carteira de electricista

henrique silva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 out 2010, 19:48

Re: carteira de electricista

Mensagem por henrique silva »

ja vi que tb tenho que fazer o mesmo que o nosso amigo aqui, nunca tirei curso tudo que sei é ver fazer e perguntar , sempre que tinha duvidas perguntava e aprendi o basico para começar aos poucos o que era preciso e sempre aprender ,para nesta area ai uns 7 anos e voltei de novo mas estou como ajudante , o problema é que o que entrou na mesma altura que eu trabalhava na alta e baixa tensão ,nunca em electrecidade em edificios ou casas.

ele esta como ofecial e eu ajudante ,mas a melhor e pior é que eu estou a frente das 4 obras e ele nada sabe ,clonclusão o ajudante ganha uma miseria e o oficial um bom ordenado.

por isso tb vou tentar tirar a carteira para subir de categoria aver se ganho mais.

sao coisas da vida ,ele tb tem muitos cursos mas de trabalho na materia jesus é nob.

nem tudo é bom para quem trabalha nesta area.

desde ja um abraço a todos vós.

henrique silva.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

henrique silva Escreveu:ja vi que tb tenho que fazer o mesmo que o nosso amigo aqui, nunca tirei curso tudo que sei é ver fazer e perguntar , sempre que tinha duvidas perguntava e aprendi o basico para começar aos poucos o que era preciso e sempre aprender ,para nesta area ai uns 7 anos e voltei de novo mas estou como ajudante , o problema é que o que entrou na mesma altura que eu trabalhava na alta e baixa tensão ,nunca em electrecidade em edificios ou casas.

ele esta como ofecial e eu ajudante ,mas a melhor e pior é que eu estou a frente das 4 obras e ele nada sabe ,clonclusão o ajudante ganha uma miseria e o oficial um bom ordenado.

por isso tb vou tentar tirar a carteira para subir de categoria aver se ganho mais.

sao coisas da vida ,ele tb tem muitos cursos mas de trabalho na materia jesus é nob.

nem tudo é bom para quem trabalha nesta area.

henrique silva.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

é complicado o que dizes , mas tens a tua razão ...
é por alguns comportamentos como o que relatas , que cada vez mais os cursos , o pessoal que sai dos cursos é olhado de lado ...
quem sai de um curso saiba ou não saiba , sim porque existem cursos e cursos , e centros de formação e centros de formação , mas qual seja o caso , devemos sempre usar a humildade ...
e quando intervimos , nunca com superioridade , mas com juizo e modestia ...
e assim vamos ter o respeito de quem está na area já por anos
miguelitomiranda
Curioso
Curioso
Registado: 21 out 2010, 14:54

Mensagem por miguelitomiranda »

tenho de defender os meus direitos enquanto estudante... o que aqui se estava a tentar dizer é claramente que se pode comprar um "canudo" atravez dos "EFA's" e dos "CNO's" e obtem.se o 12ºano ... e agora eu pergunto será um modo correcto de agir?

Aqui posto um testo retirado do blog de um professor de electronica ja dotado no assunto

"Quem esteja minimamente atento ao funcionamento das Novas Oportunidades, especialmente se tiver algum amigo ou familiar que anda nesse processo de obtenção do 9.º ou do 12.º ano, sabe, por experiência própria por ser solicitado a ajudar o familiar ou amigo, que essa forma de obter o “canudo” é facilmente permeável a todo o tipo de fraudes e mistificações. Espanta é o facto de só agora ter surgido uma notícia, ao fim de 4 ou 5 anos de funcionamento da ditas Novas Oportunidades, que denuncia algumas situações de fraude mais visíveis, como é o caso da compra de trabalhos/dossiers. Talvez porque muita gente está envolvida neste “negócio” das Novas Oportunidades, os media têm vindo a fazer vista grossa ao que se passa. Se despertarem encontrarão aqui um filão para encher páginas de jornais."

