Montar um quadro "secundario"

pmpmr
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2007, 00:27

Montar um quadro "secundario"

Mensagem por pmpmr »

Voltando a minha casa antiga...pretendo montar um quadro auxiliar na casa antiga, portanto vou aproveitar a fase e neutro que se encontram la para uma tomada e interruptor...
ora aqui veem as duvidas:

-sendo assim vou usar isso como "fios de alimentaçao do quadro auxiliar" e dps meto disjuntores para iluminaçao de 10A e 12A para tomadas certo?

-vou la instalar a tal tomada terra que pgt no outro topico, mas a duvida é, se kiser 2 ou 3 tomadas e 3 ou 4 interruptores, basta me usar 2 disjuntores correcto?

-dps levo do quadro auxiliar os fios fase e neutro e que dps separam-se para as tomadas e interruptores... ou ligo as fases e neutros directamente no quadro, de todas as tomadas e interruptores?

eu ainda sou maçarico nisto, mas kero aprender :P
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Re: Montar um quadro "secundario"

Mensagem por Electro_PT »

pmpmr Escreveu:Voltando a minha casa antiga...pretendo montar um quadro auxiliar na casa antiga, portanto vou aproveitar a fase e neutro que se encontram la para uma tomada e interruptor...

-sendo assim vou usar isso como "fios de alimentaçao do quadro auxiliar" e dps meto disjuntores para iluminaçao de 10A e 12A para tomadas certo?

-vou la instalar a tal tomada terra que pgt no outro topico, mas a duvida é, se kiser 2 ou 3 tomadas e 3 ou 4 interruptores, basta me usar 2 disjuntores correcto?

-dps levo do quadro auxiliar os fios fase e neutro e que dps separam-se para as tomadas e interruptores... ou ligo as fases e neutros directamente no quadro, de todas as tomadas e interruptores?

eu ainda sou maçarico nisto, mas kero aprender :P
Mais 1 com vontade de fazer explodir um quadro eléctrico... :lol: :lol: :lol:

Primeiro que tudo tens de pensar da seguinte forma, ou seja, o que é que vais ligar, se é máquinas ou se são tomadas de usos gerais (tipo televisão, computador, candeeiros de pé, etc)...

Tu podes ter tudo incorporado num quadro eléctrico apenas desde que esquematizes tudo o que pretendes (desde que seja como referes que é uma casa) e que separes os vários circuitos como é lógico...

Não faças como os antigos que ligavam toda uma casa a um disjuntor :lol: :lol: :lol:

Pensa bem no que queres fazer e depois pede que a malta ajuda...
Imagem
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Voltando a minha casa antiga...pretendo montar um quadro auxiliar na casa antiga, portanto vou aproveitar a fase e neutro que se encontram la para uma tomada e interruptor...

eu ainda sou maçarico nisto, mas kero aprender

Penso que seja isto que procuras

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=99
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

admin Escreveu:

eu ainda sou maçarico nisto, mas kero aprender

Penso que seja isto que procuras

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=99

Boa, não sabia que existiam disjuntores de 12 A (conheço os de 10A) :wink:
Imagem
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Por norma não exista disjuntores de 12 A já agora ele fica a saber (sempre atento ) :D
pmpmr
Curioso
Curioso

Mensagem por pmpmr »

enganei-me era 10 ou 12 e 16, certo
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Não existe no mercado disjuntores de 12 A mas sim o de 10 A o 16 A poderás ver nesta tabela para veres os calibres dos disjuntores que existem no mercado . :wink:

http://eletricidade.net/viewtopic.php?t=101
pmpmr
Curioso
Curioso

Mensagem por pmpmr »

aqui deixo uma imagem do site d LPA

Imagem

tenho uma questao, para o tal quadro q pretendo montar, tenho q colocar um disjuntor diferencial de 30mA...ou n será preciso?
Última edição por pmpmr em 28 fev 2007, 20:27, editado 1 vez no total.
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

pmpmr Escreveu:aqui deixo uma imagem do site d LPA

http://img31.imagevenue.com/img.php?ima ... _117lo.JPG

tenho uma questao, para o tal quadro q pretendo montar, tenho q colocar um disjuntor diferencial de 30mA...ou n será preciso?
Depende... :shock: Nessas tuas instalações "piratas" :lol: tens o diferencial da companhia?
Imagem
alarmixii
Curioso
Curioso
Registado: 11 jan 2007, 21:33

Mensagem por alarmixii »

Boas amigo
Como é quadro secundario nao necessitas de ter um disjuntor diferencial, no entanto e no quadro principal deveras colocar um disjuntor calculado para o cabo que vais colocar entre o QE prim e o QE sec, de forma a protegeres esse cabo.
No QE secundario teras de colocar um Interruptor diferencial para protecção de pesoas e bens.................para ficar ainda mais bens feito deverias colocar um Interr.Difere para tomadas e outro para iluminação, de maneira a efectuares selectividade nos circuitos em caso de anamalia entendes?

Espero ter ajudado men........

Abraço
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Eu não conheço a casa mas penso que um diferencial de 0,300mA é o suficiente... :wink:

0,30mA é muito sensível (já para não falar dos de 0,10mA) :wink:
Imagem
pmpmr
Curioso
Curioso

Mensagem por pmpmr »

mt obrigado pelas dicas, eu percebo bem isso da selectividade, pq estudei as noçoes basicas de proteççoes numa cadeira do curso, e vou meter entao um disjuntor diferencial para protecçao nao so das pessoas, mas para isolar logo a zona de defeito...
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Electro_PT escreveu:

Eu não conheço a casa mas penso que um diferencial de 0,300mA é o suficiente...

0,30mA é muito sensível (já para não falar dos de 0,10mA)

Penso que queria escrever:

300mA (ou 0,3A) em vez de 0,300mA

30mA (ou 0,03A) em vez de 0,30mA

10mA (ou 0,01A) em vez de 0,10mA

Aliás 0,300mA ou 0,30mA é a mesma coisa.

Um abraço.
fred
Curioso
Curioso
Registado: 25 mai 2007, 16:29

Mensagem por fred »

boas......para fazeres um quadro auxiliar tens de ir buscar a alimentação ao quadro principal...de quadro pra quadro poe fio de 2.5, como e pouca coisa......a partir dai e fazer um novo quadro. Diferencial, um dijuntor de 16 para tomadas(ate oito,se tiver consumos normais) e um dijuntor de 10 para iliminação(oito pontos de luz sem passar os 2200w)...
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

justme Escreveu:Electro_PT escreveu:

Eu não conheço a casa mas penso que um diferencial de 0,300mA é o suficiente...

0,30mA é muito sensível (já para não falar dos de 0,10mA)

Penso que queria escrever:

300mA (ou 0,3A) em vez de 0,300mA

30mA (ou 0,03A) em vez de 0,30mA

10mA (ou 0,01A) em vez de 0,10mA

Aliás 0,300mA ou 0,30mA é a mesma coisa.

Um abraço.
Tens toda a razão, confundi os 0,300 com 0,030 mA :wink:
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”