Instalação antiga - Ajuda

Bloqueado
Choque Frite
Inativo
Inativo
Registado: 28 fev 2007, 01:45

Instalação antiga - Ajuda

Mensagem por Choque Frite »

Na sequência deste tópico:

http://eletricidade.net/viewtopic.php?t=114

E como não sei como postar imagens descrevo o meu quadro:

O disjuntor NÂO-DIFERENCIAL e o contador encontram-se no átrio do prédio, juntamente com os dos outros condóminos.

No quadro no interior da minha casa há 3 disjuntores, todos de 20A. Em cada um deles entra um cabo de 6mm que supostamente são fios de fase, vindos do átrio do prédio (?)
Um dos disjuntores alimenta as tomadas da casa assim como toda a iluminação (tudo com fios de 1,5)

Um outro disjuntor alimenta a tomada onde está ligada a máquina de lavar e disjuntor que falta é para o frigorífico. Estes dois últimos têm fios de 2,5 (valha-me isso!)

Quanto à terra suspeito que está "pendurada" na canalização. Como é que eu sei que esta é eficaz?

Agora o mais complicado: Como é que eu consigo colocar terra efectiva na minha habitação tendo em conta que moro num prédio com 30 e tal anos e num 2º andar?

Obrigado!!!
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Re: Instalação antiga - Ajuda

Mensagem por Electro_PT »

Choque Frite Escreveu:Na sequência deste tópico:

http://eletricidade.net/viewtopic.php?t=114

E como não sei como postar imagens descrevo o meu quadro:

O disjuntor NÂO-DIFERENCIAL e o contador encontram-se no átrio do prédio, juntamente com os dos outros condóminos.

No quadro no interior da minha casa há 3 disjuntores, todos de 20A. Em cada um deles entra um cabo de 6mm que supostamente são fios de fase, vindos do átrio do prédio (?)
Um dos disjuntores alimenta as tomadas da casa assim como toda a iluminação (tudo com fios de 1,5)

Um outro disjuntor alimenta a tomada onde está ligada a máquina de lavar e disjuntor que falta é para o frigorífico. Estes dois últimos têm fios de 2,5 (valha-me isso!)

Quanto à terra suspeito que está "pendurada" na canalização. Como é que eu sei que esta é eficaz?

Agora o mais complicado: Como é que eu consigo colocar terra efectiva na minha habitação tendo em conta que moro num prédio com 30 e tal anos e num 2º andar?

Obrigado!!!
Se quiseres ser impopular junto dos teus vizinhos, pedes uma vistoria à EDP que eles vos obrigam enquanto condomínio a fazer alterações na instalação do prédio, nomeadamente às Terras que não existem :wink:

Porque se o fizeres só para ti vai acarretar toda uma despesa que poderás ou não suportar, para além de teres de enfrentar os vizinhos para fazeres instalação à vista nas paredes do prédio... :cry:

Ou seja, tás f***** :twisted:
Imagem
alarmixii
Curioso
Curioso
Registado: 11 jan 2007, 21:33

Mensagem por alarmixii »

Boas
Se tiveres um multimetro. pods tirar uma medida entre os cndutores de fase e a "suposta" terra.................terás de ter um valor por volta dos 230 v.se assim for existe "alguma" terra
Em relação a meters uma terra verdadeira..................é um bico de obra mas não é impossivel............Chamares a vistoria não aconselho pois teras tambem de fazer obras em casa e mais tarde teras a vizinhança toda contra ti.
A melhor maneira é fazers uma terra por fora do edificio, pedes autorização ao condominio e fazer por fora entubado......ja fiz isso montes de vezes em lisboa

Vai falando que eu ajudo-te ok?

Abraço
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

alarmixii Escreveu:A melhor maneira é fazeres uma terra por fora do edificio, pedes autorização ao condominio e fazer por fora entubado
:idea: É uma ideia :idea:
Imagem
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Pois também penso que será a melhor maneira de tentares resolver a questão sem para isso te tenhas que chatear muito.

Outra maneira era tentar enfiar fio de terra pela tubagem existente não sei se será possível, desde a alimentação do prédio .
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

admin Escreveu:Pois também penso que será a melhor maneira de tentares resolver a questão sem para isso te tenhas que chatear muito.

