Duvida - pequeno turismo rural

Responder
diamjc
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 15:53

Duvida - pequeno turismo rural

Mensagem por diamjc »

Tenho actualmente um projecto ITED para um pequeno turismo rural, mas estou com algumas duvidas.
O turismo é constituído por 3 edifício adjacentes que por sua vez estão divididos em pequenas moradias, no edifício principal está localizada a recepção. neste caso poderei colocar um ATE na recepção distribuir para ATI's em cada moradia (e do ATE distribuir para as TT da recepção e sala de leitura)? ou poderei em alternativa, devido a dimensão do empreendimento (cada ATI teria 2 TT de CC e 4 TT de PC) um único ATI ou bastidor e distribuir para as TT de todas as moradias?
Diamjc
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Re: Duvida - pequeno turismo rural

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas...
Não é possível colocares aqui um "pdf" ou qq coisa para se "ver melhor" a coisa?
Pelo menos para mim era melhor.:)
Abraço
Ferreira Cruz
diamjc
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 15:53

Mensagem por diamjc »

a constituição do turismo é apresentada nos pdfs.
Piso 0.pdf
(85.74 KiB) Transferido 135 vezes
Piso 1.pdf
(67.78 KiB) Transferido 127 vezes
Diamjc
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas;
Para quem está habituado a moradias e "pequenos iteds" este é novidade:)
Assim de repente, penso haver 2 maneiras de fazer:
1º - Considerar ATE e distribuir depois por ATIs inviduais para cada "moradia" com distribuição tipo "coluna";
2º - Considerar um Bastidor, e depois 2 PD - Pontos de Distribuição, pelos edificios adjacentes e daí fazer a distribuição ás TT, mas sem ATIs.
Pessoalmente, acho melhor a 2ª. Mas só vendo em pormenor o manual.
Abraço
Ferreira Cruz
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

a melhor maneira é ver de que forma isso está a entrar na camara. se é um todo um edificio sem fracçoes, ou se é um edificio com varias fracçoes.

digo isto na perspectiva que se for fraccionavel, tens de usar ATIs, visto que podem ser comprados por outras pessoas alheias ao empreendimento.

Se o edificio nao tem fraçoes, nao tem zonas colectivas, logo nao justifica um ATE. nesse caso é como um hotel ou uma pensao, usa um bastidor, e ligas directamente a cada tomada para distancias inferiores a 100m.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas;
Concordo contigo Carlos; Tinha partido do principio que o edifício não seria fraccionável.
O bastidor, indo directamente ás tomadas, tb vai de encontro á minha ideia; apenas uma dúvida: não seria conveniente (penso que manual fala nisso) colocar P.D nos edificíos adjacentes?
Abraço
Ferreira Cruz
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

epa, nao justifica um bastidor pra 4 ou 5 tomadas..
se tiveres problemas com as distancias, sim, tens de usar, e ligá-lo com fibra, coaxial, e PC ao principal
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas!:)
ok...Carlos..:) tinha na ideia que serria "obrigatoriedade" para situações entre edifícios adjeacentes criar P.D...
concordo com o teu raciocínio!:)
Abraço!
Ferreira Cruz
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

PD implica bastidor, com racks pra fibra e coaxial. nao me parece que haja essa obrigatoriedade.

mas fazes bem se colocares uma C2 ou maior por edificio, e daí distribuir para as tomadas.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

PD implica Ponto de Distribuição que pode significar bastidor ou um armário tipo ATI vulgar, desde que receba PC+CC+FO (4 fibras de acordo com o tipo de edifício em causa - hoteleiro).

Já agora uma questão:
- De acordo com o manual ITED 2ed nos edifícios tipo hoteleiro deve haver um PD por piso.
No meu entender isto aplica-se às zonas comuns/serviços do hotel excepto quartos (que podem ser duplex). Num edifício simples como do tipo indicado neste post para mim não faz sentido a aplicação desta regra. Como é que os colegas estão a proceder nestes casos? Aplicam a regra em qualquer caso ou são selectivos mediante apresentação de justificação?
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

amfys Escreveu:Já agora uma questão:
- De acordo com o manual ITED 2ed nos edifícios tipo hoteleiro deve haver um PD por piso.
No meu entender isto aplica-se às zonas comuns/serviços do hotel excepto quartos (que podem ser duplex). Num edifício simples como do tipo indicado neste post para mim não faz sentido a aplicação desta regra. Como é que os colegas estão a proceder nestes casos? Aplicam a regra em qualquer caso ou são selectivos mediante apresentação de justificação
Boas;
O melhor é analisar "caso a caso" e, caso se opte por não colocar, então justificar (dimensão do edifício, por ex.). Estive à procura no manual, e não encontrei essa referência ao PD por piso. Onde viste isso?
Fim um ited para uma associação do tipo cultural e na tabela dos "edifícios especiais" (pág.149-Tab.58 e 59), a única coisa que fala é em ligações entre PD e a partir de PD. Neste ited, mencionei, que a obra era de reduzida dimensão, apenas com r/c e cave e que não se justificava estar a colocar PD na cave, apesar de ter um pequeno café.
Abraço
Ferreira Cruz
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Ferreira Cruz Escreveu: Boas;
O melhor é analisar "caso a caso" e, caso se opte por não colocar, então justificar (dimensão do edifício, por ex.). Estive à procura no manual, e não encontrei essa referência ao PD por piso. Onde viste isso?
Página 157 na tabela 63 "1 PD (bastidor) em cada piso comum às tecnologias."
Fim um ited para uma associação do tipo cultural e na tabela dos "edifícios especiais" (pág.149-Tab.58 e 59), a única coisa que fala é em ligações entre PD e a partir de PD. Neste ited, mencionei, que a obra era de reduzida dimensão, apenas com r/c e cave e que não se justificava estar a colocar PD na cave, apesar de ter um pequeno café.
Na tabela 59 está "1 PD (bastidor) em cada piso comum às tecnologias."
No entanto creio que uma associação cultural se enquadra no tipo de edifícios especiais sub-tipo edifícios vários (museologia e divulgação) - tabelas 56 e 57.

Abraço
A vermelho.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

amfys Escreveu:Boas;
Página 157 na tabela 63 "1 PD (bastidor) em cada piso comum às tecnologias."
Na tabela 59 está "1 PD (bastidor) em cada piso comum às tecnologias."
No entanto creio que uma associação cultural se enquadra no tipo de edifícios especiais sub-tipo edifícios vários (museologia e divulgação) - tabelas 56 e 57.
Abraço
Boas!
Apesar de as minhas páginas e tabelas serem diferentes realmente está lá para o caso deste tópico: "1 PD (bastidor) em cada piso comum às tecnologias.":)
Para o "meu caso" da associação, considerei no ponto 10.2, Edifícios vários e dentro destes "desportivos e lazer", pois nesta assciação estava previsto uma zona para convivios/actividades e daí deduzi o "lazer"....Contudo, na tabela para este caso, não me fala em PD por piso!
Não percebo..se calhar está mal imprimido!:)
Abraço
Ferreira Cruz
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”