[TUTORIAL] Quadro Eléctrico Simples
aqui deixo outra imagem bem esclarecedora...
qd foto tiver down ver aki: http://img31.imagevenue.com/img.php?ima ... _117lo.JPG
qd foto tiver down ver aki: http://img31.imagevenue.com/img.php?ima ... _117lo.JPG
Última edição por pmpmr em 28 fev 2007, 22:31, editado 2 vezes no total.
-
Electro_PT
- Velha Guarda

- Registado: 03 fev 2007, 23:08
- Contacto:
Amigo ELECTRO......
estás errado.............
A entrada deverá ser sempre por cima e friso "deverá" pois na pratica sabemos que nos da mais geito fazer por baixo com um pente não é?
Mas por cima e pk?
Porque existe uma norma( não me lembro kual mas posso saber) que diz que a corrente e deverá entrar no disjuntor no contacto fixo e não no movel.
Como certamente saberas, o contacto móvel encontra-se na parte de baixo do disjuntor, razao pela kual nao deve ser efectuada a entrada em baixo..........
No entanto, eu por exemplo, se fizer um quadro de origem faço asssim, mas se for alteraçoes faço da maneira ke seja mais facil
Abraço
A entrada deverá ser sempre por cima e friso "deverá" pois na pratica sabemos que nos da mais geito fazer por baixo com um pente não é?
Mas por cima e pk?
Porque existe uma norma( não me lembro kual mas posso saber) que diz que a corrente e deverá entrar no disjuntor no contacto fixo e não no movel.
Como certamente saberas, o contacto móvel encontra-se na parte de baixo do disjuntor, razao pela kual nao deve ser efectuada a entrada em baixo..........
No entanto, eu por exemplo, se fizer um quadro de origem faço asssim, mas se for alteraçoes faço da maneira ke seja mais facil
Abraço
-
Electro_PT
- Velha Guarda

- Contacto:
Já me estás a dar uma novidade porque a mim ensinaram-me que num disjuntor e/ou interruptor diferencial a entrada de corrente era sempre por baixoalarmixii Escreveu:Amigo ELECTRO......
Mas por cima e pk?
Abraço
-
Electro_PT
- Velha Guarda

- Contacto:
Bem, daqui para a frente já sei, entra por cima e sai por baixoalarmixii Escreveu:NEGATIVO amigo.................alias nos diferencias é pior, pois muitos deles nem se quer armam se forem alimentados ao contrario(por baixo).........nos disjuntores tal problema nao existe.........funciona sempre, mas a regra nao nos aconselha a tal
Abraços
Realmente continuo a dizer que ainda bem que descobri este fórum, assim sempre aprendo mais alguma coisa
-
Blackangel
- Curioso

- Registado: 12 mar 2007, 21:04
-
pauloviegas
- Curioso

- Registado: 06 abr 2007, 18:30
- Enviou: 2 vezes
-
Electro_PT
- Velha Guarda

- Contacto:
boas,
Deixo aqui um link em PPT com um quadro electrico monofasico
Quadro electrico monofasico
e já agora eu na minha casa coloquei no quadro electrico uma coisa chamada seccionador fusivel ( não tem poder de corte ) ajuda sim a isolar a instalação e protege contra curtocircuitos ( usando fusiveis retardadores permite que os dijuntores disparem primeiro caso não disparem funde o fusivel)

é colocado antes do diferencial
Sobre o diferencial deve sempre ser ligado da forma como foi consebido para trabalhar , ele dispara na mesma em caso de subitensidade mas pode não disparar para protecão de humanos.
esquema de funcionamento , vejam as setas que esplicam como funciona quando ligado correctamente

Deixo aqui um link em PPT com um quadro electrico monofasico
Quadro electrico monofasico
e já agora eu na minha casa coloquei no quadro electrico uma coisa chamada seccionador fusivel ( não tem poder de corte ) ajuda sim a isolar a instalação e protege contra curtocircuitos ( usando fusiveis retardadores permite que os dijuntores disparem primeiro caso não disparem funde o fusivel)

é colocado antes do diferencial
Sobre o diferencial deve sempre ser ligado da forma como foi consebido para trabalhar , ele dispara na mesma em caso de subitensidade mas pode não disparar para protecão de humanos.
esquema de funcionamento , vejam as setas que esplicam como funciona quando ligado correctamente

Última edição por Badtrip em 25 abr 2007, 19:45, editado 2 vezes no total.
- admin
- Admin

- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Enviou: 127 vezes
- Agradecimento recebido: 142 vezes
- Contacto:
Mas neste caso só tem o diferencial desta forma não poderá dispara por curto circuito .
Se tiver acoplado a um disjunto já dispara por curto circuito .
Se for interruptor diferencial não dispara por curto circuito esta correcto?
Se for um disjuntor diferencial já dispara por curto circuito correcto ?
Desde já os parabéns o desenho esta excelente.
Se tiver acoplado a um disjunto já dispara por curto circuito .
Se for interruptor diferencial não dispara por curto circuito esta correcto?
Se for um disjuntor diferencial já dispara por curto circuito correcto ?
Desde já os parabéns o desenho esta excelente.
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
Blackangel
- Curioso

- Registado: 12 mar 2007, 21:04