Bom dia
Considero que não existe colaboração pelo LIQ na aprovação de projectos. Quando os consulto para esclarecimento de projecto, alguns técnicos, dizem-me sempre "Leia as Regras técnicas" - "É um exemplo" - "Não lhe podemos fazer o projecto" - "Pode haver mais casos de..." - "Já estou a ajudar de mais", "Não lhe podemos dizer tudo, tem que consultar a legislação", "aqui não é uma escola" - "São imposições da CERTIEL", "Se não vier tudo bem à primeira, devolvemos o projecto com parecer não aprovado", não falando de outras coisas que ... faltas de edcucação e respeito.
Informei a certiel sobre este problema, e disseram-me que tais situações não se podia repetir e que iriam tomar posições. ?
Todos deviam frequentar um curso sobre deontologia e ética, como frequentei na ordem.
Enfim coisas só para complicar. O papel deles é esclarecer os projectista e não deixa-los sem apoio, penso.
O QUE PODEMOS FAZER?
QUEM TAMBÉM SE QUEIXA?
Aprovação de projectos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 out 2010, 09:50
Re: Aprovação de projectos
Caro amigo HV07, realmente está a colocar uma questão que é bastante pertinente e certamente irá ter muitos seguidores
Eu tenho projectos aprovados nas três entidades sem me solicitarem esclarecimentos/correcções (não são todos, mas são alguns), mas para isso cobro um preço ao cliente que me permita dar formação aos meus colaboradores, e disponibilizar algum tempo para o projecto, para não o fazer numa noite e entregar no dia seguinte, preços estes que muitas vezes não são compativeis com outros orçamentos apresentados aos clientes.
É certo, que a nossa especialidade, é de alguma forma "o parente pobre" das obras, pois se você pedir a um arquitecto que lhe faça um projecto de arquitectura os preços são astronómicos.
Se calhar cabe-nos a nós, Engº Electrotécnicos, não "baixar-mos as calças" quando nos pedem para fazer um trabalho, mas sim cobrar-mos o custo que na realidade nos permita fazer o trabalho solicitado
Quanto à questão em concreto de no LIQ não nos ajudarem/esclarecerem, não partilho da sua opinião, pois quando recebo relatórios da análise, estão claros, e se algum ponto não está claro, ou se por algum motivo não interpreto as regras que eles indicam da mesma forma que eles, normalmente chega-se a um consenso na interpretação da legislação, mas para isso temos que ler as regras que eles dão, pois é a base legal da opinião deles.
Atentamente
Eu tenho projectos aprovados nas três entidades sem me solicitarem esclarecimentos/correcções (não são todos, mas são alguns), mas para isso cobro um preço ao cliente que me permita dar formação aos meus colaboradores, e disponibilizar algum tempo para o projecto, para não o fazer numa noite e entregar no dia seguinte, preços estes que muitas vezes não são compativeis com outros orçamentos apresentados aos clientes.
É certo, que a nossa especialidade, é de alguma forma "o parente pobre" das obras, pois se você pedir a um arquitecto que lhe faça um projecto de arquitectura os preços são astronómicos.
Se calhar cabe-nos a nós, Engº Electrotécnicos, não "baixar-mos as calças" quando nos pedem para fazer um trabalho, mas sim cobrar-mos o custo que na realidade nos permita fazer o trabalho solicitado
Quanto à questão em concreto de no LIQ não nos ajudarem/esclarecerem, não partilho da sua opinião, pois quando recebo relatórios da análise, estão claros, e se algum ponto não está claro, ou se por algum motivo não interpreto as regras que eles indicam da mesma forma que eles, normalmente chega-se a um consenso na interpretação da legislação, mas para isso temos que ler as regras que eles dão, pois é a base legal da opinião deles.
Atentamente
-
- Curioso
- Registado: 09 jan 2008, 08:48
Também me queixo e colegas meus também.
É preciso muito esforço para "arrancar" alguma coisa e pedir muito s.f.f.
Realmente o LIQ é pago para prestar esclarecimentos e aprovar projectos.
Sempre defendi a existência de concorrência para melhorar os serviços.
A razão é em parte a crise. Um projecto devolvido com parcer negativo implica nova aprovação e ......
NOVA TAXA DED ANÁLISE ------ MAIS FACTURAÇÃO.
É preciso muito esforço para "arrancar" alguma coisa e pedir muito s.f.f.
Realmente o LIQ é pago para prestar esclarecimentos e aprovar projectos.
Sempre defendi a existência de concorrência para melhorar os serviços.
A razão é em parte a crise. Um projecto devolvido com parcer negativo implica nova aprovação e ......
NOVA TAXA DED ANÁLISE ------ MAIS FACTURAÇÃO.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 out 2010, 12:02
Olá malta.
O bom censo deve estar sempre presente.
"Os putos", realmente sabem muito daquilo, mas é quando o assunto é-lhes recente. A experiência vale muito. 99 % das alterações/correcções são um mal menor, mas tudo bem. O que eles fazem é estudar bem as novidades da check-list da certiel, e depois, tentam brincar com a malta. Ficam felizes, têm a faca e o queijo na mão.
Colega HV07, não coloque todos os técnicos no mesmo saco, o LIQ tb tem técnicos bons. Paciência.
O bom censo deve estar sempre presente.
"Os putos", realmente sabem muito daquilo, mas é quando o assunto é-lhes recente. A experiência vale muito. 99 % das alterações/correcções são um mal menor, mas tudo bem. O que eles fazem é estudar bem as novidades da check-list da certiel, e depois, tentam brincar com a malta. Ficam felizes, têm a faca e o queijo na mão.
Colega HV07, não coloque todos os técnicos no mesmo saco, o LIQ tb tem técnicos bons. Paciência.