Colocação comutadores adicionais.

Responder
Batas
Curioso
Curioso
Registado: 27 set 2010, 14:37

Colocação comutadores adicionais.

Mensagem por Batas »

Olá!

Tenho tenho quartos que apenas têm um interruptor à entrada. Quero substituir esse interruptor por 3 pulsadores tipo campainha, um na entrada e um de cada lado da cama, com telerruptor embutido na caixa de derivação. Para isso tenho de fazer rasgos nas paredes...

A minha singela questão:

1-Continuar o rasgo a partir da caixa de derivação presente na parede junto ao tecto, até à zona da cama e descer um rasgo para cada pulsador;
2-Continuar o rasgo a 1,10m de altura (altura do interruptor actual) sempre na horizontal até ao local do primeiro e depois segundo pulsador;
3-Fazer um rasgo do interruptor actual ao chão, continuar na parede paralelamente ao chão (junto a este) e depois subir junto à cama;

Qual a forma convencional?

Obrigado!

Batas
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Re: Colocação comutadores adicionais.

Mensagem por vecm1956 »

Boa tarde,

Se quiser poupar algum dinheiro também pode fazer uma instalação mais fácil, instalando uma comutação de escada com um comutador ao meio da cabeceira da cama e por cima desta e outro no lugar do interruptor actual.

VM
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por vecm1956 »

Batas Escreveu:Olá!

Tenho tenho quartos que apenas têm um interruptor à entrada. Quero substituir esse interruptor por 3 pulsadores tipo campainha, um na entrada e um de cada lado da cama, com telerruptor embutido na caixa de derivação. Para isso tenho de fazer rasgos nas paredes...

A minha singela questão:

1-Continuar o rasgo a partir da caixa de derivação presente na parede junto ao tecto, até à zona da cama e descer um rasgo para cada pulsador;
2-Continuar o rasgo a 1,10m de altura (altura do interruptor actual) sempre na horizontal até ao local do primeiro e depois segundo pulsador;
3-Fazer um rasgo do interruptor actual ao chão, continuar na parede paralelamente ao chão (junto a este) e depois subir junto à cama;

Qual a forma convencional?

Obrigado!

Batas
Boa noite,

Em minha opinião a solução nº 1 é mais convencional, mas já vi fazer nas três maneiras.

VM
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Uma outra forma seria com dois comutadores de escada com um inversor de grupo no meio. Mas com telerruptor fica mais... Cool. :lol:
Embora... Um telerruptor deve andar na casa dos 20-30€... Nem sei.

A meu ver, a 2ª opção é a que gasta menos fio e tubo... Mas não quero fazer asneiras :roll:
Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Mensagem por Luisgomes »

Sem duvida a utilização de dois comotadores de escada e um inversor de grupo são a melhor solução e na qual poupas mais alem das ligações serem muito mais simples. mas com já disseram com um telerruptor fica mais cool.
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Pois... Lá está.

Mas acho que vou abandonar a ideia do telerruptor. Com comutadores de escada e inversores de grupo fica tudo igual em toda a casa, senão ficavam "botões" de campainha nos quartos... E no resto normal... Pouco homogéneo.

E os telerruptores não são tão baratos assim...
ric_matos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 set 2008, 02:31

Mensagem por ric_matos »

Boa noite,

para o circuito ficar como mandam as normas deve passar pela caixa de derivação, mas possivelmente a solução mais barata será através do sistema Galea Life da Legrand (sem fios), pois caso contrário tem de fazer rasgos na parede, depois passar a canalização com os condutores e por fim os equipamentos eléctricos.

É só mais uma possibilidade. ;)
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”