Necessito substituir os meus disjuntores parciais do quadro eléctrico porque alguns estão oxidados.
Tenho um disjuntor de corte geral que dispara quando há sobrecargas de tensão,que é o da EDP. Ao lado do disjuntor da EDP está um selo que diz"Disjuntor diferencial tetrapolar"de 500 mA .O meu quadro é trifásico!
o electricista foi verificar o quadro e diz que necessito de outro disjuntor de corte geral,mas avisaram-me que quando muito necessito dum disjuntor diferencial.Entretanto telefonei a um electricista amigo e ele disse-me que era melhor instalar outro disjuntor de corte geral para o caso do da EDP falhar alguma vez!Para que serve o disjuntor diferencial?
O que devo fazer?Agradecia alguma orientação,porque não pretendo gastar muito dinheiro!
necessito de disjuntores novos e talvez dum disj diferencial
Re: necessito de disjuntores novos e talvez dum disj diferencial
Viva Caro Colega, esteja à vontade para colocar essas dúvidas neste fórum pois um "mau conselho" pode ter causas nefastas no que diz respeito a riscos eléctricos. O aparelho que a EDP coloca tem a função de limitar as correntes que solicitadas pela sua instalação aos valores contratuais (se consome mais ele actua), ou seja, não deve ser utilizado como corte geral nem aparelho de protecção. Como muitas das instalações mais antigas não tinham aparelhos sensíveis a correntes diferenciais a EDP passou por imposição a colocar um aparelho com essas características e uma sensibilidade de 500 mA para assegurar a protecção mínima de bens e pessoas afectos à instalação. Após esta breve explicação coloco a seguinte questão pois não esta explícito, quer substituir o disjuntor da EDP ? Se assim for não lhe serão imputados quaisquer custos pois esse equipamento é da Distribuidora sendo desta a responsabilidade pela manutenção deste equipamento. Não se tratando de uma instalação técnica em que possam existir problemas ao nível da selectividade entre diferenciais, peça um novo aparelho também diferencial para previnir a eventualidade de a sua instalação não ser dotada de protecção diferencial à totalidade dos circuitos.
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
"Como muitas das instalações mais antigas não tinham aparelhos sensíveis a correntes diferenciais a EDP passou por imposição a colocar um aparelho com essas características e uma sensibilidade de 500 mA para assegurar a protecção mínima de bens e pessoas afectos à instalação."
A minha instalação já tem esse aparelho com essas características,um disjuntor tetrapolar de 500 mA,pois é um quadro trifásico.Eu necessito é de substituir os disjuntores,e equilibrar as fases,e o electricista que veio cá a casa queria colocar outro interruptor diferencial de 300 mA,mas outra firma que contactei disse-me que não era necessário colocar outro interruptor diferencial,visto que o da EDP já protegia os circuitos em caso de fugas de massa!Aliás vão substituir as cablagens,que setão em mau estado!
Obrigado pelo seu esclarecimento!
A minha instalação já tem esse aparelho com essas características,um disjuntor tetrapolar de 500 mA,pois é um quadro trifásico.Eu necessito é de substituir os disjuntores,e equilibrar as fases,e o electricista que veio cá a casa queria colocar outro interruptor diferencial de 300 mA,mas outra firma que contactei disse-me que não era necessário colocar outro interruptor diferencial,visto que o da EDP já protegia os circuitos em caso de fugas de massa!Aliás vão substituir as cablagens,que setão em mau estado!
Obrigado pelo seu esclarecimento!
OLá
Além de ter se calhar de meter um quadro novo devia também saber que potência contratada tem e se tem circuitos trifásicos na instação.
Caso não haja circuitos trifásicos seria recomendável um contrato de 6,9 KVA em monofásico.
Atenção verificar se não existe um circuito "trifásico para o fogão", antigamente instalava-se uma linha trifásica para todos os circuitos da cozinha e sendo assim já o contrato monofásico de 30 A não pode ser estabelecido.
È melhor dispor de 30 A ou seja 6,9 KVA que 3x15 A 10,35 KVA pois nunca se consegue muito bem "equilibrar as fases" já que em certos circuitos teremos por fase no geral mais que 15 A e menos que 30A se calhar e a opção monofásica é a mais válida e economica.
Um abraço
Além de ter se calhar de meter um quadro novo devia também saber que potência contratada tem e se tem circuitos trifásicos na instação.
Caso não haja circuitos trifásicos seria recomendável um contrato de 6,9 KVA em monofásico.
Atenção verificar se não existe um circuito "trifásico para o fogão", antigamente instalava-se uma linha trifásica para todos os circuitos da cozinha e sendo assim já o contrato monofásico de 30 A não pode ser estabelecido.
È melhor dispor de 30 A ou seja 6,9 KVA que 3x15 A 10,35 KVA pois nunca se consegue muito bem "equilibrar as fases" já que em certos circuitos teremos por fase no geral mais que 15 A e menos que 30A se calhar e a opção monofásica é a mais válida e economica.
Um abraço
A EDP não é obrigada a instalar disjuntores diferenciais. A responsabilidade da protecção das instalações eléctricas é do proprietário da instalação. A EDP só faz a substituição de disjuntares diferenciais antigos por novos diferenciais em casos especiais onde a instalação é muito antiga.DMCB Escreveu:Viva Caro Colega, esteja à vontade para colocar essas dúvidas neste fórum pois um "mau conselho" pode ter causas nefastas no que diz respeito a riscos eléctricos. O aparelho que a EDP coloca tem a função de limitar as correntes que solicitadas pela sua instalação aos valores contratuais (se consome mais ele actua), ou seja, não deve ser utilizado como corte geral nem aparelho de protecção. Como muitas das instalações mais antigas não tinham aparelhos sensíveis a correntes diferenciais a EDP passou por imposição a colocar um aparelho com essas características e uma sensibilidade de 500 mA para assegurar a protecção mínima de bens e pessoas afectos à instalação. Após esta breve explicação coloco a seguinte questão pois não esta explícito, quer substituir o disjuntor da EDP ? Se assim for não lhe serão imputados quaisquer custos pois esse equipamento é da Distribuidora sendo desta a responsabilidade pela manutenção deste equipamento. Não se tratando de uma instalação técnica em que possam existir problemas ao nível da selectividade entre diferenciais, peça um novo aparelho também diferencial para previnir a eventualidade de a sua instalação não ser dotada de protecção diferencial à totalidade dos circuitos.
O Disjuntor da EDP tem como única função a limitação da potencia contratada funcionado por isso como um limitador por interrupção.
Abraço
Viva por isso mesmo tive o cuidado em salientar "para as instalações mais antigas".
Abraço
Abraço
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: necessito de disjuntores novos e talvez dum disj diferen
Tópico sem intervenção.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário, pedir a sua reabertura a um membro da team apoio.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário, pedir a sua reabertura a um membro da team apoio.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."