Frio industrial
Frio industrial
Boa tarde
Preciso de aprender mais sobre controlo eléctrico de Camaras de frio, congelação e conservação, com resistências e sem resistências, que variaveis podemos ter.
Alguem conhecer um site ou livro onde possa tirar essas duvidas e aprender mais sobre frio industrial.
Cumprimentos
Heira
Preciso de aprender mais sobre controlo eléctrico de Camaras de frio, congelação e conservação, com resistências e sem resistências, que variaveis podemos ter.
Alguem conhecer um site ou livro onde possa tirar essas duvidas e aprender mais sobre frio industrial.
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Re: Frio industrial
Boas "heira"
Diz cá o que queres saber.
Camara conservação
O termostato é quem manda, e manda arrancar o compressor e manda parar.
Os ventiladores do evaporador estão sempre em funcionamento.
Os ventiladores do condensador arranca com o compressor.
Pressostato de alta e baixa pára o compressor fica ligado em serie com o termostato.
Camara congelação
O termostato é quem manda, e manda na electrovalvula de corte de liquido.
O compressor arranca por ordem do pressostato de baixa.
Os ventiladores do condensador arranca com o compressor.
Pressostato de alta e baixa pára o compressor.
Os ventiladores do evaporador estão sempre em funcionamento. Excepto na descongelação onde o relógio manda descongelar (tambem pode ser por sensor). Tem que parar os ventiladores. Quando descongela liga as resistencias.
Quando acaba o tempo de descongelar deve de ter um termostato no evaporador e só deixa ligar os ventiladores quando a temperatura do evaporador for a regulada para não disipar o calor da descongelação pela camara. Se não as portas podem arrebentar.
Cump.
Mário
Diz cá o que queres saber.
Camara conservação
O termostato é quem manda, e manda arrancar o compressor e manda parar.
Os ventiladores do evaporador estão sempre em funcionamento.
Os ventiladores do condensador arranca com o compressor.
Pressostato de alta e baixa pára o compressor fica ligado em serie com o termostato.
Camara congelação
O termostato é quem manda, e manda na electrovalvula de corte de liquido.
O compressor arranca por ordem do pressostato de baixa.
Os ventiladores do condensador arranca com o compressor.
Pressostato de alta e baixa pára o compressor.
Os ventiladores do evaporador estão sempre em funcionamento. Excepto na descongelação onde o relógio manda descongelar (tambem pode ser por sensor). Tem que parar os ventiladores. Quando descongela liga as resistencias.
Quando acaba o tempo de descongelar deve de ter um termostato no evaporador e só deixa ligar os ventiladores quando a temperatura do evaporador for a regulada para não disipar o calor da descongelação pela camara. Se não as portas podem arrebentar.
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Re: Frio industrial
Também gostava de aprender um pouco mais sobre esta área, visto que pouco percebo! Mas coloco algumas questões a vermelho.
Mário Escreveu:Boas "heira"
Diz cá o que queres saber.
Camara conservação
O termostato é quem manda, e manda arrancar o compressor e manda parar.
Os ventiladores do evaporador estão sempre em funcionamento.
Porquê que os ventiladores estão sempre a funcionar? Não é um desperdício de energia eléctrica!? Desde que a temperatura na câmara de conservação seja adequada não deviam parar ou pelo menos reduzir a velocidade?
Os ventiladores do condensador arranca com o compressor.
Pressostato de alta e baixa pára o compressor fica ligado em serie com o termostato.
Camara congelação
O termostato é quem manda, e manda na electrovalvula de corte de liquido.
O compressor arranca por ordem do pressostato de baixa.
Os ventiladores do condensador arranca com o compressor.
Pressostato de alta e baixa pára o compressor.
Os ventiladores do evaporador estão sempre em funcionamento. Excepto na descongelação onde o relógio manda descongelar (tambem pode ser por sensor). Tem que parar os ventiladores. Quando descongela liga as resistencias.
Quando acaba o tempo de descongelar deve de ter um termostato no evaporador e só deixa ligar os ventiladores quando a temperatura do evaporador for a regulada para não disipar o calor da descongelação pela camara. Se não as portas podem arrebentar.
Pode explicar melhor o funcionamento do pressostato de alta de baixa no sistema.
Cump.
