RTIEBT - Método de Referência em Estudo

Responder
pedro_sotta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 jul 2010, 09:20

RTIEBT - Método de Referência em Estudo

Mensagem por pedro_sotta »

Boas,
Segundo o quadro 52H do RTIBET, numa instalação cabo multicondutor em conduta
circulares (tubo) embebida em alvenaria (referência 5A), o método de referência encontra-se "em estudo". Deverei considerar para efeitos do Iz o método de referência B, B2 ou o D (multiplicado por 0,8 segundo manual Cabelte)?

Obrigado,
Pedro Sotta
Edgar_Franco
Curioso
Curioso
Registado: 18 abr 2008, 11:42

Re: RTIEBT - Método de Referência em Estudo

Mensagem por Edgar_Franco »

Boa tarde,

Essa situação, na minha opinião, é mais próxima do método de referência B.

Nesse caso não vejo grande motivo para se fazer a correcção do Iz, dado que os valores de Iz dados (nas RTIEBT) já se encontram corrigidos para a temperatura ambiente de 30ºC.

Cumps.
pedro_sotta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 jul 2010, 09:20

Re: RTIEBT - Método de Referência em Estudo

Mensagem por pedro_sotta »

Tendo como exemplo a tabela 52H, para Condutores isolados em condutas circulares (tubos) embebidas em elementos da construção, termicamente isolantes (referência 1) o método de referência é o A. Quando se muda para Cabos multicondutores em condutas circulares (tubos) embebidas em elementos da construção, termicamente isolantes (referência 2) o método de referência é o A2. Deste modo e seguindo o mesmo raciocinio, eu deduzo que devo usar o B2.
Por outro lado no manual da Cabelte refere que cabos enfiados em tudos enterrados ou embebidos em betão se deve utilizar o método de referência é D, multiplicado por 0,8.
Apesar dos valores serem semelhantes entre o B2 e o Dx0,8, o método B é muito mais vantajoso e pois posso poupar em cabos, mas preciso de ter a certeza que o método que usei está correcto!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”