Instalação electrica Pivot

Bloqueado
hispanic_79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 out 2010, 22:26

Instalação electrica Pivot

Mensagem por hispanic_79 »

Boa noite,

Como "maçarico" que sou nestas coisas de electricidade venho por aqui colocar uma questão na esperança que me possam ajudar:
Sendo Gestor de uma empresa agrícola estou a propor-me a instalar um Pivot para a rega.
Esta manhã numa reunião com um dos possíveis fornecedores ele alertou-me para o facto de supostamente não conseguir fornecer potência suficiente para funcionamento da bomba do pivot.

Porblema 1:

-Potência contratada 41,4kVA (actualmente não precisava de mais) Tarifas de Baixa Tensão Especial
-Quadro a suportar 60 A

Posso pedir aumento de potência? O que preciso de fazer para tal?

Problema 2:

Distância do PT da EDP ao local da bomba 750 metros, com cabo enterrado a 0,7 metros LVAV 95 x 4 (alumínio).

É verdade de que este cabo não suporta mais de 60 A? como me foi dito pelo fornecedor de Pivots

Não sendo verdade qual a Potência - Amperagem que preciso de contratar de modo que ao fim dos 750 metros tenha o suficente para o funcionamento de uma bomba de 50 Cv + uma bomba de 15 Cv em simultâneo?

desculpem as imprecisões técnicas...mas sou mesmo maçarico em electricidade

desde já agradeço a atenção dispensada
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Instalação electrica Pivot

Mensagem por Duzia12 »

Do ponto de vista teórico as quedas de tensão ultrapassam os valores regulamentas de 8%. Neste caso 9,5 %

U=(230-20)=210 Volts será assim tão grave

Já na prática funciona na mesma.

Nem as redes de distribuição suportam isso.

E já agora não era mais viável um PT aéreo de 250 KVA???
Última edição por Duzia12 em 16 out 2010, 23:11, editado 1 vez no total.
hispanic_79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 out 2010, 22:26

Mensagem por hispanic_79 »

Duzia12 Escreveu:Do ponto de vista teórico as quedas de tensão ultrapassam os valores regulamentas de 8%

Já na prática funciona na mesma.

Nem as redes de distribuição suportam isso. Qual a Amperagem que o cabo em causa suporta???

E já agora não era mais viável um PT aéreo de 250 KVA???Infelizmente (ou não) este PT já está montado vai para 10 anos...assim como o referido cabo condutor e queria aproveitar para não entrar em mais despesas.

Acha que vale a pena pedir aumento de potência (caso afirmativo para quanto) ou devo-me remediar com o que tenho neste momento?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Na minha opinão se não prevê necessitar de mais potência, deverá arranjar um Técnico que efectuará um pedido de viabilidade à EDP para a potência de 49,9 KVA, isto para evitar a necessidade de projecto, depois a instalação terá de ser reformulada para a nova potência e vai haver necessidade de certificação por parte da Certiel, penso ser esta a solução económicamente mais favorável.

Cpm.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Acho boa solução 49,9 KVA-72,1 A

No entanto a queda de tensão máxima é de delta u=0,036 x Im x Lm /(95x230) = 8,7 %

Im=71 A e ....Lm=750 m

O valor máximo é de 8%m a partir do PT.

Não há problema nenhum, deviam até te dar 80 A pois pouco mais era 9,8 % mas....eles é que mandam
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Aceita-se 10% como queda de tensão máxima.

Qual é o valor no caso dos loteamentos, ou urbanizações??

Como a alimentação é desde o P.T. não se comprende pois U=230-23=207 V ou U=230x 1,1-23=215V logo 230-215/230=6,5 %

Não vejo haver grande problema para fornecer 80 A logo 55,4 KVA (obriga a projecto eléctrico)

Devias colocar o arranque de cada motor desfasados.
Bloqueado

Voltar para “Discussão Eletricidade”