Outra maneira era tentar enfiar fio de terra pela tubagem existente não sei se será possível, desde a alimentação do prédio .
Vai lá vai... :cry: nem que me pagasses :lol: :lol: :lol:

Só se desligares o prédio todo primeiro 8)
Imagem
Choque Frite
Inativo
Inativo
Registado: 28 fev 2007, 01:45

Mensagem por Choque Frite »

Fiz o teste com o multimetro e estão declarados 230V. Agora... Posso deslocá-la para o quadro e transformar num barramento de terra?
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Choque Frite Escreveu:Fiz o teste com o multimetro e estão declarados 230V. Agora... Posso deslocá-la para o quadro e transformar num barramento de terra?
Fazes o enfiamento de fio V (verde/amarelo - 2,5 mm de secção) dentro da tubagem até ao quadro eléctrico caso este fio que referi não exista na instalação, nomeadamente entre as tomadas e o quadro, por exemplo :wink:
Imagem
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Choque Frite Escreveu:Fiz o teste com o multimetro e estão declarados 230V. Agora... Posso deslocá-la para o quadro e transformar num barramento de terra?
Fazes o enfiamento de fio V (verde/amarelo - 2,5 mm de secção) dentro da tubagem até ao quadro eléctrico caso este fio que referi não exista na instalação, nomeadamente entre as tomadas e o quadro, por exemplo :wink:

Precisas duma guia para esse efeito (pode ser uma de nylon)... :wink:
Imagem
jorgeinsp81
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 jun 2007, 22:39

Mensagem por jorgeinsp81 »

...ola...antes de+ aproveito para dizer que essa instalacao necessita de um Int. Diferencial na entrada do Q.Geral, sem este o aterramento nao servirà de nada.Para alem da divisao dos circuitos, no que diz respeito a selectividade(no entanto compreensivel atendendo a idade da habitacao) nao ser a mais correcta nao deverao ser colocados disjuntores de 20A para circuitos de tomadas pelo que estas(tomadas)possuem um Iz=16A(Iz corrente maxima adm.).Quanto a duvida apresentada o aterramento efectuado pelas canalizacoes nao electricas(metalicas) este nao e o mais indicado, atendendo ao efeito electrolitico dos materiais corrosão ect a ligacao a terra a longo prazo tera uma Resistencia muito superior a do momento.A situacao mais correcta sera ligar um condutor (ex:H07-VR min.16mm2) directamente a terra(com respectivo electrodo), a ligacao as canalizacoes podera ser efectuada mas apenas como equipotencialidade das massas metalicas da instalacao.devera ser efctuada a medicao da Rterra posteriormete, a verificacao com multimetro entre fase e terra nao indicara a "qualidade" do valor da Rterra.
abraço
Aasoares
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2007, 18:49

Mensagem por Aasoares »

Boa tarde,

A caracterização da instalação eléctrica em causa, está muito longe de estar completa, pois antes de qualquer parecer sobre as correcções a efectuar teria de ser tido em conta o modo como foi concebida (Eventualmente com circuitos trifasados), e que tipo de alimentação tem neste momento.

Sem dúvida que, pelo que foi descrito, verifica-se que devia ser completamente revista estando a necessitar de uma inspecção realizada por técnico habilitado.

Não me parece ser razoável estar a mandar "palpites" neste tópico sobre eventuais correcções a efectuar (tipo consulta médica por telefone), pois foi até recomendado que fosse avaliada a terra existente por simples medição de tensão com multímetro.

Instalações eléctricas não são redes de computadores, uma vêz que estas não ardem, não estouram e não matam, enquanto aquelas ardem, estouram e matam.

Peço desculpa pela minha intervenção, mas não posso deixar de lembrar que, assuntos como estes, que envolvem a segurança das pessoas não podem ser tratados com esta facilidade.

Aasoares
Última edição por Aasoares em 17 jun 2007, 23:28, editado 1 vez no total.
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Aasoares Escreveu:Boa tarde,

A caracterização da instalação eléctrica em causa, está muito longe de estar completa, pois antes de qualquer parecer sobre as correcções a efectuar teria de ser tido em conta o modo como foi concebida (Eventualmente com circuitos trafasados), e que tipo de alimentação tem neste momento.

Sem dúvida que, pelo que foi descrito, verifica-se que devia ser completamente revista estando a necessitar de uma inspecção realizada por técnico habilitado.

Não me parece ser razoável estar a mandar "palpites" neste tópico sobre eventuais correcções a efectuar (tipo consulta médica por telefone), pois foi até recomendado que fosse avaliada a terra existente por simples medição de tensão com multímetro.

Instalações eléctricas não são redes de computadores, uma vêz que estas não ardem, não estouram e não matam, enquanto aquelas ardem, estouram e matam.

Peço desculpa pela minha intervenção, mas não posso deixar de lembrar que, assuntos como estes, que envolvem a segurança das pessoas não podem ser tratados com esta facilidade.

Aasoares
Ok, depois dum texto extremamente informativo ao que agradecemos, que tal usares a tua experiência profissional e dares uma solução ao caso? :wink:
Imagem
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Tópico sem intervenção.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário, pedir a sua reabertura a um membro da team apoio.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Discussão Eletricidade”