Cabos e tubos retardadores de chama e livres de halogéneo
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Cabos e tubos retardadores de chama e livres de halogéneo
Bom Dia a Todos!
Estou a desenvolver uma instalação de estabelecimento de restauração, sem projecto e estou com dificuldade na aquisição deste tipo de material, porque o armazenista não tem, e no que diz respeito a tubos só me arranja quantidades que não necessito, (atados de 102 mt) principalmente tubos e abraçadeiras, ora eu preciso de 10 varas de 20mm, 25, 32, será que vou ter problemas se aplicar o VD normal, gostava de apreciar a v/ opinião sobre esta questão.
Agradecimentos,
Estou a desenvolver uma instalação de estabelecimento de restauração, sem projecto e estou com dificuldade na aquisição deste tipo de material, porque o armazenista não tem, e no que diz respeito a tubos só me arranja quantidades que não necessito, (atados de 102 mt) principalmente tubos e abraçadeiras, ora eu preciso de 10 varas de 20mm, 25, 32, será que vou ter problemas se aplicar o VD normal, gostava de apreciar a v/ opinião sobre esta questão.
Agradecimentos,
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Re: Cabos e tubos retardadores de chama e livres de halogéne
Bom dia,
A pouco tempo fiz um projecto para um refeitório e utilizei cabos retardadores de chama e livre de halogéneo (RZ1-K).
Retardadores de chama têm de ser de certeza, agora livre de halogeneo existe varias opiniões por isso não arrisquei meti o cabo RZ1-K que é livre de halogeneo e retardador de chama.
Se existe um post colocado por mim a falar sobre isto.
Cumprimentos
Pedro Rocha
A pouco tempo fiz um projecto para um refeitório e utilizei cabos retardadores de chama e livre de halogéneo (RZ1-K).
Retardadores de chama têm de ser de certeza, agora livre de halogeneo existe varias opiniões por isso não arrisquei meti o cabo RZ1-K que é livre de halogeneo e retardador de chama.
Se existe um post colocado por mim a falar sobre isto.
Cumprimentos
Pedro Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Técnico Dedicado
Obrigado pelo seu comentário, mas eu não tenho dúvidas em relação à utilização de cabos RZ1-K, a minha dúvida é em relação aos tubos VD que segundo o armazenista é retardador de chama, mas não é isento de halogéneo, embora eu já tenha verificado aí em instalações em serviço a aplicação deste tipo de tubo não acho que esteja correcto, estar a utilizar cabos com estas características e depois aplicá-los dentro de tubos que não têm as mesmas características, o que é chato é que o mercado não tem resposta a este tipo de exigência, o comentário dos armazenistas é que os técnicos pedem tubo VD porque o outro é bem mais caro, e a minha dúvida prende-se com a legalidade da situação porque depois para retirar os tubos no caso de ser chateado com isto é bem mais complicado.
Cpm.
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Ver os seguintes link's:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... neo#p42763
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... neo#p42646
Os tubos se foram aplicados à vista em zonas acessíveis ao público devem ser isentos de halogéneos e devem possuir IK08 (mínimo), isto em estabelecimentos recebendo público!
Nota: Os comuns cabos VV e XV já são não propagadores da chama mas não são isentos de halogéneos.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... neo#p42763
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... neo#p42646
Os tubos se foram aplicados à vista em zonas acessíveis ao público devem ser isentos de halogéneos e devem possuir IK08 (mínimo), isto em estabelecimentos recebendo público!
Nota: Os comuns cabos VV e XV já são não propagadores da chama mas não são isentos de halogéneos.
Viva,
mas tratando-se de um estabelecimento de restauração as zonas acessiveis ao público não são do tipo BE2, logo qual o motivo que obriga à utilização de material isento de halogéneo ou mesmo não propagador de chama?
Cumpts.
mas tratando-se de um estabelecimento de restauração as zonas acessiveis ao público não são do tipo BE2, logo qual o motivo que obriga à utilização de material isento de halogéneo ou mesmo não propagador de chama?
Cumpts.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Esta regra não se aplica só aos locais classificados como de risco de incêndio BE2, mas também aos locais classificados como BD2, BD3 ou BD4, locais em que a evacuação das pessoas em caso de emergência é longa, atravancada ou longa e atravancada, respectivamente (QUADRO 51A(BD) das RTIEBT).EE_Rafael Escreveu:Viva,
Cumpts.
