Equipotencial nos WC.

CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Equipotencial nos WC.

Mensagem por CAOR »

Os meus cumprimentos! gostaria de saber se já está a ser aplicada a s regras de e certificação equipotencial de terras nos W.C. pela Certiel, (terras em todas partes metalicas).
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Re: Equipotencial nos WC.

Mensagem por luisguerreiro »

CAOR Escreveu:Os meus cumprimentos! gostaria de saber se já está a ser aplicada a s regras de e certificação equipotencial de terras nos W.C. pela Certiel, (terras em todas partes metalicas).
no meu caso ja se aplica, mas nao se certifica, só para o ano...
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Sim está, e se procurares bem no forum, encontras isso

Um abraço
karlito
Curioso
Curioso
Registado: 26 nov 2007, 23:41

Mensagem por karlito »

CAOR Escreveu:Os meus cumprimentos! gostaria de saber se já está a ser aplicada a s regras de e certificação equipotencial de terras nos W.C. pela Certiel, (terras em todas partes metalicas).

olá,

Acho que as regras das equipotencialidade já se aplicam. Eu tive a ligar a partir da tomada da casa de banho varios tubos com fio de 2.5mm2, até ao poliban, aquecedor, luz do espelho e luz do tecto embutida no pladur. Penso que é assim que se faz.

Karlito
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Tens razão

Um abraço
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

karlito Escreveu:

olá,

Acho que as regras das equipotencialidade já se aplicam. Eu tive a ligar a partir da tomada da casa de banho varios tubos com fio de 2.5mm2, até ao poliban, aquecedor, luz do espelho e luz do tecto embutida no pladur. Penso que é assim que se faz.

Karlito
aquecedor, luz do espelho e luz do tecto???????
esses cirquitos ja deveriam ter terra.....
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Resposta ao Amigo Luis Guerreiro! além dos pontos de luz e tomadas e banheiras hidromassagens que já se encontrava em vigor agora mais o caso de equipotencial de terras em banheiras, tubagens de águas, torneiras, grelhas metálicas, toalheiros metálicos, tectos falsos em chapa, resgurdos banheiras e janelas de aluminio, etc tudo que seja metálico, se já é imposto pela certificação da Certiel?
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Sim, mas é preciso ter cuidado a UNião do cobre e alumínio é bimetálicos, e com zinco é azincados, e com outros tarados

Um abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, os talheres de mesa como são metálicos também tem de ser ligados á terra, assim como os faqueiros que estão guardados no movel para quando temos visitas!!! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

E pessoalmente também acho um exagero essa questão em relação as casas de banho

Abraço
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Tem tudo razão, mais vale mandar para o penico

Um abraço
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Been thanked: 1 time

Mensagem por ruisantos »

De facto é uma boa medida e eficaz,mas a meu ver exagerada,nao estamos a falar de uma maquina que mais ao menos facilmente podemos ligar todas as partes metalicas à terra. Agora... por exemplo os toalheiros?!como fazer a respectiva ligacao? Deixar já a tubagem feita para a passagem do fio terra? se sim este sitio p os colcar já tem de estar defenido.Dpois qndo o formos aplicar... mmmm fica melhor aqui,opsss nao dá pq o fio terra está ali :?

CAOR Escreveu:Resposta ao Amigo Luis Guerreiro! além dos pontos de luz e tomadas e banheiras hidromassagens que já se encontrava em vigor agora mais o caso de equipotencial de terras em banheiras, tubagens de águas, torneiras, grelhas metálicas, toalheiros metálicos, tectos falsos em chapa, resgurdos banheiras e janelas de aluminio, etc tudo que seja metálico, se já é imposto pela certificação da Certiel?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

ruisantos Escreveu:De facto é uma boa medida e eficaz,mas a meu ver exagerada,nao estamos a falar de uma maquina que mais ao menos facilmente podemos ligar todas as partes metalicas à terra. Agora... por exemplo os toalheiros?!como fazer a respectiva ligacao? Deixar já a tubagem feita para a passagem do fio terra? se sim este sitio p os colcar já tem de estar defenido.Dpois qndo o formos aplicar... mmmm fica melhor aqui,opsss nao dá pq o fio terra está ali :?

CAOR Escreveu:Resposta ao Amigo Luis Guerreiro! além dos pontos de luz e tomadas e banheiras hidromassagens que já se encontrava em vigor agora mais o caso de equipotencial de terras em banheiras, tubagens de águas, torneiras, grelhas metálicas, toalheiros metálicos, tectos falsos em chapa, resgurdos banheiras e janelas de aluminio, etc tudo que seja metálico, se já é imposto pela certificação da Certiel?
Boas, os toalheiros do aquecimento central aquecidos por circuito fechado de agua não são para ligar á terra!!! está escrito nas RTIEBT!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

equipotencial.jpg
equipotencial.jpg (150.71 KiB) Visto 2751 vezes

Deverão ser ligados:

:arrow: As canalizações metálicas de água quente, água fria, ventilação e esgoto;

:arrow: O corpo dos aparelhos sanitários metálicos;

:arrow: Arcos metálicos das portas e janelas por se encontrarem em contacto com elementos metálicos da construção.

Não e necessário ligar:

:arrow: Toalheiros não eléctricos

:arrow: Massas de aparelhos eléctricos da classe I I ;

:arrow: Grelhas metálicas de ventilação natural;

:arrow: Radiadores de aquecimento central ligados por canalizações isoladas .

fonte:http://www.certiel.pt/htm/index.htm
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
skelt
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Has thanked: 5 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por skelt »

karlito Escreveu:

olá,

Karlito

utilizaste caixa equipotencial ou repicaste de umas coisas para as outras???
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”