Variador de luz rotativo faz ruido

Responder
JohnnyTuga
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 out 2010, 21:51

Variador de luz rotativo faz ruido

Mensagem por JohnnyTuga »

Boas, hoje comprei um interruptor no aki para regular a intencidade da luz do candeiro de tecto no meu escritorio, convencido que o conseguia montar.
Instalei e quando tento baixar a intencidade a medida que rodo, o interruptor começa a fazer zumbido, so nao faz zumbido quando tá ou no maximo ou desligado.
Talvez seja por o predio ser antigo e nao ter terra, digo eu. Ou nao é combativel com o candeiro, que tbm ja é antigo, mas só tem 3 lampadas... Não sei, dai tar a escrever este topico
Alguem tem ideias?
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Contacto:

Re: Variador de luz rotativo faz ruido

Mensagem por asena »

Antes de ir devolver o aparelho, tenho a dizer-lhe que o ruido é -> normal.

Os variadores de luminosidade normais aka Dimmers, são feitos com TRIAC, e a variação do brilho, vem com o corte da sinusoide que passa no Triac para alimentar a lâmpada.
Quanto menos tempo se deixar passar a tensão no Triac, a tensão média vai ser menor, e a luminosidade também menor.
Quanto mais tempo se deixa passar Tensão no Triac, a tensão média vai ser maior, e a luminosidade é maior.

Não há barulho quando está a 0% ou 100%, pois não há corte da sinousoide.
Entre estes valores, como há corte da onda, há sempre ruido gerado nos semiconductores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O mesmo acontece nos variadores de velocidade, com frequência variavel. Há menos ruido porque é um produto industrial de qualidade.

Esses dimmers baratos não têem protecções e ruido não lhes falta.
Se nós ouvimos zumbido, imagine o ruido eléctrico que é injectado na rede local. Uma verdadeira tempestade.

Uma procura no Google Images por TRIAC DIMMER, vai dar mais resultados e esquemas eléctricos para quem quiser fazer um em "casa".
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Mensagem por jose cardoso »

esse regulador tem os filtros todos? os condensadores sao class X2?
Jorze
Curioso
Curioso
Registado: 20 jul 2010, 18:59

Mensagem por Jorze »

JohnnyTuga Escreveu:Boas, hoje comprei um interruptor no aki para regular a intencidade da luz do candeiro de tecto no meu escritorio, convencido que o conseguia montar.
Instalei e quando tento baixar a intencidade a medida que rodo, o interruptor começa a fazer zumbido, so nao faz zumbido quando tá ou no maximo ou desligado.
Talvez seja por o predio ser antigo e nao ter terra, digo eu. Ou nao é combativel com o candeiro, que tbm ja é antigo, mas só tem 3 lampadas... Não sei, dai tar a escrever este topico
Alguem tem ideias?
há reguladores que se vendem já fudi..... e cada marca é a sua marca....
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”