Fazer Aterramento para colocar tomada terra

Bloqueado
pmpmr
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2007, 00:27

Fazer Aterramento para colocar tomada terra

Mensagem por pmpmr »

Pretendo fz um aterramento numa casa antiga que nao dispõe de qq tomada terra, para colocar uma tomada terra para ligar uma maquina da roupa...
A casa como é antiga, apenas tem o disjuntor de EDP e um disjuntor para toda a casa, e gostaria de saber se para colocar apenas 1tomada terra, basta me ligar o fio terra directamente ao aterramento que terei que fz, e gostaria se possivel que me dessem umas luzes, ja li que convem ser uma barra de cobre com uns 50cm, bem enterrada tb uns 50cm a 1m e afastada uns metros d casa. dps mais tarde se kiser instalar outra tomada basta arranjar um ponto comum da terra, ou ligo tb o outro fio ao aterramento.
enel112.gif
enel112.gif (7.01 KiB) Visto 3387 vezes
em http://www.mspc.eng.br/elemag/enel2.asp#aterram

e segundo este eskema, a terra nao devia tar ligada no neutro ou deve, perto d aterramento feito por mim?

agradecia as vossas opinioes se estou a proceder de modo correcto, ou kuase correcto.
alarmixii
Curioso
Curioso
Registado: 11 jan 2007, 21:33

Mensagem por alarmixii »

Boas..................esquece esse esquema ok?
O qu epretendes é fazer uma terra de modo a proteger a tomada que servirá para alimentar a maquina de forma que basta fazeres uma terra com um piquet (por norma tem 1,5 mts de comprido) bem enterrada o mais fundo que consigas e em local que de preferencia apanhe agua da chuva.
depois e com um cabo( ideal 16mmm) levas esse cabo a um medidor de terras(uma caixa especifica que encontars numa casa e electricidade, tal como o piquet)
na saida da caixa de terras levas finalmente o fio a 2,5mm para a tomada que queres proteger ou outras entendes?

Espero que tenhaa explicado bem

Abraço
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Enviou: 121 vezes
Agradecimento recebido: 140 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Excelente explicação alarmixii :D
pmpmr
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2007, 00:27

Mensagem por pmpmr »

alarmixii Escreveu:Boas..................esquece esse esquema ok?
O qu epretendes é fazer uma terra de modo a proteger a tomada que servirá para alimentar a maquina de forma que basta fazeres uma terra com um piquet (por norma tem 1,5 mts de comprido) bem enterrada o mais fundo que consigas e em local que de preferencia apanhe agua da chuva.
depois e com um cabo( ideal 16mmm) levas esse cabo a um medidor de terras(uma caixa especifica que encontars numa casa e electricidade, tal como o piquet)
na saida da caixa de terras levas finalmente o fio a 2,5mm para a tomada que queres proteger ou outras entendes?

Abraço
Vamos ver se percebi entao,

material adquirir:
-caixa terra
-piquet 1,5m(barra de ferro a enterrar)
-caixa de terra (é tipo uma caixa que vai ser a "terra comum" vou ligar la todas as terras d tomadas e dps daí ligo ao piquet?)
-cabo 16mm p ligar piquet
-cabo 2mm para ligar tomadas

procedimento:
enterrar o mais fundo o piquet numa zona de chuva, ligo o cabo d 16mm ao piquet e caixa de terra(pode ser colocada em qq sitio?) e daí ligo com cabo 2mm ás tomadas terras.

obrigado pelo esclarecimento
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

pmpmr Escreveu:
alarmixii Escreveu:Boas..................esquece esse esquema ok?

Abraço
Vamos ver se percebi entao,

material adquirir:
-caixa terra
-piquet 1,5m(barra de ferro a enterrar)
-caixa de terra (é tipo uma caixa que vai ser a "terra comum" vou ligar la todas as terras d tomadas e dps daí ligo ao piquet?)
-cabo 16mm p ligar piquet
-cabo 2mm para ligar tomadas

procedimento:
enterrar o mais fundo o piquet numa zona de chuva, ligo o cabo d 16mm ao piquet e caixa de terra(pode ser colocada em qq sitio?) e daí ligo com cabo 2mm ás tomadas terras.

obrigado pelo esclarecimento
O piquet como vocês lhe chamam não é em cobre, aliás, vareta de cobre?

Já não me lembro da teoria mas lembro-me de espetar varetas de cobre com 1,5 m quando trabalhei na Construção Civil 8)
Imagem
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Espero que este desenho te tire o resto das duvidas . :D

Imagem
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Já não me lembro da teoria mas lembro-me de espetar varetas de cobre com 1,5 m quando trabalhei na Construção Civil
Foi bom falares nesse aspecto são de uma liga e sabes dizer que liga e essa eu já não me recordo acho que também contem latão não e isso?
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

admin Escreveu:

Já não me lembro da teoria mas lembro-me de espetar varetas de cobre com 1,5 m quando trabalhei na Construção Civil
Foi bom falares nesse aspecto são de uma liga e sabes dizer que liga e essa eu já não me recordo acho que também contem latão não e isso?
Eu ainda me recordo de espetar a vareta de cobre em buracos feitos em frente aos prédios onde trabalhei, no cimo da mesma ser colocada uma braçadeira própria onde o fio Terra ( cuja espeçura já não me recordo qual é) era aparafusada e a outra ponta do fio ir aos quadros principais ( ou de coluna)???

Já se passou uns anitos desde essa altura... :lol:

Antigamente acho que as Terras eram feitas em chapas enterradas na terra revestidas com camamdas de sal se não estou em erro (acho que era isso ou pelo menos os electricistas mais velhos falavam nisso :shock:)
Imagem
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Sim já ouvi falar nesse método só que a longo prazo não era viável pois o sal corroía o metal, e assim não teria uma boa terra, acho que agora ainda se utiliza também chapas de zinco .
E já agora as varas de cobre acho que são de acho revestidas a cobre :D
alarmixii
Curioso
Curioso
Registado: 11 jan 2007, 21:33

Mensagem por alarmixii »

Os piquets de terra são piquets em aço revestido com cobre, depositado com penetração molecular. a sua ligaçao ao fio de terra é efectuado com a abraçadeira de terra, tb da mesma liga

Abraço
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Fazer Aterramento para colocar tomada terra

Mensagem por Mário »

Tópico sem intervenção.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário, pedir a sua reabertura a um membro da team apoio.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Discussão Eletricidade”