Post inicial:
jp19_84 Escreveu:Ola a todos
Parabens ao forum.
Eu ainda trabalho a pouco tempo nesta area e preciso de ajuda. não sei se é obrigatorio passar cabo desde o contador (que está no mura da rua) até ao quadro(dentro de casa) ou se posso passar so os 3 fios? e qual é a secção que tenho que passar? a potencia contratada vai ser 10,35KVA monofasica, o que pelas contas um fio de 10mm chega.. mas no livro da certiel estam sempre a falar em 16mm?
obrigado
De notar que estamos a falar de uma moradia e a canalização é do muro de entrada para o respectivo quadro eléctrico dentro de casa!!! Nunca vi ninguém abrir uma vala com 60cm de profundidade da entrada para dentro de casa!!! Deve também haver algum bom senso.
Não estamos a falar de infraestruturas de distribuição em baixa tensão de condomínios fechados e muito menos de redes de distribuição pública nem sequer de zona privada de moradia onde passem carros (pelo menos foi o que percebi).
Mas de qualquer forma admito que desconhecia esse ponto das RTIEBT. Mas se as regras existem são para cumprir! É o que defendo sempre.
ferralhas Escreveu:Cada tiro cada melro.....
Caro colega João Osvaldo, como técnico dedicado, o mais correcto seria dar ajudas válidas...
porque não ler a secção 521.9.6 das RTIEBT? o 740 já era, mas as RTIEBT falam disso, é preciso é saber onde?
Espero ter ajudado.
Atentamente
Não percebo este tipo de abordagem como se eu ou alguém soubesse tudo!!! Se eu cá estou é também para aprender e já aprendi muito aqui neste fórum. Também me engano e erro como qualquer um

.
Como é óbvio o meu intuito não é induzir ninguém em erro mas sim ajudar, mas ninguém é perfeito.