Quanto à questão de quem é que é considerado público não estou de acordo com a interpretação que algumas pessoas têm dado, por exemplo nas cozinhas que são classificadas como locais BE2 e que não são acessíveis aos clientes mas e os funcionários não são considerados público? Quanto a mim nestes locais devem ser utilizados os cabos e tubos retardantes e isentos de halogéneos.
Mas não sei se o estabelecimento em questão se insere ou não nestas classificações!? A cozinha (BE2) insere-se com certeza quanto aos restantes espaços só o colega "Josecalado" pode dizer!!!
Ok, se o estabelecimento tem características que levem a classificar o espaço como BD2 ou superior tem toda a razão!!! Já a questão funcionários vs. público em determinados locais partilho da sua opinião (no fundo é sempre a mesma questão €€€
).
Cumpts,
Rafael

Cumpts,
Rafael
- joaoosvaldo
- Team Apoio
A minha opinião é que nestes locais classificados como BE2, BD2, BD3 ou BD4 não se deve diferenciar entre público e funcionários que utilizam/trabalham no local. Agora por exemplo se for um PT que é também classificado como BE2 mas tendo em conta que este só pode ser acedido por pessoas instruídas e/ou qualificadas (BA4 e/ou BA5) e pela própria frequência com que o espaço é acedido que é muito reduzida não se justifica utilizar material isento de halogéneos.EE_Rafael Escreveu:Ok, se o estabelecimento tem características que levem a classificar o espaço como BD2 ou superior tem toda a razão!!! Já a questão funcionários vs. público em determinados locais partilho da sua opinião (no fundo é sempre a mesma questão €€€).
Cumpts,
Rafael
É como referi no post anterior, trata-se de um ponto de vista com fundamento. É preciso é conseguir fazer com que ele prevaleça até ao fim da obra (quando não é obrigatório é do "caraças"joaoosvaldo Escreveu:A minha opinião é que nestes locais classificados como BE2, BD2, BD3 ou BD4 não se deve diferenciar entre público e funcionários que utilizam/trabalham no local. Agora por exemplo se for um PT que é também classificado como BE2 mas tendo em conta que este só pode ser acedido por pessoas instruídas e/ou qualificadas (BA4 e/ou BA5) e pela própria frequência com que o espaço é acedido que é muito reduzida não se justifica utilizar material isento de halogéneos.EE_Rafael Escreveu:Ok, se o estabelecimento tem características que levem a classificar o espaço como BD2 ou superior tem toda a razão!!! Já a questão funcionários vs. público em determinados locais partilho da sua opinião (no fundo é sempre a mesma questão €€€).
Cumpts,
Rafael

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pois eu percebo o que quer dizer!!! Mas se formos a ver bem quais é que são os locais classificados como BE2 que são acessíveis ao público (e entenda-se para este exemplo público como sendo utentes ou clientes do local) são muito poucos!!! Os locais classificados como BE2 são normalmente economatos, locais de arquivo de papel ou de materiais inflamáveis, cozinhas, copas, etc.. Logo, como todos estes locais são acessíveis apenas aos funcionários do estabelecimento nunca tínhamos de utilizar material isento de halogéneos (com algumas excepções sem querer generalizar)!!!EE_Rafael Escreveu:É como referi no post anterior, trata-se de um ponto de vista com fundamento. É preciso é conseguir fazer com que ele prevaleça até ao fim da obra (quando não é obrigatório é do "caraças"joaoosvaldo Escreveu:A minha opinião é que nestes locais classificados como BE2, BD2, BD3 ou BD4 não se deve diferenciar entre público e funcionários que utilizam/trabalham no local. Agora por exemplo se for um PT que é também classificado como BE2 mas tendo em conta que este só pode ser acedido por pessoas instruídas e/ou qualificadas (BA4 e/ou BA5) e pela própria frequência com que o espaço é acedido que é muito reduzida não se justifica utilizar material isento de halogéneos.EE_Rafael Escreveu:Ok, se o estabelecimento tem características que levem a classificar o espaço como BD2 ou superior tem toda a razão!!! Já a questão funcionários vs. público em determinados locais partilho da sua opinião (no fundo é sempre a mesma questão €€€).
