Calculo Ponta

Responder
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 abr 2009, 12:10
Contacto:

Calculo Ponta

Mensagem por pestynha »

Tenho duvidas nos calculas das pontas TP

Leitura do contador ex 20. a relaçao do contador é 100/5 a dos ti´s é 1000/5

Como calculo a intensidade???
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Calculo Ponta

Mensagem por Josecalado »

Boas!

O contador não é nenhum transformador de intensidade ele tem é uma relação proporcional de escala, isto quer dizer que quando conta uma unidade equivale a 20 KW porque 20x5=100.
No que diz respeito ao transformador de intensidade 1000/5 quando circula uma corrente de 100 Amp. este devido à sua relação de transformação envia um sinal de 0,5 Amp.

Cpm.
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

boas
Eu sei mas o contador tem um relaçao de transformaçao de 100/5 e i ti de 1000/5 aminha duvida é essa

como transformo os 1000 para 100 ?

Josecalado Escreveu:Boas!

O contador não é nenhum transformador de intensidade ele tem é uma relação proporcional de escala, isto quer dizer que quando conta uma unidade equivale a 20 KW porque 20x5=100.
No que diz respeito ao transformador de intensidade 1000/5 quando circula uma corrente de 100 Amp. este devido à sua relação de transformação envia um sinal de 0,5 Amp.

Cpm.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Peço desculpa mas tenho dificuldade em perceber a sua dúvida, porque é que tem que se preocupar com a relação de proporção do contador e a relação de transformação do TI, parece-me que a instalação em causa é uma instalação de consumo elevado, de forma que os valores de consumo indicados têm que ser multiplicados por 5 e o produto desta multiplicação é o consumo real.

Cpm.
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

A minha duvida é , num por cada 100 a que passam conta 5 e noutro é por cada 1000 conta 5

Ou seja se nos ti passam 1000 conta 5 e no contador conta 20
Josecalado Escreveu:Peço desculpa mas tenho dificuldade em perceber a sua dúvida, porque é que tem que se preocupar com a relação de proporção do contador e a relação de transformação do TI, parece-me que a instalação em causa é uma instalação de consumo elevado, de forma que os valores de consumo indicados têm que ser multiplicados por 5 e o produto desta multiplicação é o consumo real.

Cpm.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Se o consumo é de 1000 Amp. o TI (1000/5) da entrada, lê 5 Amp. Certo?

Se saem 5 Amp para o contador é o que ele conta, mas também este tem uma relação de (x) o que dá o valor final de 1000 que ele traduz em Kwh.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

como?
importas-te de esquemetisar?

se a ponta lida for 20

com ti 1000/5 e relaçao de 100/5
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

se bem me lembro, a indicação existente no contador (100/5) significa que este está concebido para contagem indirecta por intermédio de TI 100/5A,

uma vêz que não admite mais do que 5A.

Em consequência, quando está ligado por intermédio de TI 1000/5 a leitura obtida tem de ser corrigida da diferença de relações de transformação e

essa correcção aparece na respectiva factura.

ohmico
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

O meu problema nao é apareçer na factura.

Eu vou aos PT´s e vou ler as pontas e preciso saber o calculo a aplicar para saber se a sobrecarga ou nao ...

ohmico Escreveu:Boas,

se bem me lembro, a indicação existente no contador (100/5) significa que este está concebido para contagem indirecta por intermédio de TI 100/5A,

uma vêz que não admite mais do que 5A.

Em consequência, quando está ligado por intermédio de TI 1000/5 a leitura obtida tem de ser corrigida da diferença de relações de transformação e

essa correcção aparece na respectiva factura.

ohmico
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Mensagem por jodsbrum »

Meu caro amigo, vamos ver isto com calma a ver se nos entendemos.
Imagine que no primário do TI (1000/5) estão a passar 1000 amperes, então devido à relação dele no secundário está a passar 5 amperes e esses 5 amperes é que vão para o contador, ora o contador diz na sua chapa de características que a relação dos TI's se forem de 100/5 a sua leitura é directa (é o que o contador marcar e não é necessário fazer conversões) ora nesta situação não é o caso pois estamos a utilizar um TI não de 100/5 mas 1000/5, como podemos ver existe uma relação de 10 entre os 1000 e os 100 o que quer dizer que o contador ao receber os 5 amperes, como está calculado para 100/5 vai dar uma leitura como se tivesse o TI de 100 quando temos um de 1000, ai é só multiplicar a leitura do contador por 10 e temos a leitura correcta.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”