de conformidade?
Cumprimentos[/quote]"
Creio que a declaração de conformidade nos ensaios não dá "CE" directamente. A empresa tem que ser certificada.
Tenta o IAPMEI
Cump.
Mário
"Mário Escreveu:Boas
Cumprimentos
Tenta o IAPMEI
Cump.
Mário[/quote]
A empresa está a concluir a certificação ISO 9001. Será suficiente?
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
Boas
Não sei se dá.
As 9001 até para vendas tem certificação, é muito abrangente em diversas situações.
Cump.
Mário
Não sei se dá.
As 9001 até para vendas tem certificação, é muito abrangente em diversas situações.
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
penso não estar errado quando digo que a marcação CE diz respeito ao fabrico (materiais e equipamentos).
Ora neste caso penso não se tratar de fabrico mas sim de instalação, como tal a única coisa a fazer serão os ensaios eléctricos em conformidade com os regulamentos em vigor.
ohmico
penso não estar errado quando digo que a marcação CE diz respeito ao fabrico (materiais e equipamentos).
Ora neste caso penso não se tratar de fabrico mas sim de instalação, como tal a única coisa a fazer serão os ensaios eléctricos em conformidade com os regulamentos em vigor.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Ele diz que fabrica quadros de automação e potência.ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Cump.
Mário
Boa tardesopoed Escreveu:Boa Tarde a todos os membros do fórum,
Cumprimentos
a minha empresa é certificada. com 9001:2008
somos fabricantes,temos todos os produtos que produzimos
estão abrangidos pela norma.
Anualmente somos bombardeados durante 2 dias
com auditorias.Para garantir que cumprimos,então a certificação
é revalidada por mais 1 ano .As auditorias são executadas pela APCER.
Como curiosidade tenho 2 máquinas chinezas em que os quadros
electricos trazem marcação "CE" o tipo de material e marca nem sequer
é comercialzado na Europa ,marcas completamente desconhecidas de qualidade
duvidosa. no entanto têm marcação.será China Export ?
Abraço
zeluis