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Re: Frio industrial
Boas
joaoosvaldo Escreveu:Também gostava de aprender um pouco mais sobre esta área, visto que pouco percebo! Mas coloco algumas questões a vermelho.Mário Escreveu:Boas "heira"
Diz cá o que queres saber.
Camara conservação
O termostato é quem manda, e manda arrancar o compressor e manda parar.
Os ventiladores do evaporador estão sempre em funcionamento.
Porquê que os ventiladores estão sempre a funcionar? Não é um desperdício de energia eléctrica!? Desde que a temperatura na câmara de conservação seja adequada não deviam parar ou pelo menos reduzir a velocidade?
Têm que manter a circulação do ar na camara, desta maneira é mais homogéneo a temperatura dos produtos.
Os ventiladores do condensador arranca com o compressor.
Pressostato de alta e baixa pára o compressor fica ligado em serie com o termostato.
Camara congelação
O termostato é quem manda, e manda na electrovalvula de corte de liquido.
O compressor arranca por ordem do pressostato de baixa.
Os ventiladores do condensador arranca com o compressor.
Pressostato de alta e baixa pára o compressor.
Os ventiladores do evaporador estão sempre em funcionamento. Excepto na descongelação onde o relógio manda descongelar (tambem pode ser por sensor). Tem que parar os ventiladores. Quando descongela liga as resistencias.
Quando acaba o tempo de descongelar deve de ter um termostato no evaporador e só deixa ligar os ventiladores quando a temperatura do evaporador for a regulada para não disipar o calor da descongelação pela camara. Se não as portas podem arrebentar.
Pode explicar melhor o funcionamento do pressostato de alta de baixa no sistema.
Cump.
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Re: Frio industrial
Boas
Nas camaras de congelação o pressostato de alta e de baixa no sistema, serve para parar o compressor.
No arranque
O termostato dá sinal à electrovalvuçla de liquido que quando actua, abre a passagem de liquido para a valvula de expanção, que por sua vez vai deixar passar o liquido e vaporizar no evaporador e retornar para a aspiração do compressor, neste momento o pressostato de baixa que estava em aberto, fecha, o que dá sinal para o compressor arrancar.
Na paragem
O termostato corta a electrovalvula o compressor está a trabalhar até a aspiração atingir o valor regulado (+ - 100gramas) e depois pára.
A diferença entre a conservação e congelação, é que na conservação normalmente não se usa a electrovalvula excepto quando temos diversos evaporadores (podem ter a mesma temperatura ou não).
Os gases têm tendência a deslocarem-se para as zonas de menor temperatura, o que no caso duma câmara de congelação iria tentar ir para o evaporador. O que no momento de partida o compressor iria aspirar o gás em forma de liquido, (dado que o evaporador tem temperatura para o liquefazer) e dá origem ao chamado golpe de liquido, (vai partir válvulas e pistão, o que pode também fazer arrastamento do óleo no carter, e o compressor ficar a trabalhar sem óleo. (muitas das vezes o pressostato do óleo não actua dado que a pressão da aspiração engana o pressostato do óleo).
Nas unidades maiores usa-se um detector de óleo de nível (pode ser bóia ou óptico) que tem que parar o compressor passado 10 a 20 Seg.
Cump.
Mário
Nas camaras de congelação o pressostato de alta e de baixa no sistema, serve para parar o compressor.
No arranque
O termostato dá sinal à electrovalvuçla de liquido que quando actua, abre a passagem de liquido para a valvula de expanção, que por sua vez vai deixar passar o liquido e vaporizar no evaporador e retornar para a aspiração do compressor, neste momento o pressostato de baixa que estava em aberto, fecha, o que dá sinal para o compressor arrancar.
Na paragem
O termostato corta a electrovalvula o compressor está a trabalhar até a aspiração atingir o valor regulado (+ - 100gramas) e depois pára.
A diferença entre a conservação e congelação, é que na conservação normalmente não se usa a electrovalvula excepto quando temos diversos evaporadores (podem ter a mesma temperatura ou não).
Os gases têm tendência a deslocarem-se para as zonas de menor temperatura, o que no caso duma câmara de congelação iria tentar ir para o evaporador. O que no momento de partida o compressor iria aspirar o gás em forma de liquido, (dado que o evaporador tem temperatura para o liquefazer) e dá origem ao chamado golpe de liquido, (vai partir válvulas e pistão, o que pode também fazer arrastamento do óleo no carter, e o compressor ficar a trabalhar sem óleo. (muitas das vezes o pressostato do óleo não actua dado que a pressão da aspiração engana o pressostato do óleo).
