ligação de led´s em serie
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
ligação de led´s em serie
quero ligar 5 leds que trabalham com uma corrente de 12v e quero liga-los em serie ...
tou a pensar colocar uma unica resistencia em virtude de ser em serie ( estou a pensar bem ? ) ...
como é que eu faço o calculo da resistencia ?
podem por favor dar-me a dica ?
obrigados
tou a pensar colocar uma unica resistencia em virtude de ser em serie ( estou a pensar bem ? ) ...
como é que eu faço o calculo da resistencia ?
podem por favor dar-me a dica ?
obrigados
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: ligação de led´s em serie
Boas.
Veja ESTA PÁGINA de alto a baixo e fica com todas as dúvidas sobre leds esclarecidas. Ensinam cálculos, formas de ligação e limitações do circuito.
Para já, deve ser impossível ligar 5 leds em serie a 12v já que a queda de tensão provocada neles é superior aos 12v.
Abraço
PS: O site está em Português. Aconselho a todos os que querem aprender a ligar leds das várias formas possíveis.
Para quem não sabe inglês, que não seja esse o impedimento. O Google disponibiliza um tradutor de e para várias línguas. A tradução não é perfeita mas dá para perceber o sentido das coisas. Podem testar AQUI O TRADUTOR
Veja ESTA PÁGINA de alto a baixo e fica com todas as dúvidas sobre leds esclarecidas. Ensinam cálculos, formas de ligação e limitações do circuito.
Para já, deve ser impossível ligar 5 leds em serie a 12v já que a queda de tensão provocada neles é superior aos 12v.
Abraço
PS: O site está em Português. Aconselho a todos os que querem aprender a ligar leds das várias formas possíveis.
Para quem não sabe inglês, que não seja esse o impedimento. O Google disponibiliza um tradutor de e para várias línguas. A tradução não é perfeita mas dá para perceber o sentido das coisas. Podem testar AQUI O TRADUTOR
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Velha Guarda
obrigado pela Sua resposta ...
amigos , apesar da resposta dada , continuo com o problema de calculos , eu já conhecia a pagina referenciada pelo nosso colega ...
o problema , o meu problema neste momento é as contas , e para isso peço a vossa ajuda para este ficheiro :
http://www.fileserve.com/file/qkp26nB
ele serviria para mim , e para qualquer outro membro que não seja bom em matematica , eu tentei chegar ao valor do led amarelo como está nesta pagina http://troniquices.wordpress.com/2007/1 ... er-um-led/
não consigo chegar ao valor de 66.7
se puderem dizer como se faz os calculos eu depois faço as formulas em exel e coloco aqui a folha para " todos aprenderem "
obrigados
amigos , apesar da resposta dada , continuo com o problema de calculos , eu já conhecia a pagina referenciada pelo nosso colega ...
o problema , o meu problema neste momento é as contas , e para isso peço a vossa ajuda para este ficheiro :
http://www.fileserve.com/file/qkp26nB
ele serviria para mim , e para qualquer outro membro que não seja bom em matematica , eu tentei chegar ao valor do led amarelo como está nesta pagina http://troniquices.wordpress.com/2007/1 ... er-um-led/
não consigo chegar ao valor de 66.7
se puderem dizer como se faz os calculos eu depois faço as formulas em exel e coloco aqui a folha para " todos aprenderem "
obrigados
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
"Vamos então supor que tens um LED amarelo e que o queres acender, com as tais 2 pilhas de 1.5 V. A linha da tabela para a cor Amarelo diz-nos que a queda de tensão é de 2.0 V e a corrente máxima é de 0.015 A. O valor para a resistência será então
R = V / I (Lei de Ohm)
R = (3 V - 2 V) / 0.015 A = 66.7 Ω"
3 V-2V = 1V a dividir por 0.015A = 66.666 Ω
3V é as 2 pilhas de 1.5V cada "em serie"
O que é que não consegues?
Cump.
Mário
"Vamos então supor que tens um LED amarelo e que o queres acender, com as tais 2 pilhas de 1.5 V. A linha da tabela para a cor Amarelo diz-nos que a queda de tensão é de 2.0 V e a corrente máxima é de 0.015 A. O valor para a resistência será então
R = V / I (Lei de Ohm)
R = (3 V - 2 V) / 0.015 A = 66.7 Ω"
3 V-2V = 1V a dividir por 0.015A = 66.666 Ω
3V é as 2 pilhas de 1.5V cada "em serie"
O que é que não consegues?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
obrigado amigo mario , vi e revi novamente as minhas contas ...
da primeira vez , fiz somar , multiplicar ... efim e valor iguais ao do site e aos do mario tá de gesso ...
mas se no site diz que o valor é aquele o mario também diz que é aquele ... mau !!!
vamos fazer novamente as contas , sempre fiz no exel e fiz :
=B41-D41/F41
mas dava um valor que não tem nada haver ...
claro !!! há que isolar a primeira solução ...
