Cabo anti-roedores

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Cabo anti-roedores

Mensagem por Electro 99 »

Caros amigos,

O cabo XAV é anti-roedores?

Cumps,

Electro 99
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Re: Cabo anti-roedores

Mensagem por amfys »

Sim!
Pode consultar o catálogo da general cable se tiver dúvidas ou consultar o fabricante em causa.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

amfys Escreveu:Sim!
Pode consultar o catálogo da general cable se tiver dúvidas ou consultar o fabricante em causa.
Obrigado amfys.

E que caracteristicas é que um cabo de obedecer para estar imune aos roedores?

Cumps,

Electro 99
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

De acordo com as RTIEBT, quando há risco de presença de fauna AL2 "Existência de efeitos prejudiciais devidos à fauna (insectos, pássaros e outros pequenos animais)", nomeadamente a presença de roedores as canalizações devem cumprir o disposto na secção 522.10 que tem a seguinte nota:

"Se existir, nas condições AL2, um risco devido à presença de roedores, podem ser utilizados, por exemplo, cabos dotados de revestimento metálico ou condutas metálicas."

Cumps.

PS: Infelizmente já parecemos advogados a falar de leis, mas tem de ser.
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Mensagem por g20 »

amfys Escreveu:De acordo com as RTIEBT, quando há risco de presença de fauna AL2 "Existência de efeitos prejudiciais devidos à fauna (insectos, pássaros e outros pequenos animais)", nomeadamente a presença de roedores as canalizações devem cumprir o disposto na secção 522.10 que tem a seguinte nota:

"Se existir, nas condições AL2, um risco devido à presença de roedores, podem ser utilizados, por exemplo, cabos dotados de revestimento metálico ou condutas metálicas."

Cumps.

PS: Infelizmente já parecemos advogados a falar de leis, mas tem de ser.
Quem sou eu para criticar legislação.... mas... digam-me lá, e conspirando mais um bocadinho, isto não parece que é para encher o bandulho a alguém?
entao se existem pladour, tintas, materias... tanta coisa... contra fungos, insectos, humidade, roedores.... digam-me lá se sou eu que sou muito lunatico ou estou muita acima do normal mortal: sendo os cabos realizados com substàncias pintaveis e corantizaveis nao seria menos dispendioso, mais leve e mais facil conceber um cabo que fosse ele próprio repelente de redores?

EUREKA!
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

uma coisa não tem a vêr com a outra.

No entanto já há muitos anos que se fabricavam cabos anti-rato é uma questão de consultar as fábricas, não sei se ainda se fabricam.

O efeito é conseguido com a adição de um aditivo no fabrico do isolamento exterior.

ohmico
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Bom acho que há aqui alguma confusão e espero poder esclarecer.
Realmente achei por bem citar as RTIEBT neste caso para não complicar. De facto existem diversas protecções contra roedores de entre as quais (se bem me lembro):

- Protecção através de armadura no cabo (armadura de fita, barras ou fios)
- Enfitagem com fitas de fibra de vidro
- Bainhas à base poliamidas especiais que asseguram protecção contra roedores e térmitas.

Cumps.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

amfys Escreveu:Bom acho que há aqui alguma confusão e espero poder esclarecer.
Realmente achei por bem citar as RTIEBT neste caso para não complicar. De facto existem diversas protecções contra roedores de entre as quais (se bem me lembro):

- Protecção através de armadura no cabo (armadura de fita, barras ou fios)
- Enfitagem com fitas de fibra de vidro
- Bainhas à base poliamidas especiais que asseguram protecção contra roedores e térmitas.

Cumps.
A armadura não é para a protecção mecânica?
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

A sua função principal é a protecção mecânica que inclui protecção anti-roedores.

Citando o manual de um fabricante:
As armaduras têm por finalidade assegurar a protecção mecânica do cabo aos esforços transversais e longitudinais, tais como: esmagamento, impacto, tracção e acção de roedores.
Se tem dúvidas é facil testar: Ora tente lá cravar os dentes ou uma faca num cabo sem armadura e num com armadura e veja a diferença.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

amfys Escreveu:A sua função principal é a protecção mecânica que inclui protecção anti-roedores.

Citando o manual de um fabricante:
As armaduras têm por finalidade assegurar a protecção mecânica do cabo aos esforços transversais e longitudinais, tais como: esmagamento, impacto, tracção e acção de roedores.
Se tem dúvidas é facil testar: Ora tente lá cravar os dentes ou uma faca num cabo sem armadura e num com armadura e veja a diferença.
Sim, sem dúvida.

Mas, ficando o cabo sem o seu isolamento exterior, não fica mais susceptivel a curto-circuitos?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

chamar para o caso a armadura dos cabos não faz sentido, porque a armadura, como já foi dito, não se destina a essa função.

Não esquecer que a partir do momento em que estes cabos ficarem sem isolamento exterior a armadura vai ràpidamente apodrecer e desfazer-se.

ohmico
marco moura
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 out 2009, 14:04

Mensagem por marco moura »

meu caro o cabo xav e sim contra roedores...tendo em conta k e um cabo blindado... abraço.
Anexos
catalogoeurocabosnet.pdf
neste catalogo ira esclarecer as qualidades do cabo em referencia.
(2.29 MiB) Transferido 462 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

marco moura Escreveu:meu caro o cabo xav e sim contra roedores...tendo em conta k e um cabo blindado... abraço.

Boas,

aconselhava a contactar o fabricante para o esclarecer se o "ser contra roedores" se deve ao facto de ser dotado de armadura e não ao isolamento exterior, às vezes o que parece não é.

Ninguém iria aceitar instalar um cabo que, à partida, já sabia que pouco tempo depois tinha que o substituir por ter a armadura desfeita e começar a apresentar problemas de diminuição de resistência de isolamento.

ohmico
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Mensagem por g20 »

Bem só para complicar mais um piouco fica aqui uma historia real da nossa patria e uma das medidas de um dos maiores gestores protugueses, senão o maior - Marques de Pombal:
Sabem porque portugal tem tanto gato de raça maltês?
Pois bem foi nada mais nada menos que uma encomenda de gatos feitas à ilha de Malta pelo marques de pombal apos o terremota de 1755 de modo a equilibrar a propagação de roedores que se multiplicavam as dezenas devido ao caus em que se encontrou a cidade de lisboa....

Será que esta historia tem alguma coisa a ver com cabos???
Se calhar não porque os respossaveis da publicação das regras tecnicas não é nenhum Marques de pOmbal e so tem capacidade para ideias obvias ficando as brilhantes ... para outros!
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

acabo de confirmar com o fabricante (Cabelte) que o que está a ser utilizado como cabo anti-rato é o XAV.

No entanto continua a ser possível o fabrico de cabo com isolamento aditivado (anti-rato), embora não seja usado por ser uma solução bastante mais cara.

ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”