ligação ao quadro
ligação ao quadro
Ola a todos
Parabens ao forum.
Eu ainda trabalho a pouco tempo nesta area e preciso de ajuda. não sei se é obrigatorio passar cabo desde o contador (que está no mura da rua) até ao quadro(dentro de casa) ou se posso passar so os 3 fios? e qual é a secção que tenho que passar? a potencia contratada vai ser 10,35KVA monofasica, o que pelas contas um fio de 10mm chega.. mas no livro da certiel estam sempre a falar em 16mm?
obrigado
Parabens ao forum.
Eu ainda trabalho a pouco tempo nesta area e preciso de ajuda. não sei se é obrigatorio passar cabo desde o contador (que está no mura da rua) até ao quadro(dentro de casa) ou se posso passar so os 3 fios? e qual é a secção que tenho que passar? a potencia contratada vai ser 10,35KVA monofasica, o que pelas contas um fio de 10mm chega.. mas no livro da certiel estam sempre a falar em 16mm?
obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: ligação ao quadro
Boas!jp19_84 Escreveu:Ola a todos
Parabens ao forum.
obrigado
Deverá passar cabo XV entubado, e a secção poderá ser de 10mm2 se o comprimento não ultrapassar os 17 metros, mas em qualquer dos casos é preferível utilizar a secção de 16 mm2, mas atenção que se o comprimento entre o contador e o quadro ultrapassar os 27 mt terá de passar para a secção seguinte 25mm2.
Cpm.
-
- Curioso
- Registado: 16 set 2010, 00:56
- Been thanked: 1 time
Porquê Cabo ?
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
-
- Técnico Dedicado
Porque o trajecto do ramal é no exterior.manolo19720075 Escreveu:Porquê Cabo ?
Cpm.
Qual é o artigo do regulamento que diz que tem que ser cabo ?Josecalado Escreveu:Porque o trajecto do ramal é no exterior.manolo19720075 Escreveu:Porquê Cabo ?
Cpm.
-
- Técnico Dedicado
Artº 267 do DL 740/74sagan Escreveu:Qual é o artigo do regulamento que diz que tem que ser cabo ?Josecalado Escreveu:Porque o trajecto do ramal é no exterior.manolo19720075 Escreveu:Porquê Cabo ?
Cpm.
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
O 740/74 já era!!!Josecalado Escreveu:Artº 267 do DL 740/74
Cpm.
Agora são as RTIEBT que mandam.
A canalização desde a portinhola até ao quadro da instalação deve ser da classe II de isolamento (isto porque não existe dispositivo diferencial na portinhola - protecção contra contactos indirectos), ou seja, tem de ter dois isolamentos e se forem utilizados condutores H07V-R entubados em tubo VD esta canalização é considerada da classe II, visto que tem um isolamento composto pelo isolamento do próprio condutor e tem o isolamento do tubo (não metálico), logo, podem ser utilizados condutores.
Isto é por exemplo o que acontece nas colunas montantes utilizam-se quadros e caixas de coluna da classe II e condutores H07V-R (usualmente) protegidos por tubos VD e não existe qualquer diferencial (a montante das instalações de utilização), sendo a canalização considerada da classe II de isolamento.
Última edição por joaoosvaldo em 14 out 2010, 21:14, editado 2 vezes no total.
-
- Curioso
- Registado: 16 set 2010, 00:56
e se a canalização for em esteira ?
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Em esteira metálica têm de ser cabos (com duplo isolamento).manolo19720075 Escreveu:e se a canalização for em esteira ?
- Anexos
-
- Canalizações.jpg (79.91 KiB) Visto 1752 vezes
-
- Técnico Dedicado
Realmente o DL 740/74 já era, no entanto aqui no caso em apreço e na minha opinião entendo que uma canalização como é o caso de uma alimentação vinda do muro exterior enterrada até ao quadro da instalação, penso que cabo com de duplo isolamento do tipo XV entubado oferece melhores condições de segurança.joaoosvaldo Escreveu:O 740/74 já era!!!Josecalado Escreveu:Artº 267 do DL 740/74
Cpm.
