ligação ao quadro

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: ligação ao quadro

Mensagem por ohmico »

ferralhas Escreveu:Cada tiro cada melro.....

Caro colega João Osvaldo, como técnico dedicado, o mais correcto seria dar ajudas válidas...

porque não ler a secção 521.9.6 das RTIEBT? o 740 já era, mas as RTIEBT falam disso, é preciso é saber onde?

Espero ter ajudado.
Atentamente
Boas,

incluiu a alínea c na sua leitura)?

ohmico
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Post inicial:
jp19_84 Escreveu:Ola a todos

Parabens ao forum.

Eu ainda trabalho a pouco tempo nesta area e preciso de ajuda. não sei se é obrigatorio passar cabo desde o contador (que está no mura da rua) até ao quadro(dentro de casa) ou se posso passar so os 3 fios? e qual é a secção que tenho que passar? a potencia contratada vai ser 10,35KVA monofasica, o que pelas contas um fio de 10mm chega.. mas no livro da certiel estam sempre a falar em 16mm?

obrigado
De notar que estamos a falar de uma moradia e a canalização é do muro de entrada para o respectivo quadro eléctrico dentro de casa!!! Nunca vi ninguém abrir uma vala com 60cm de profundidade da entrada para dentro de casa!!! Deve também haver algum bom senso.

Não estamos a falar de infraestruturas de distribuição em baixa tensão de condomínios fechados e muito menos de redes de distribuição pública nem sequer de zona privada de moradia onde passem carros (pelo menos foi o que percebi).

Mas de qualquer forma admito que desconhecia esse ponto das RTIEBT. Mas se as regras existem são para cumprir! É o que defendo sempre.
ferralhas Escreveu:Cada tiro cada melro.....

Caro colega João Osvaldo, como técnico dedicado, o mais correcto seria dar ajudas válidas...

porque não ler a secção 521.9.6 das RTIEBT? o 740 já era, mas as RTIEBT falam disso, é preciso é saber onde?

Espero ter ajudado.
Atentamente
Não percebo este tipo de abordagem como se eu ou alguém soubesse tudo!!! Se eu cá estou é também para aprender e já aprendi muito aqui neste fórum. Também me engano e erro como qualquer um :P .

Como é óbvio o meu intuito não é induzir ninguém em erro mas sim ajudar, mas ninguém é perfeito.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Mensagem por sagan »

joaoosvaldo Escreveu: Como é óbvio o meu intuito não é induzir ninguém em erro mas sim ajudar, mas ninguém é perfeito.
E aparentemente não induziu ninguém em erro. A alínea c) do referido artigo diz que podem ser utilizados...

c) outros cabos (que devem ser protegidos por condutas ou por outros dispositivos equivalentes
contra impactos mecânicos - código IK não inferior a IK08).

Ora, presumo que um tubo ERM possui IK08...
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por vecm1956 »

Bom dia,

Ao ler este tema fiquei com algumas dúvidas e por isso dei uma vista de olhos por algumas vivendas em construção numa zona turistica do algarve e as canalizações utilizadas nos circuitos de iluminação nos jardins são a cabo(XV) protegido por tubo(ERM) e em valas com profundidade de aproximadamente 20 cm, não pedi para ver o projecto mas disseram-me que têm feito tudo assim e sempre aprovadas pela CERTIEL.

Cumprimentos

VM
ferralhas
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 14:58

Mensagem por ferralhas »

A referência 61 encontra-se na secção 521.3, onde indica as várias referências para os diversos modos de instalação da canalização

Concordo consigo que a legislação deveria ser mais facil de interpretar, qualquer dia é preciso tirar-mos um curso de direito para fazer instalações.... mas é o que temos......
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

ferralhas Escreveu:A referência 61 encontra-se na secção 521.3, onde indica as várias referências para os diversos modos de instalação da canalização

Concordo consigo que a legislação deveria ser mais facil de interpretar, qualquer dia é preciso tirar-mos um curso de direito para fazer instalações.... mas é o que temos......
Muito agradecido pelo seu esclarecimento!

Cpm.
ferralhas
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 14:58

Mensagem por ferralhas »

sagan Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu: Como é óbvio o meu intuito não é induzir ninguém em erro mas sim ajudar, mas ninguém é perfeito.
E aparentemente não induziu ninguém em erro. A alínea c) do referido artigo diz que podem ser utilizados...

c) outros cabos (que devem ser protegidos por condutas ou por outros dispositivos equivalentes
contra impactos mecânicos - código IK não inferior a IK08).

Ora, presumo que um tubo ERM possui IK08...

Sim, a alinea c) refere "outros cabos", e não condutores isolados...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”