leitura ao fim de 3 anos
leitura ao fim de 3 anos
Olá pessoal gostaria de saber se no caso de um contador de rega estar sem qualquer leitura à mais de 3 anos acumulando-se valores enormes se é legitimo por parte da EDP vir agora exigir todo o valor acumulado. Ou será que existe algum dispositivo legal que proteja o consumidor desta situação?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: leitura ao fim de 3 anos
só tens de pagar o que a leitura diz! afinal, foi o que foi consumido!
Independentemente de demorar 3 anos ou 3 meses, acertos hà sempre...e sã bons ou maus para nós...
Independentemente de demorar 3 anos ou 3 meses, acertos hà sempre...e sã bons ou maus para nós...
Learning is the goal!!
É verdade tem mesmo de pagar.
Já agora conto-vos esta:
Sei do caso de um cliente de Média Tensão que ao fim de alguns anos detectou que tinha um TI da contagem invertido. Informou a EDP e arrependeu-se bastante... O que aconteceu foi que esse TI não contava a energia dessa fase e a EDP fez-lhe as contas do acerto (desde o ano que o PT foi instalado, que já eram bastantes). A EDP não assumiu o erro, mesmo tendo sido ela própria quem tinha instalado esses TI's.
O cliente recorreu ao tribunal, perdeu e teve mesmo de pagar o valor não cobrado anteriormente.
Foi uma quantia enorme pois estamos a falar de um PT de 1000kVA que trabalha todo o dia quase a plena carga.
Já agora conto-vos esta:
Sei do caso de um cliente de Média Tensão que ao fim de alguns anos detectou que tinha um TI da contagem invertido. Informou a EDP e arrependeu-se bastante... O que aconteceu foi que esse TI não contava a energia dessa fase e a EDP fez-lhe as contas do acerto (desde o ano que o PT foi instalado, que já eram bastantes). A EDP não assumiu o erro, mesmo tendo sido ela própria quem tinha instalado esses TI's.
O cliente recorreu ao tribunal, perdeu e teve mesmo de pagar o valor não cobrado anteriormente.
Foi uma quantia enorme pois estamos a falar de um PT de 1000kVA que trabalha todo o dia quase a plena carga.
Abraço,
Saraiva
Saraiva
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2010, 17:10
A EDP é obrigada a ler e acertar cada 6 meses.
Se não perde direito aos acertos
Isto em doméstica
em contadores de rega não sei
L.L.
Se não perde direito aos acertos
Isto em doméstica
em contadores de rega não sei
L.L.
-
- Curioso
- Registado: 09 ago 2009, 01:47
- Been thanked: 1 time
Saraiva Escreveu:É verdade tem mesmo de pagar.
Já agora conto-vos esta:
TIs mal instalados ou diferentes do que está configurado nos contadores não faltam por aí.
Tipicamente o erro é no sentido contrário (prejudicial ao cliente), é sempre um ponto a verificar quando se iniciam projectos de eficiência energética.
Neste caso concreto a verdade é que a energia tinha sido efectivamente consumida e é dificil contrapor isso.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
RedCell Escreveu:Já agora uma pergunta de um leigo na matéria: o que são os TI?
TI abreviatura de transformador de intensidade, utilizados nos sistemas de contagem de energia, (Entre outros) com contratos de potência superior a 41,4 KVA, transmitem uma proporcionalidade em relação à corrente efectiva.
Cpm.
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Been thanked: 10 times
Um transformador de intensidade é um dispositivo que é montado nos cabos ou barramentos de alimentação de um circuito, que vão medir a corrente que passa nesses cabos ou barramentos; criam uma razão de transformação directamente proporcional à corrente que está a percorrer o circuito de modo que estes valores (tensão) de grandeza menor possam ser apresentados aos diversos aparelhos de medida. Não imagina um cabo onde circulam 500 A ser ligado directamente a um amperímetro.
Aplicamos um TI, que em função da corrente que está a circular vai gerar na saída desse TI uma tensão de baixo valor que por sua vez vai ser apresentada aos aparelhos de leitura
Aplicamos um TI, que em função da corrente que está a circular vai gerar na saída desse TI uma tensão de baixo valor que por sua vez vai ser apresentada aos aparelhos de leitura
Ok malta, obrigado pelos esclarecimentos relativos ao que é um TI. Percebo o que é mas as iniciais não me estavam a dizer nada. Pelas esplicações fiquei a perceber que os TI são normalmente utilizados em instalações de média ou alta tensão. Não são utilizados em instalações domesticas tipo nossa casa para fazer as contagens, certo?