Nas unidades maiores usa-se um detector de óleo de nível (pode ser bóia ou óptico) que tem que parar o compressor passado 10 a 20 Seg.
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Mário
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Re: Frio industrial
Boa Mario
Muito obrigado pelo esclarecimento, onde consigo arranjar um esquema eléctrico dum quadro de control.
Cumprimentos
Muito obrigado pelo esclarecimento, onde consigo arranjar um esquema eléctrico dum quadro de control.
Cumprimentos
Re: Frio industrial
Boas
Normalmente os controladores de temperatura fazem quase tudo.
Apenas precisas de colocar 1 contactor com térmico para segurança do comp.
E assim a corrente (I) não passa no controlador
podes verificar na AKO ou Eliweell
têm esquemas porreiros.
PS.-A parragem dos compressores eu faço sempre a parragem pelo fecho da válvula de liquido
o objectivo é "puxar" o gaz á máquina arancando assim sem carga, sendo o pico de arranque do motor muito menor.
Abraço
zeluis
Normalmente os controladores de temperatura fazem quase tudo.
Apenas precisas de colocar 1 contactor com térmico para segurança do comp.
E assim a corrente (I) não passa no controlador
podes verificar na AKO ou Eliweell
têm esquemas porreiros.
PS.-A parragem dos compressores eu faço sempre a parragem pelo fecho da válvula de liquido
o objectivo é "puxar" o gaz á máquina arancando assim sem carga, sendo o pico de arranque do motor muito menor.
Abraço
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Re: Frio industrial
Boas
Se o arranque na máquina é difícil, podemos ter by-pass entre a admissão e a descarga com electrovalvula, ou cabeças comandadas por regime de carga (trabalho) e outros ainda.
Cump.
Mário
Atenção que ""puxar" o gás à máquina arrancando assim sem carga". O "puxar" não é para facilitar o arranque (também faz) é sim para não haver possibilidade de liquido para a aspiração e por sua vez arrastar o oleo.zeluis Escreveu:Boas
PS.-A parragem dos compressores eu faço sempre a parragem pelo fecho da válvula de liquido
o objectivo é "puxar" o gaz á máquina arancando assim sem carga, sendo o pico de arranque do motor muito menor.
Abraço
zeluis
Se o arranque na máquina é difícil, podemos ter by-pass entre a admissão e a descarga com electrovalvula, ou cabeças comandadas por regime de carga (trabalho) e outros ainda.
Cump.
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Re: Frio industrial
Bem de facto o tema dá pano para mangas...
sou novo no forum e peço desculpa a minha intromissão mas seria interessante criar um tópico sobre o frio industrial , com a introdução dos novos gazes refrigerantes muitas duvidas surgem. e o frio industria é sempre um desafio pois retirar o calor a 1 câmara até chegar a -30ªc desafia as leis da natureza...
sou novo no forum e peço desculpa a minha intromissão mas seria interessante criar um tópico sobre o frio industrial , com a introdução dos novos gazes refrigerantes muitas duvidas surgem. e o frio industria é sempre um desafio pois retirar o calor a 1 câmara até chegar a -30ªc desafia as leis da natureza...
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Re: Frio industrial
Boas
Temos um tópico sobre Avac onde podes dar e receber conhecimentos sobre "frio"
Cump.
Mário
Pois, mas como o tema inicial é de electricidade.zeluis Escreveu:Bem de facto o tema dá pano para mangas...
sou novo no forum e peço desculpa a minha intromissão mas seria interessante criar um tópico sobre o frio industrial , com a introdução dos novos gazes refrigerantes muitas duvidas surgem. e o frio industria é sempre um desafio pois retirar o calor a 1 câmara até chegar a -30ªc desafia as leis da natureza...
Temos um tópico sobre Avac onde podes dar e receber conhecimentos sobre "frio"
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Re: Frio industrial
Boas.Mário Escreveu:Boas
...
Temos um tópico sobre Avac onde podes dar e receber conhecimentos sobre "frio"
...
Na secção AVAC, também se pode falar debater, alem do frio, os temas ventilação e calor(mas nada de brasileiras nem emigrantes de leste).


Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
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A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
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