Circuitos electricos
Circuitos electricos
Bom dia a todos.
Tenho um exercício para resolver e atendendo a tudo o que me pedem, nem sei bem por onde começar. Se alguém me poder dar uma ajudita agradecia.
G 230,50hz ______R(1) 50=Ohms____L(1)=0,2H ____R(2) 25=Ohms ____C(1) 25uF______L(2) 0,4H___C(2)=30uF___
É um circuito fechado.
Preciso de calcular: corrente que atravessa o circuito, o factor de potência, potencia activa, reactiva e aparente assim como a tensão nos bornes da R2 e a impedância. Se alguém me poder dar umas dicas...
Obrigado
Obrigado a todos pelas vossas respostas. Vou agora tentar colocar essas fórmulas utilizando os valores que apresentei e depois cá os colocarei para vossa apreciação
Tenho um exercício para resolver e atendendo a tudo o que me pedem, nem sei bem por onde começar. Se alguém me poder dar uma ajudita agradecia.
G 230,50hz ______R(1) 50=Ohms____L(1)=0,2H ____R(2) 25=Ohms ____C(1) 25uF______L(2) 0,4H___C(2)=30uF___
É um circuito fechado.
Preciso de calcular: corrente que atravessa o circuito, o factor de potência, potencia activa, reactiva e aparente assim como a tensão nos bornes da R2 e a impedância. Se alguém me poder dar umas dicas...
Obrigado
Obrigado a todos pelas vossas respostas. Vou agora tentar colocar essas fórmulas utilizando os valores que apresentei e depois cá os colocarei para vossa apreciação
Última edição por Estudante em 29 set 2010, 12:32, editado 1 vez no total.
Estudante
Re: Circuitos electricos
Começa por calcular a impedância equivalente (Zeq), que no caso de um circuito série é a soma das impedâncias de cada um dos componentes.Estudante Escreveu:Bom dia a todos.
É um circuito fechado.
Obrigado
Em seguida, calculas a corrente que é dada pela bem conhecida lei de Ohm I=V/Zeq.
E com a corrente podes obter de forma não muito complicada as restantes grandezas. Só precisas de saber as equações.
Abc
Edit: tinha um "bug" numa equação
Última edição por S Brás em 28 set 2010, 09:22, editado 2 vezes no total.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Percebes de números complexos e das Fórmula Z=R+j(Wl.Wc1)
I=U/Z
Calcular Z1 e Z2.................Z1=R1+J(WL1-WC1)
---------------------------------Z2=R2+J(WL2-WC2)
WL= 2 x pi x f xL
Wc=1/(2 x pi x f x C)
I1=U/Z1................ I2=U/Z2------------It=I1+I2............Ze=U/It
S=U x I ..........P=U x I x cos fi.............Q=U x I x sen fi
cose fi= Re/Ze .............................cos fi=P/Z
Tensão em R1 ....R1xI1 .
etc
O problema é elementar meu caro Watson
I=U/Z
WL= 2 x pi x f xL
Wc=1/(2 x pi x f x C)
Tensão em R1 ....R1xI1 .
etc
Última edição por Duzia12 em 27 set 2010, 19:32, editado 2 vezes no total.
Não terei primeiro que calcular o valor de todas as resitências e de todos os condensadores e depois então calcular tudo como se fosse um circuito RLC?Duzia12 Escreveu:Percebes de números complexos e das Fórmula Z=R+j(Wl.Wc1)
I=U/Z
WL= 2 x pi x f xL
Wc=1/(2 x pi x f x C)
Tensão em R1 ....R1xI1 .
etc
É que as Zeq das resistências não tenho problemas em calcular, o meu maior problema é em calcular as dos condensadores.
Estudante
Estudante Escreveu:Não terei primeiro que calcular o valor de todas as resitências e de todos os condensadores e depois então calcular tudo como se fosse um circuito RLC?Duzia12 Escreveu:...
É que as Zeq das resistências não tenho problemas em calcular, o meu maior problema é em calcular as dos condensadores.
O Zeq calcula-se com a soma (por ser um circuito série) das impedâncias de cada um dos componentes.
