Meus caros,
Estou a comprar uma casa nova e verifiquei que existe um problema no quadro do meu apartamento:
Um disjuntor desliga simultaneamente o circuito de iluminação da casa de banho e do quarto.
Outro disjuntor desliga simultaneamente o circuito de iluminação da cozinha e da sala.
Isto está mal dimensionado, certo? Penso que deva existir um disjuntor especifico para o circuito de iluminação do quarto, outro para a casa de banho, outro para a cozinha e outro para a sala. Ou estarei errado?
Agora...para além disso...o que isto significa? Que o circuito/canalização da iluminação da casa de banho e do quarto por exemplo,é o mesmo, ou que estão separados e há apenas um disjuntor para os dois?
Quer seja um caso ou outro...o que é que está aqui a desrespeitar as RTIEBT? Se possível diziam-me a secção dos 3 volumes onde está a regra específica.
Obrigado desde já por partilharem o vosso conhecimento e ajuda neste caso,
Cumprimentos
Quadro Eléctrico: Problema
Re: Quadro Eléctrico: Problema
Bom dia.
Apenas pela descrição que faz, não me parece que haja nenhuma situação errada.
É perfeitamente possível colocar "dois" circuitos de iluminação no mesmo disjuntor. Que no fim, acabam por ser apenas um circuito distribuido por duas divisões.
Mas por que motivo pensa que pode estar algo errado?
Cumprimentos.
Apenas pela descrição que faz, não me parece que haja nenhuma situação errada.
É perfeitamente possível colocar "dois" circuitos de iluminação no mesmo disjuntor. Que no fim, acabam por ser apenas um circuito distribuido por duas divisões.
Mas por que motivo pensa que pode estar algo errado?
Cumprimentos.
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Pela descrição que faz do apartamento (T1), penso estar correcta a distribuição de iluminação em 2 circuitos, não é lógico ter um disjuntor para cada divisão, ou para cada tomada, (salvo as que estão definidas nas RTIEBT como devendo ser circuitos independentes). Imagine um apartamento com 6 divisões; pela sua argumentação teria 6 disjuntores de iluminação, e já agora pela mesma ordem de ideias se tiver 20 tomadas teria mais 20 disjuntores para as tomadas. Não quer dizer que não se possa executar, desde que o cliente assim queira, não vai contra as regras, mas é economicamente desaconselhado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Pelo que descreveu não parece existir qualquer problema com a instalação apenas tem de verificar se o circuito de iluminação e tomada (caso exista) do WC estão protegidas por dispositivo diferencial de alta sensibilidade (<= 30mA). Deve também verificar os índices de protecção (IP) da tomada e da(s) luminária(s) do WC em função dos volumes de protecção.
Ver os índices de protecção e condições de instalação de equipamentos nos WC's no seguinte tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +WC#p26742
Ver os índices de protecção e condições de instalação de equipamentos nos WC's no seguinte tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +WC#p26742