cor de lampadas

Responder
okinawa
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 17:33

cor de lampadas

Mensagem por okinawa »

ola,
trabalho num hospital e gostaria de saber qual o tipo de lampadas mais indicadas para as salas do bloco operatorio e uci's.
as lampadas que la temos são lampadas fluorescentes standard de cor 33 e 54 da philips. as que normalmente usamos são as 33.
Vamos comprar umas lapamdas novas da philips que são mais economicas com a cor 840 que tem 4000K.(http://www.ecat.lighting.philips.com/l/ ... tegoryid=L)

penso que este tipo de lampadas se aplica a todo o hospital mas para o bloco não sei nem encontro nada que me possa ajudar.
gostaria de saber a vossa opinião em relação a nova aquisição e o que pensam sobre o bloco.

cumprimentos,
muda lampadas la do lugar... ;)
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: cor de lampadas

Mensagem por ohmico »

Boas,

custa a acreditar que, aquando do projecto desse hospital, não tenha sido especificado no caderno de encargos qual o tipo de lâmpadas a utilizar.

Já tentou saber o que ficou escrito? Quem super-intende na manutenção também não sabe o que aplicar?

De qualquer modo espero que se esteja a referir à iluminação ambiente e para essa não há dúvida de que as 840 são melhores do que as 33.

As 54 são uma praga que aparece em todo o lado para transformar os ambientes em frigoríficos, pois trata-se de uma luz fria.

ohmico
okinawa
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 17:33

Mensagem por okinawa »

boas,

não faço ideia do que esta no caderno mas se calhar as coisas mudaram um pouco (digo eu não sei).
o que se veio a suceder foi +- o seguinte.

quando eu fui trabalhar pra la o sistema era assim as lampadas 33 para gabinetes e corredores e as 54 nos tuneis onde não ha luz so sol.

depois começou-se a mudar mt por minha culpa devido ao pessoal queixar-s de pouca luz. temos de ver que as armaduras que eram de acrilico ficaram queimadas as paredes que têm uma cor meia esverdeada esta mais escura, e mudar armaduras não era a melhor opção. entao passamos a por 54 pk a luz era mais branca tinha mais facilidade em clarear o ambiente. ja agora uma coisa que me admirei foi que o pessoal todo gostou mais e não houve queixas de dores de cabeça nem olhos...
outro ponto positivo e que são mais baratas.

agora estamos a tentar melhorar.

em relação ao bloco não me sabes dizer quais são as mais indicadas.

ja procurei na net por tebelas catalogos e não encontro podem ajudar-m

obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

porque é que não pede ajuda à Phillips, por exêmplo?

Parece ser o mais natural, aí ficará informado do que se fabrica, e de qual a solução que melhor se adapta ao seu caso.

Foi sempre assim ao longo dos tempos, os técnicos, no exercício da sua actividade, sempre contactaram fabricantes e fornecedores para tomarem

conhecimento das soluções possíveis e depois decidirem em consciência.

Qualquer opinião terá sempre de ser fundamentada no conhecimento da realidade da instalação, pois não pode ser dada na base de que se suspeita de

que uma determinada lâmpada dá mais luz do que outra.

Pelo que diz, deve tratar-se de uma instalação antiga, que necessita é de substituir o tipo de armaduras existentes, que se calhar já nasceu um pouco

ao calhas e nesta altura se calhar o melhor a fazer seria retirar os acrílicos.

ohmico
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Num hospital onde costumo fazer serviço só usam 840.
Em relação á cor 54, fui na Quarta-feira á firma ElectroSiluz para adquirir uma caixa de lampadas 18/54 para substituição de fundidas numa loja comercial e fui informado pelo funcionário que já não tinham porque deixaram de ser produzidas. Não sei até que ponto a informação é real pois ainda não tive oportunidade de recolher mais informação.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

ecastro Escreveu:Viva

Num hospital onde costumo fazer serviço só usam 840.
Em relação á cor 54, fui na Quarta-feira á firma ElectroSiluz para adquirir uma caixa de lampadas 18/54 para substituição de fundidas numa loja comercial e fui informado pelo funcionário que já não tinham porque deixaram de ser produzidas. Não sei até que ponto a informação é real pois ainda não tive oportunidade de recolher mais informação.
Os armazenistas dizem que por exigências legislativas estas lâmpadas deixaram de se fabricar, e a cor 54 da Philips ou 10 da Osram, que eram designadas pelo índice 765 passaram a ter o índice 865, conclusão o preço final foi alterado para um valor superior mas o efeito funcional é o mesmo; possivelmente terá algum benefício no gás utilizado desconheço.

Cpm.
samson
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 out 2010, 09:22

Mensagem por samson »

Eu sou vendedor de material electrico, e a informação que temos dos fabricantes, é que já diexaram de se fabricar as lampadas de cor 54 / 10. Vão passar a vender-se cor 840, que realmente teem razão, são um pouco mais caras. Mas é por pouco tempo.
Quanto á cor 54, é uma cor que faz realmente mal aos olhos. Eu pessoalmente aconselhava utilizarem cor 840.
H.F.
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Mensagem por jose cardoso »

samson Escreveu:Eu sou vendedor de material electrico, e a informação que temos dos fabricantes, é que já diexaram de se fabricar as lampadas de cor 54 / 10. Vão passar a vender-se cor 840, que realmente teem razão, são um pouco mais caras. Mas é por pouco tempo.
Quanto á cor 54, é uma cor que faz realmente mal aos olhos. Eu pessoalmente aconselhava utilizarem cor 840.
boas, ja agora porque faz mal aos olhos? qual o comprimentode onda dessa cor? onde poderei arranjar mais informaçoes sobre isso'

bom feriado
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Mensagem por jose cardoso »

boas, entao??? ninguem responde????
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "jose cardoso"

Podes contactar a "Philips ou a Osram" para mim são duas do topo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”