Caros Colegas,
Estou a ver se reparo um alternador de 40Kvas com +de vinte anos e muito mau aspecto embora tenha a protecção da bobinagem com
optimo aspecto.
Ao verificar os díodos da excitatriz dois estavam com problemas e os outros com ferrugem, ao medir os díodos reparei que estavam
todos montados em duas meias luas três a três, mas todos os díodos apresentam a mesma polaridade(mesmo sentido)alguem me sabe
explicar como isto funciona?
O alternador é um frapil e é a 1ªvez que reparo um destes.Obrigado
ligação dos díodos da excitatriz de um alternador
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Re: ligação dos díodos da excitatriz de um alternador
Viva,
Se não estou em erro o alternador tem três díodos em cada placa pois o estator tem 3 enrolamentos separados. Cada um dos díodos rectifica a onda de AC para DC.
Cumps,
Bruno
Se não estou em erro o alternador tem três díodos em cada placa pois o estator tem 3 enrolamentos separados. Cada um dos díodos rectifica a onda de AC para DC.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.genybats Escreveu: ... reparei que estavam
todos montados em duas meias luas três a três, mas todos os díodos apresentam a mesma polaridade(mesmo sentido)alguem me sabe
explicar como isto funciona?...
Os díodos de grande potencia, quase sempre têm o mesmo sentido. O que se costuma fazer é num dos dissipadores(meia lua) liga-se como positivo e na outra liga-se o negativo. Desta forma, embora eles estejam fisicamente ligados da mesma forma, electricamente estão invertidos uns com os outros.
De geradores não tenho conhecimento do funcionamento, mas deverá ser algo desse tipo.
Este é o sistema utilizado nos alternadores de automóvel, para rectificar a corrente de saída.BLima Escreveu:Viva,
Cumps,
Bruno
Julgo que a dúvida está no funcionamento da corrente da excitatriz. Não sei se aqui, o gerador vái rectificar a tensão externa para alimentar o rotor ou qual a função dos díodos.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
O esquema de um alternador é mais ou menos assim como vai no desenho, e quanto aos diodos serem da mesma polaridade não deve ser verdade veja lá bem mas devem ser três numa meia lua com o positivo na base e os outos três da outra meia lua o negativo é que fica na base, (a não ser que alguem tenha já mechido e alterado, mas para mal).
Uma meia lua deve ser o positivo que liga ao rotor e a outra deve ser o negativo.
Uma meia lua deve ser o positivo que liga ao rotor e a outra deve ser o negativo.
- Anexos
-
- EXCITATR.jpg (15.2 KiB) Visto 1583 vezes
Caros colegas boa noite.Antes de mais as minhas desculpas por só agora responder ás v/opiniões por esta questão por mim colocada.
estive fora do país até ao fim de semana,e já depois estive a montar os díodos como deve ser,ou seja três diodos fixados pelo Katodo
na meia lua positiva e três diodos invertidos(concebidos para este efeito)fixados na meia lua negativa.
Como o regulador de tensão está avariado,injectei 12volt de bateria na bobine de excitação da excitatriz e liguei uma lampada na saida
do alternador a ver se ela acendia.
Arranquei com o motor diesel regulei para as 1500rpm...e nada.normalmente com estes procedimentos a lampada devia de acender
pouco porque eu não sei qual a tensão de excitação pode ser 12v ou 30v ou 50v será que pode haver alguem que me possa ajudar
haverá algum livro com esquemas de alternadores em que diga a tensão de excitação e as resistencias das bobines?
Agradeço aos colegas as opiniões que me enviaram.espero outras.obrigado
PS:haverá tecnicas e truques que nos ajudem a fazer o diagonostico?
estive fora do país até ao fim de semana,e já depois estive a montar os díodos como deve ser,ou seja três diodos fixados pelo Katodo
na meia lua positiva e três diodos invertidos(concebidos para este efeito)fixados na meia lua negativa.
Como o regulador de tensão está avariado,injectei 12volt de bateria na bobine de excitação da excitatriz e liguei uma lampada na saida
do alternador a ver se ela acendia.
Arranquei com o motor diesel regulei para as 1500rpm...e nada.normalmente com estes procedimentos a lampada devia de acender
pouco porque eu não sei qual a tensão de excitação pode ser 12v ou 30v ou 50v será que pode haver alguem que me possa ajudar
haverá algum livro com esquemas de alternadores em que diga a tensão de excitação e as resistencias das bobines?
Agradeço aos colegas as opiniões que me enviaram.espero outras.obrigado
PS:haverá tecnicas e truques que nos ajudem a fazer o diagonostico?
Oi!
Só agora vi este post
Pois bem, esse alternador é do tipo brushless, ou seja a excitação faz-se sem escovas
O magnetismo remanescente das peças polares da excitatriz, vai excitar uma bobine (induzido) no estator que está a ser movido pelo motor, que induz uma corrente no rotor da excitatriz.
Essa corrente induzida, vai ser rectificada (pelos diodos referidos, em que 3 deles são de condução "inversa") e alimentar o indutor (rotor) do alternador de potência.
Deste modo aos terminais do alternador vai aparecer uma tensão muito baixa, mas que dá para alimentar o AVR (regulador de tensão) que irá reforçar a excitação, etc.., o processo segue-se até que o alternador de potência tenha a tensão nominal
O principio é o mesmo para (quase) todos os alternadores dos geradores. Um esquema da stamford, ajuda a perceber.
E se o AVR está avariado, pode-se adaptar um AVR da stamford. (trabalho para profissional)
Fica bem!
Só agora vi este post
Pois bem, esse alternador é do tipo brushless, ou seja a excitação faz-se sem escovas
O magnetismo remanescente das peças polares da excitatriz, vai excitar uma bobine (induzido) no estator que está a ser movido pelo motor, que induz uma corrente no rotor da excitatriz.
Essa corrente induzida, vai ser rectificada (pelos diodos referidos, em que 3 deles são de condução "inversa") e alimentar o indutor (rotor) do alternador de potência.
Deste modo aos terminais do alternador vai aparecer uma tensão muito baixa, mas que dá para alimentar o AVR (regulador de tensão) que irá reforçar a excitação, etc.., o processo segue-se até que o alternador de potência tenha a tensão nominal
O principio é o mesmo para (quase) todos os alternadores dos geradores. Um esquema da stamford, ajuda a perceber.
E se o AVR está avariado, pode-se adaptar um AVR da stamford. (trabalho para profissional)
Fica bem!