Potência de Entrada/Saída

Responder
Doc-W
Curioso
Curioso
Registado: 08 jul 2010, 23:55

Potência de Entrada/Saída

Mensagem por Doc-W »

Viva,

vinha pedir aos mais qualificados que me esclareçam uma dúvida relativa a motores eléctricos de ferramentas de trabalho, fartei-me de "chinesices" pois estou farto de queimar motores.
Agora procurei marcas qualificadas e dentro dessas, as gamas profissionais (berbequins, pequenas rebarbadoras, serras de corte etc).

Quando fui a ver as características técnicas de cada aparelho para comparar, apercebo-me que sistematicamente existem diferenças enormes entre as potências de entrada e de saída.

Por exemplo nas ferramentas electricas aparece:

potência de entrada (input) 850W - potência de saída (output) 370W

potência de entrada (input) 670W - potência de saída (output) 400W

A minha pergunta é: qual a potência que devo ter em conta para a potência/eficiência de cada motor
a potência de entrada?
a potência de saída ?
o diferencial entre as duas?
para trabalhar intensivamente e durabilidade o que importa realmente?

Já li alguns artigos por essa net fora mas não fiquei esclarecido...

Obrigado, cumprimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Potência de Entrada/Saída

Mensagem por nelmindo »

A eficiência neste tipo de máquinas passa para segundo plano, já que o que interessa realmente é a potência de saída, para realizar o trabalho que necessitamos.
Mas aqui joga-se com a tipologia dos trabalhos a realizar no terreno e não com a sua potência ao fim ao cabo.
No entanto aqui a escolha passa muito por se aconselhar com os vendedores/representantes da máquinas, para os fins que pretende.
Por exemplo, em trabalhos esporádicos de demolição, é mais útil ter uma máquina que acumule também função de perfuração, do que uma que faça apenas demolição. Agora para quem abre roços diariamente em betão e abre verdadeiros buracos em placas, para passar tubagens, um martelo electropneumático demolidor é o ideal.
No entanto, se vamos passar o dia a cortar tubos de chapa de ventilação mecânica, é mais útil uma rebarbadeira, com disco de 115mm, do que uma grande (de maior potência e à partida de maior eficiência, não sei se estou a fazer-me entender...)
Depois também entra a utilidade ou não, de ferramentas sem fio.
As verdadeiras marcas, tem uma boa gama de máquinas, para grande parte dos fins industriais.
Hilti, Bosch (linha azul), DeWalt, Makita, Metabo

Para verdadeiros trabalhos esporádicos, máquinas de ter por casa, servem bem as Bosch (linha verde) ou Skill, Black&Decker, Einheill ou até mesmo Parkeside (do Lidl)
Doc-W
Curioso
Curioso

Mensagem por Doc-W »

Obrigado pela ajuda, acho que isto é como os motores dos carros não é somente a cilindadrada e os cavalos, a qualidade e efeciência dos motores conta muito.

Já que citamos marcas: por exemplo, necessito de uma rebarbadora pequena para fazer recortes complexos em granito bastante duro, por isso para maior precisão necessitava de uma rebarbadora das pequenas (para usar discos de diamante 115 eventualmente 125).

Tem dois problemas principais: a duresa da pedra, a o pó que entra para dentro da máquina (já queimei 3 de marcas inferiores em 1 semana)

A Metabo foi colocada de parte por serem realmente mais caras e o representante não fazer descontos nenhuns.

restam as marcas, por ordem de preço:

DeWALT: entrada 850W/saída 360W
AEG (linha laranja): entrada 670/saída 370W
Bosch (linha azul, made in Russia): entrada 660W/saída 400W
Hitachi Koki: entrada 670W/saída 400W

daí eu estar preocupado com a qual a potência que importa saída ou entrada, pois vão aquecer um bocado pelo que importa bastante a durabilidade.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Bem, isso é como lhe digo, só pedindo esclarecimentos a representantes das máquinas, para o aconselhar a maquina mais adequada para o seu serviço.
Só para ter uma ideia, do catálogo da bosch/dewalt/hilti, relativo a rebarbadeiras pequenas (e não estão todas...):
http://www.bosch-pt.com.pt/boptocs2-pt/ ... /index.htm
http://www.dewalt.pt/powertools/product ... erarchy/3/
http://www.hilti.pt/holpt/page/module/p ... eId=-43855
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Já que referiu uma rebarbadora não esquecer tambem a qualidade dos discos.
É como como ter um Ferrari com pneus de bicicleta :D
Doc-W
Curioso
Curioso

Mensagem por Doc-W »

nelmindo Escreveu:Bem, isso é como lhe digo, só pedindo esclarecimentos a representantes das máquinas, para o aconselhar a maquina mais adequada para o seu serviço.
Só para ter uma ideia, do catálogo da bosch/dewalt/hilti, relativo a rebarbadeiras pequenas (e não estão todas...):
http://www.bosch-pt.com.pt/boptocs2-pt/ ... /index.htm
http://www.dewalt.pt/powertools/product ... erarchy/3/
http://www.hilti.pt/holpt/page/module/p ... eId=-43855

Os exemplos que referi anteriormente referem-se a uma da DeWalt e a uma Bosch:

DeWalt 850W- potência de entrada (input) 850watts - potência de saída (output) 370watts

Bosch Professinal 660W- potência de entrada (input) 670W - potência de saída (output) 400W

Atendendo que são duas marcas de qualidade (e para profissionais), a mais eficiente e com maior potência para o trabalho, será em principio a da Bosch (que também em os motores blindados e ventiladores posicionados de forma de forma a absorver menos pó.

Agora isto é o que é declarado será que na prática isto é assim??, o problema é que não deixam experimentar antes, depois acho que é uma diferença enorme o que dá para desconfiar...

A Hilti não tem representantes nesta zona, mas outra que considerei foi a Hitachi (Koki).

Quanto ao pedir esclarecimentos a representantes (revendedores) das máquinas, já encontrei de tudo, cada um regula-se por critérios pouco concretos e nada técnicos.
Até já pedi esclarecimentos aos serviços de atendimentos das próprias marcas, que são uma vergonha, pois nem eles sabem as especificações técnicas dos aparelhos que comercializam (dizem somente o que aparece nos sites). Decidi enviar um mail directamente para a Alemanha.

ecastro Escreveu:Viva

Já que referiu uma rebarbadora não esquecer tambem a qualidade dos discos.
É como como ter um Ferrari com pneus de bicicleta :D
Sim, mas aí também temos de ter em conta a qualidade/preço/ganho para o trabalho a realizar, para alguns trabalhos já comprei discos a 160 euros cada, para outros a 5 euros. Tem tudo a ver com despesa/lucro.

Cumps.
Responder

Voltar para “Dúvidas”