Agora são as RTIEBT que mandam.
E a canalização desde a portinhola até ao quadro da instalação deve ser da classe II de isolamento (isto porque não existe dispositivo diferencial na portinhola - protecção contra contactos indirectos), ou seja, tem de ter dois isolamentos e se forem utilizados condutores H07V-R entubados em tubo VD esta canalização é considerada da classe II, visto que tem um isolamento composto pelo isolamento do próprio condutor e tem o isolamento do tubo (não metálico), logo, podem ser utilizados condutores.
Isto é por exemplo o que acontece nas colunas montantes utilizam-se quadros e caixas de coluna da classe II e condutores H07V-R (usualmente) protegidos por tubos VD e não existe qualquer diferencial (a montante das instalações de utilização), sendo a canalização considerada da classe II de isolamento.
Eu pessoalmente nunca desenvolvi instalações enterradas utilizando monocondutores entubados até porque o DL 740/74 não o permitia e é bom lembrar que os condutores do tipo V não tinham características do tipo 07 (450/750V).
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Sem dúvida que um cabo com duplo isolamento do tipo VV ou XV é a melhor opção e era o que eu faria. Mas é possivel e permitido fazer com condutores!!!Realmente o DL 740/74 já era, no entanto aqui no caso em apreço e na minha opinião entendo que uma canalização como é o caso de uma alimentação vinda do muro exterior enterrada até ao quadro da instalação, penso que cabo com de duplo isolamento do tipo XV entubado oferece melhores condições de segurança.
Eu pessoalmente nunca desenvolvi instalações enterradas utilizando monocondutores entubados até porque o DL 740/74 não o permitia e é bom lembrar que os condutores do tipo V não tinham características do tipo 07 (450/750V).
Cpm.
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
Bom dia,joaoosvaldo Escreveu:Sem dúvida que um cabo com duplo isolamento do tipo VV ou XV é a melhor opção e era o que eu faria. Mas é possivel e permitido fazer com condutores!!!Realmente o DL 740/74 já era, no entanto aqui no caso em apreço e na minha opinião entendo que uma canalização como é o caso de uma alimentação vinda do muro exterior enterrada até ao quadro da instalação, penso que cabo com de duplo isolamento do tipo XV entubado oferece melhores condições de segurança.
Cpm.
Neste caso qual é o tubo recomendado?E a que profundidade deve ser montada a canalização?
Cumprimentos
VM
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Para tubo enterrado em rede particular: PVC, ERM, etc..Bom dia,
Neste caso qual é o tubo recomendado?E a que profundidade deve ser montada a canalização?
Cumprimentos
VM
Quanto à profundidade tanto quanto sei não existe mínimo, estamos a falar de uma rede particular para uma moradia.
Cada tiro cada melro.....
Caro colega João Osvaldo, como técnico dedicado, o mais correcto seria dar ajudas válidas...
porque não ler a secção 521.9.6 das RTIEBT? o 740 já era, mas as RTIEBT falam disso, é preciso é saber onde?
Espero ter ajudado.
Atentamente
Caro colega João Osvaldo, como técnico dedicado, o mais correcto seria dar ajudas válidas...
porque não ler a secção 521.9.6 das RTIEBT? o 740 já era, mas as RTIEBT falam disso, é preciso é saber onde?
Espero ter ajudado.
Atentamente
-
- Técnico Dedicado
Quero agradecer a dica do amigo "Ferralhas" porque eu na minha opinião não achava que estivesse correcto utilizar fios entubados enterrados, mas até consultei as RTIEBT e na secção 803.4.3 na alínea t diz cabo mono ou multicondutores enterrados refª 61 que não sei onde se vê esta referência, a consulta da legislação por vezes torna-se complicada porque estas coisas do dia a dia deveriam ser de consulta mais facilitada e não andar de secção para secção; no entanto com todos estes comentários todos aprofundamos conhecimento.ferralhas Escreveu:Cada tiro cada melro.....
Espero ter ajudado.
Atentamente
Cpm.