diskcopy a: a: /v
Se, apesar deste procedimento, os dados continuarem ilegíveis ou corrompidos, a disquete encontra-se mesmo danificada e não foi possível a leitura dos ficheiros e directórios armazenados.
Caso não tenha sido suficientemente explícito na explicação do processo de cópia:
A recuperação de dados só é possível em disquetes cujo disco flexível está em bom estado, uma vez que os dados são gravados neste disco. Os danos numa disquete podem ser físicos (sectores danificados) ou lógicos (ficheiros corrompidos, FAT danificada, etc. ) . Os danos físicos normalmente tornam impossível a recuperação de dados. No caso de os danos serem lógicos, o processo de cópia pode solucionar o problema.
O disco flexível armazena os dados sob impulsos magnéticos, o que torna as disquetes muito sensíveis a problemas. O melhor a fazer para prevenir falhas de disquetes, que todos nós, utilizadores de informática sofremos algumas vezes durante a nossa vida em frente do monitor , é guardar os dados em duas ou mais disquetes, pois esta técnica aumenta as probabilidades de termos os dados "intactos" na hora de abrir os ficheiros.
Mas, diga-se a verdade, embora a vida útil das disquetes seja curta, muitas vezes os estragos causados ás disquetes são obra acidental dos utilizadores. Disquetes armazenadas ao pé de fontes de campos magnéticos, como telemóveis, colunas de som,etc. podem-se desmagnetizar e, por consequência, o seu conteúdo torna-se ilegível. O transporte de disquetes "á solta" nos bolsos de casacos podem criar electricidade estática que, também estraga-as irremediavelmente . Da minha experiência enquanto utilizador de computador, recomendo a utilização de caixas específicas para o transporte de disquetes, uma vez que é um modo cómodo, barato e seguro de transportar as disquetes.
Quanto ao futuro da disquete, penso que as novas tecnologias de armazenamento de dados não irá "matar" a disquete a curto prazo, uma vez que a maioria dos computadores dispõe de drive de disquetes e este suporte tem a vantagem de ser cómodo e barato. Também, quem tem computadores antigos sabe que nem sempre é tecnicamente possível ou viável instalar gravadores de CD ou leitores de cartão de memória nos seus equipamentos. Creio que a disquete ainda vai durar algum tempo até ser extinta.
Achei que seria interessante colocar aqui este post...
Um abraço a todos..