Cumpts,
Rafael).
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Só uma questão. Porque é que classifica um PT de BE2? Alguém (Certiel/DRE) assim o exigiu?joaoosvaldo Escreveu: A minha opinião é que nestes locais classificados como BE2, BD2, BD3 ou BD4 não se deve diferenciar entre público e funcionários que utilizam/trabalham no local. Agora por exemplo se for um PT que é também classificado como BE2 mas tendo em conta que este só pode ser acedido por pessoas instruídas e/ou qualificadas (BA4 e/ou BA5) e pela própria frequência com que o espaço é acedido que é muito reduzida não se justifica utilizar material isento de halogéneos.
É que até agora não tenho classificado como BE2 e ninguém me disse nada. Até porque o PT só tem de ser classificado conforme as RTIEBT quando alberga circuitos e equipamentos alimentados a jusante dos terminais de entrada do Q.Entrada das instalações.
-
- Técnico Dedicado
Desde já agradecer a colaboração de todos, em relação ao espaço em análise devo acrescentar que é um espaço numa grande superficie, em que a zona de acesso do público é muito reduzida, digamos que é so a zona do balcão com +/- 6 mt. depois tem a zona de atendimento dividida com a zona de confecção de comida que terá +/- 30 m2, o QGBT fica na zona de atendimento em espaço criado para o efeito.
Na minha opinião se tenho de instalar material isento de halogéneo na zona da cozinha, não se justifica na zona de atendimento estar a optar por material diferenciado porque estamos a falar de 20 m2.
Cpm.
Na minha opinião se tenho de instalar material isento de halogéneo na zona da cozinha, não se justifica na zona de atendimento estar a optar por material diferenciado porque estamos a falar de 20 m2.
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Chamo a atenção que o material deve ser retardante e isento de halogéneos apenas e só se não estiver embebido em materiais incombustíveis.Josecalado Escreveu:Desde já agradecer a colaboração de todos, em relação ao espaço em análise devo acrescentar que é um espaço numa grande superficie, em que a zona de acesso do público é muito reduzida, digamos que é so a zona do balcão com +/- 6 mt. depois tem a zona de atendimento dividida com a zona de confecção de comida que terá +/- 30 m2, o QGBT fica na zona de atendimento em espaço criado para o efeito.
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Ninguem me exigiu mas tenho feito sempre a classificação em função das influências externas para os PT's (apenas porque acho que também devem ser classificados, estando os PT's classificados também não se perde nada fica mais completo na minha opinião, mas posso estar enganado!!!) e tenho feito da seguinte forma, ver link seguinte:amfys Escreveu:Só uma questão. Porque é que classifica um PT de BE2? Alguém (Certiel/DRE) assim o exigiu?joaoosvaldo Escreveu: A minha opinião é que nestes locais classificados como BE2, BD2, BD3 ou BD4 não se deve diferenciar entre público e funcionários que utilizam/trabalham no local. Agora por exemplo se for um PT que é também classificado como BE2 mas tendo em conta que este só pode ser acedido por pessoas instruídas e/ou qualificadas (BA4 e/ou BA5) e pela própria frequência com que o espaço é acedido que é muito reduzida não se justifica utilizar material isento de halogéneos.
É que até agora não tenho classificado como BE2 e ninguém me disse nada. Até porque o PT só tem de ser classificado conforme as RTIEBT quando alberga circuitos e equipamentos alimentados a jusante dos terminais de entrada do Q.Entrada das instalações.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... A3o#p24694
-
- Curioso
- Registado: 05 dez 2008, 11:11
Tambem estou com algumas duvidas neste assunto, no meu caso é um restaurante em que toda a canalização está enbutida a exepcção de que o dono á ultima da hora resolveu colocar tecto falso (pladur)na sala de refeições e cozinha,tive então que criar caixas de derivação para apanhar os circuitos que vão para o tecto de betão(placa) elimina-los a partir dai e colocar caixas de derivação e tubos de 25 para o tecto falso , a minha duvida está no facto de não ter a certeza do cabo que posso utilizar se XV3G1.5 ou outro tipo de cabo não propagador de chama e livre de holgéneo,alem disso tambem não tenho a certeza se tem que ser entubado ou pode ir solto por cima do tecto.
Saudações eléctricas.
Saudações eléctricas.