Ar Condicionado (alimentação e protecção de 5 unidades)

Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Re: Ar Condicionado (alimentação e protecção de 5 unidades)

Mensagem por Luisgomes »

Um conselho se o teu orçamento o permitir opta por colocares AC inverter pois como ja alguem disse o consumo de energia é menor. Quanto as alimentações tens que ver mas se possivel directas do quadro e ja sabes se forem inverter a alimentação tem que ir primeiro a unidade exterior(compressor) se não for inverter basta ir a unidade interior e pra proteção alguem disse pra protejeres cada circuito com um dijuntor de 16A mas se forem aparelhos inverter utiliza plo menos dijuntores de 20 A. Opta tambem por um compressor que permita ligar varios aparelhos interiores pra não andares a espalhar unidades plas paredes da casa e sim centrá-las num só sitio. Em relação a marca a LG é uma boa marca mas se queres algo eficiente e que não te incomode depois com o barulho que eles fazem aconselhava-te Samsung. Ja instalei das duas marcas e faz bastante diferença
Batas
Curioso
Curioso
Registado: 27 set 2010, 14:37

Mensagem por Batas »

Boas!

Se for inverter, a alimentação tem de ir primeiro à unidade exterior, e depois desta sai a alimentação para a unidade interior?

Se um inverter consome menos... Porquê colocar disjuntores de valores mais elevados?

O meu objectivo é colocar as máquinas (compressores) todos juntos no telhado, em cima de um suporte...

Samsung e LG têm aparelhos engraçados, tenho de fazer uma comparação entre vários modelos. Para já parecem-me identicos... Pelo menos na gama de 9000BTU's...
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Viva.
Esta discussão é interessante...
Estou em fase de cosntrução da minha moradia, e vou optar por colocar AC.
Prevejo 2 unidades exteriores multi-split inverter, para alimentar 6, ou 7, unidades interiores.
Ao que me foi dito, apenas as unidades exteriores precisam de alimentação, sendo que depois "comunicam"/alimentam as interiores.
Previ 2 circuitos: AC1 e AC2, protegidos com disjuntor 16A, e alimentados a cabo 2,5mm2.
Fiz isto porque foi o que me aconselharam, apesar de as máquinas exteriores consumirem quase 5KW...

Acham que está correcto assim? ou devo alimentar a 4mm e proteger a 20A?

Vou colocar Mitsubishi Electric, e não estava atento Às questões dos sifões... agradeço a dica.
Learning is the goal!!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
gemini Escreveu:Viva.
Esta discussão é interessante...
Estou em fase de cosntrução da minha moradia, e vou optar por colocar AC.
Prevejo 2 unidades exteriores multi-split inverter, para alimentar 6, ou 7, unidades interiores.
Ao que me foi dito, apenas as unidades exteriores precisam de alimentação, sendo que depois "comunicam"/alimentam as interiores.
Previ 2 circuitos: AC1 e AC2, protegidos com disjuntor 16A, e alimentados a cabo 2,5mm2.
Fiz isto porque foi o que me aconselharam, apesar de as máquinas exteriores consumirem quase 5KW...
Acham que está correcto assim? ou devo alimentar a 4mm e proteger a 20A?
Vou colocar Mitsubishi Electric, e não estava atento Às questões dos sifões... agradeço a dica.
Atenção ás distancias das unidades interiores com a exterior (tubo de cobre e as medidas) , sobre os condutores, eu ia para 4mm e vê se é trifásica ou monofásica.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Mensagem por Luisgomes »

Batas Escreveu:Boas!

Se um inverter consome menos... Porquê colocar disjuntores de valores mais elevados?
Falo isso por experiencia, o meu patrao ja teve uma obra onde foram instaladas duas unidades exteriores, cada uma tinha alimentação separada, o quadro era alimentado por fio de 6mm e os aparelhos estavam alimentados por fio de 2.5mm e por incrivel que pareça fomos obrigados a trocar os dijuntores dos AC's pois tiveram um sobreaquecimento que um dos dijuntores começou a derreter
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”