=(B41-D41)/F41 e assim já deu certo
http://www.fileserve.com/file/raxvZSs
fica o ficheiro para todos nós ...
aceito dicas para o melhorar ainda mais o ficheiro
obrigados
da primeira vez , fiz somar , multiplicar ... efim e valor iguais ao do site e aos do mario tá de gesso ...
mas se no site diz que o valor é aquele o mario também diz que é aquele ... mau !!!
vamos fazer novamente as contas , sempre fiz no exel e fiz :
=B41-D41/F41
mas dava um valor que não tem nada haver ...
claro !!! há que isolar a primeira solução ...
=(B41-D41)/F41 e assim já deu certo
http://www.fileserve.com/file/raxvZSs
fica o ficheiro para todos nós ...
aceito dicas para o melhorar ainda mais o ficheiro
obrigados
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Agradecimento recebido: 2 vezes
patinhofeio Escreveu:Boas.
Abraço
caro amigo, nao ha nada impossivel.
é facil ligar 5 leds em serie com apenas 12 volts, basta que cada led nao precise mais do que 2.4 volts. os leds normalmente acendem a partir de 1.6 /1.8 volts, os de alto brilho, como aqueles que cada vez mais se usam nas montras etc, precisam a volta de 1.8/1.9 volts, por isso esta bem dentro da janela dos 12 volts.
nao confundir com os leds de 1 watt´s que precisam de 3 volts cada pois ja nao sao um led isolado, mas sim um conjunto de "pastilhas" para dar um led de 1 watts, tipo os da luxeon
abraço
-
- Curioso
- Registado: 21 out 2010, 14:54
-
- Velha Guarda
+ ou -, um diodo de germanio tem uma queda de 1,2 volts, um de sislicio de 0,6 volts, um led no minimo, 1,6 volts para acender, e nao sao os de alto brilho.miguelitomiranda Escreveu:não se esqueçam que um led é um diodo !
=)
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
correcção:jose cardoso Escreveu:+ ou -, um diodo de germanio tem uma queda de 1,2 volts, um de sislicio de 0,6 volts, um led no minimo, 1,6 volts para acender, e nao sao os de alto brilho.miguelitomiranda Escreveu:não se esqueçam que um led é um diodo !
=)
diodos de germânio 0,3 V.
diodos de silício, 0,7 V.
no caso dos LED, a variedade é muita, depende do tipo e fabricante, mas alguns valores tipicos:
infravermelhos 1,3 a 1,9
vermelhos 1,6 a 2
amarelos 2,1 a 2,2
verdes 2,1 a 3
azuis 2,4 a 3,7
roxos 2,4 a 3,7 (leds azuis com fosforo vermelho)
ultravioleta 3,1 a 4,4
branco 3,4 a 4 (leds azuis com cobertura de fosforo amarelo)
-
- Velha Guarda
nelmindo Escreveu:correcção:jose cardoso Escreveu:+ ou -, um diodo de germanio tem uma queda de 1,2 volts, um de sislicio de 0,6 volts, um led no minimo, 1,6 volts para acender, e nao sao os de alto brilho.miguelitomiranda Escreveu:não se esqueçam que um led é um diodo !
=)
diodos de germânio 0,3 V.
diodos de silício, 0,7 V.
no caso dos LED, a variedade é muita, depende do tipo e fabricante, mas alguns valores tipicos:
infravermelhos 1,3 a 1,9
vermelhos 1,6 a 2
amarelos 2,1 a 2,2
verdes 2,1 a 3
azuis 2,4 a 3,7
roxos 2,4 a 3,7 (leds azuis com fosforo vermelho)
ultravioleta 3,1 a 4,4
branco 3,4 a 4 (leds azuis com cobertura de fosforo amarelo)
errar é humano, onde estava eu com a cabeça?? ja sei, essa é a queda de tensao num transistor nas duas junçoes 1,2 e a outra numa só junçao.
mas a niivel dos leds, eu tenho leds vermelhos e verdes a acenderem com 1,6 e só os amarelos é que precisam de 1,7 para darem alguma coisa.
nao estou a afalar dos de alto brilho.
-
- Curioso
- Registado: 21 out 2010, 14:54
não sabia que eram denominados leds a componentes que não sao semicondutores 

Miguel Castro
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
mas os LEDs são semicondutores!miguelitomiranda Escreveu:não sabia que eram denominados leds a componentes que não sao semicondutores
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 10 vezes
LED = Light-Emitting Diode = Diodo Emissor Luz
O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando energizado emite luz visível por isso LED (Diodo Emissor de Luz). A luz não é monocromática (como num laser), mas consiste de uma banda espectral relativamente estreita e é produzida pelas interacções energéticas do electrão. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte eléctrica de energia é chamado eletroluminescência.
Em qualquer junção P-N polarizada directamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrões. Essa recombinação exige que a energia possuída por esse elétrões, que até então era livre, seja libertada, o que ocorre na forma de calor ou fótons de luz .
O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando energizado emite luz visível por isso LED (Diodo Emissor de Luz). A luz não é monocromática (como num laser), mas consiste de uma banda espectral relativamente estreita e é produzida pelas interacções energéticas do electrão. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte eléctrica de energia é chamado eletroluminescência.
Em qualquer junção P-N polarizada directamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrões. Essa recombinação exige que a energia possuída por esse elétrões, que até então era livre, seja libertada, o que ocorre na forma de calor ou fótons de luz .