Z(resistencia)=R
Z(condensador)=1/jwC
Z(bobine)=jwL
em que w é o valor da frequência em rad/s e calcula-se assim
w=2*pi*f=2*pi*50hz
_j_ significa número imaginário (há quem use também _i:)
Zeq=Z(R1)+Z(R2)+Z(C1)+Z(C2)+Z(L1)+Z(L2);
I=U/Zeq;
É necessário saber trabalhar com complexos quer na forma polar quer na forma cartesiana. Caso tenha dúvidas convém rever essa matéria.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Há muitos métodos, pela minha prática este parece ser o mais simples. Podes trabalhar com Ze é um cálculo mais complicado
Na fórmula anterior havia um erro Z=R+j(Xl-Xc)............em que Xl=2 x pi x f x L .............e Xc= 1(2 x pi x f x c)
Na fórmula anterior havia um erro Z=R+j(Xl-Xc)............em que Xl=2 x pi x f x L .............e Xc= 1(2 x pi x f x c)
Obrigado a todos pelas vossas respostas. Vou agora tentar efectuar os cálculos com as vossas formulas apresentadas e depois aqui colocarei os resultados para vossa apreciação.ohmico Escreveu:Boas,
falta a divisão
Xc = 1/(2 x pi x f x c)
ohmico
Estudante
Boas.Estudante Escreveu:Obrigado a todos pelas vossas respostas. Vou agora tentar efectuar os cálculos com as vossas formulas apresentadas e depois aqui colocarei os resultados para vossa apreciação.ohmico Escreveu:Boas,
falta a divisão
Xc = 1/(2 x pi x f x c)
ohmico
O que eu fiz até ao momento foi o seguinte:
Somei as duas resistências: R = 50 Ohm+ 25 Ohms = 75 Ohms
Somei os valores das 2 bobines L = 0,2+0,4 = 0,6H
Somei os valores dos 2 condensadores C= 25x30/25+30 = 13,6
Com estes valores obtive o seguinte circuito:
__G =230V 50Hz ____R=75 Ohms ______L= 0.6H _____C= 13,6uF___ (circuito fechado em série)
Depois achei os seguintes valores:
XL = w.L =2.pi.50.0,6 =188,49 Ohms
XC = 1/C.W = 1/13,6.2.pi.50 = 2,34 Ohms
X = XL-XC = 188,49-2,34 = 186,15 Ohms
Com estes valores calculei Z= Raiz de (R2+X2) = 200,69
I = V/Z = 230/200,69 = 1,146
Agora vou calcular o factor de potência
Potência activa
Potência reactiva
Potência aparente
Se até aqui estiver errado por favor digam-me. Isto não tem sido fácil para mim.
Obrigado
Estudante
Bom dia Estudante.
Pelo que vi fugiste dos complexos como o Diabo da cruz.
Estás a aprender esses conceitos sem utilizar complexos?
A minha explicação depende da forma como estás a aprender.
Para já tens pelo menos um erro nos cálculos, num circuito série não podes fazer 1/(Xc1+Xc2), tens que fazer 1/Xc+1/Xc.
Abc
Para já tens pelo menos um erro nos cálculos, num circuito série não podes fazer 1/(Xc1+Xc2), tens que fazer 1/Xc+1/Xc.
Abc
Não me entendo muito bem com os números complexos. No entanto tenho estado a aprender através de formulas "mais simplificadas"S Brás Escreveu:Bom dia Estudante.
Abc
Aqui vão então os resultados finais com alguns anteriores rectificados:
Depois de obtido o circuito RLC G=230V,50Hz--------R= 75Ohms------L=0,6H (188,49 Ohms)------C= 13,63mF (23,35 Ohms)--- (em série fechado)
calculei:
É um circuito indutivo XL>XC
W=2.pi.f = rad/s
XL=W.L = 188,49 Ohms
XC= 1/C.W =23,35 Ohms
X= XL-XC = 188,49-23,35 =165,14 Ohms
Zeq= Raiz de R2+(XL-XC)2 =181,37 Ohms
I= V/Z = 230/181,37 =1,268A
Tensão 2ª resistência UR2= 1,268.25=31,7V
Factor de potência = IRI/IZI = 0,4135
sen fi = (XL-XC)/Z = (188,49-23,35)/181,37 =0,91
P=U.I.Cos = 230.1,268.0,4135= 120,59W