ah poucas palavras para classificar essas maneiras de obter "canudos" e uma que é a mais correcta no meu entender é FRAUDE pois enquanto estudante e aluno aplicado não sei como é possivel qualquer pessoa chegue a um cursozeco da treta desses e obtenha o mesmo nivel de conhecimentos que eu em meio ano. e ainda por cima nem se dedica aquilo ... resume.se tudo a um dossier muito bem organizado pelo vizinho do lado que é doutor...é certo que muitos dos meus colegas também saiem do curso a saber muito pouco ... mas é apenas porque não se dão ao trabalho de querem subir na vida ... nem falo em relacçao aos CEFs que no meu entender são a pouca vergonha a nivel nacional! Eu frequento o curso profissional Tec. de instalações electricas e garanto que enquanto estiver ao meu alcanse vou tirar o maior proveito do curso possivel e não transmitir a imagem de que "tirou tirou um curso não serve para nada" Ai do professor que não me dê a possiblidade de acesso a esse insino pois respondo com uma frase muito simples " Os meus pais pagam impostos é para voçe me ensinar!"

Não fugindo mais ao tema do assunto e muito resumido eu acho uma falta de respeito todas as formas de tirar ou "comprar" o 12º ano que existem hoje em dia "EFA's" "CNO's" etc... literalmente é gozo com quem anda aqui uns 3 aninhos e tem de dar no duro se quer proguedir para o ensino superior como eu, alias toda a gente que tira um curso desses devia fazer queixa a deco ... dou um exemplo da situação

Qualquer pessoa que compre um frigorifico estragado... Vai logo reclamar a loja e pedir um novo

Qualquer pessoa que compre um produto estragado ... vai fazer queixa porque foi mal servido e porque não aceita o produto etc...

Qualquer pessoa que frequente o curso compromete.se a sair com determinadas competências e no entanto sai do curso sem as devidas competencias.... ou seja produto estragado ! tem todo o direito de reclamar ...

é por estas e por outras que nos portugueses hoje em dia funcionamos a base de papeis e de " titulos" mas sou muito crente que quem tem competencias um dia triunfará na vida!

Deixo só a pergunta no ar para quem quiser responder...

Alguem que obtenha a carteira profissional de tecnico de instalaçoes electricas ou curso equivalente num destes cursos de " xaxa" tem a noção que esta a ser alvo de fraude???

No caso de quem sabe... é engando e fica bem contente!!!
Miguel Castro
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Agora são as novas oportunidades, mas isto não é de agora ,há mais de 20 anos que a fraude existe, só que poucos sabiam, podia-se ir ao Ministério da Educação com uma declaração de x anos de profissão e era dada equivalência para efeitos profissionais, conheço muitos que com o antigo ciclo ou 1º ano dos cursos gerais ficaram com 9º ano para efeitos profissionais , pessoal com o antigo 9º ano de um momento para o outro ficaram com o 11º.Quando eram necessárias determinadas habilitações para progredir na carreira, era velos apresentar certificados de habilitações para efeitos profissionais.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

miguel castro ,
mas vê as coisas assim , quem entra nesse esquema de o amigo ou amiga fazer as cenas ou comprar trabalhos , mas tarde ou mais cedo vai-se dar mal , acredita !!!
olha o meu , falei , gritei , pedi socorro , mas ninguem , desde colegas a formadores e ao centro de formação ninguem mas ninguem quis saber ...
em suma , quem entrou no curso e já sabia de electricidade , teve a carteira profissional e safou-se ...
safou-se à minha conta , sim que pelo centro carteira , só mesmo a da sala de aulas , foi uma grande mulher da instituição que criou o curso é que bateu o pé ao centro de formação e tratou de tudo com a DGGE...
mas tive que eu falar muitas vezes com essa grande mulher e " ser muito humilde "... e quando somos verdadeiros as pessoas sentem isso e ajudam-nos ...
agora que é triste ver colegas com a carteira profissional nivel 3 e não sabem fazer uma comutação de escada , é triste de facto ... eu já não falo do formador , eu pergunto , o que é que essa pessoa andou a fazer no curso ?
o que é que ela aprendeu num ano e quatro meses ?

o que me revolta a mim , é o dinheiro que se gasta para formar quem não quer ser formado ...
o que revolta , e estar numa sala de aula com pessoas de certa nacionalidade em que só pensam no refeitorio e exigir do centro e não exigirem delas proprias ... o estado portugues não devia deixar que mentalidades tribais tivessem qualquer aceitação no plano nacional de formação de portugal...
e se os formandos os formadores então ... bem ...
dou um exemplo , acreditem pela minha saude , isto é real :

certo formador desse centro de formação no modulo de aparelhos de medida , vai de explicar como se trabalha com uma pinça ...
sabem como é que ele mediu o consumo de uma ventoinha ?

abre a pinça e no cabo que vai à corrente toma lá disto ....
ora aquilo não deu nada ...
resposta do formador , que é engenheiro :

a pinça está avariada ...

caros amigos , isto passou-se comigo num curso de tecnico de instalações electricas nivel 3...

um colega meu que já era batido na area é que teve que explicar ao engenheiro e a nós ...

para terminar , é isto formação ? são estes os formadores que vão colocar portugal no topo da qualificação profissional ? é assim que empregamos os nossos subsidios da CE , para a formação ?

eu tudo aquilo que pude aprender aprendi , não aprendi mais porque quer colegas quer formadores não deixaram ...

termino porque já estou com agua nos olhos ,
quando falo nisto fico assim , revolto-me ...

fiquem
miguelitomiranda
Curioso
Curioso
Registado: 21 out 2010, 14:54

Mensagem por miguelitomiranda »

quero aprender Escreveu:miguel castro ,
mas vê as coisas assim , quem entra nesse esquema de o amigo ou amiga fazer as cenas ou comprar trabalhos , mas tarde ou mais cedo vai-se dar mal , acredita !!!
olha o meu , falei , gritei , pedi socorro , mas ninguem , desde colegas a formadores e ao centro de formação ninguem mas ninguem quis saber ...
em suma , quem entrou no curso e já sabia de electricidade , teve a carteira profissional e safou-se ...
safou-se à minha conta , sim que pelo centro carteira , só mesmo a da sala de aulas , foi uma grande mulher da instituição que criou o curso é que bateu o pé ao centro de formação e tratou de tudo com a DGGE...
mas tive que eu falar muitas vezes com essa grande mulher e " ser muito humilde "... e quando somos verdadeiros as pessoas sentem isso e ajudam-nos ...
agora que é triste ver colegas com a carteira profissional nivel 3 e não sabem fazer uma comutação de escada , é triste de facto ... eu já não falo do formador , eu pergunto , o que é que essa pessoa andou a fazer no curso ?
o que é que ela aprendeu num ano e quatro meses ?

o que me revolta a mim , é o dinheiro que se gasta para formar quem não quer ser formado ...
o que revolta , e estar numa sala de aula com pessoas de certa nacionalidade em que só pensam no refeitorio e exigir do centro e não exigirem delas proprias ... o estado portugues não devia deixar que mentalidades tribais tivessem qualquer aceitação no plano nacional de formação de portugal...
e se os formandos os formadores então ... bem ...
dou um exemplo , acreditem pela minha saude , isto é real :

certo formador desse centro de formação no modulo de aparelhos de medida , vai de explicar como se trabalha com uma pinça ...
sabem como é que ele mediu o consumo de uma ventoinha ?

abre a pinça e no cabo que vai à corrente toma lá disto ....
ora aquilo não deu nada ...
resposta do formador , que é engenheiro :

a pinça está avariada ...

caros amigos , isto passou-se comigo num curso de tecnico de instalações electricas nivel 3...

um colega meu que já era batido na area é que teve que explicar ao engenheiro e a nós ...

para terminar , é isto formação ? são estes os formadores que vão colocar portugal no topo da qualificação profissional ? é assim que empregamos os nossos subsidios da CE , para a formação ?

eu tudo aquilo que pude aprender aprendi , não aprendi mais porque quer colegas quer formadores não deixaram ...

termino porque já estou com agua nos olhos ,
quando falo nisto fico assim , revolto-me ...

fiquem

é a calamidade total ... revolto.me com muita coisa e estou a começar a perder a paciência a conta disto ...
Miguel Castro
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”