Ar Condicionado (alimentação e protecção de 5 unidades)

Batas
Curioso
Curioso
Registado: 27 set 2010, 14:37

Ar Condicionado (alimentação e protecção de 5 unidades)

Mensagem por Batas »

Olá!

Vou fazer pré-instalação de 5 unidades de Ar Condicionado lá em casa.

3 quartos (9.000 BTU cada)
1 cozinha (9.000 BTU)
1 sala (ainda tenho de tirar a área, mas mais que 9.000 BTU :D )

Estou a pensar em fazer uma ligação a partir do quadro a passar pelo sotão, e a descer na entrada de cada divisão para alimentar o AC mural. Pelo que pude apurar, os consumos nominais dos AC que ando a ver (9.000 BTU) rondam os 800-900W a unidade da sala deve rondar os 1.100W (12.000BTU).

Prevejo um consumo nominal em plena carga de 4700W 20A sensivelmente (5 aparelhos ligados).

Questão: Posso/devo fazer a ligação para os 5 equipamentos a partir de diferencial de 25A colocado no quadro e cabo de 4mm2?

OU Devo colocar diferencial e alimentação independente para cada unidade? Ou como fazer...? Help...? :roll:
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Re: Ar Condicionado (alimentação e protecção de 5 unidades)

Mensagem por vecm1956 »

Boa tarde,

Se puder alimente individualmente cada unidade apartir do quadro.
Faça 5 circuitos de 3x2,5 mm2, cada um protegido por disjuntor de 16 A.

Cumprimentos

VM
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Pois... Não seria mal pensado, mas isso complica mais as coisas... Ora bem, 5 máquinas... Já são muitos tubos a passear pelo sotão :( Gostava de conseguir uma solução mais simples...

Acabei de confirmar que se colocar AC "normal" preciso apenas de electricidade na divisão. Se colocar inverter preciso no exterior... Em princípio não vai ser inverter.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Põe inverter ganhas na electricidade, e se for um multi-split melhor ainda, podes pôr uma unidade de 3 e outra de 2, ou uma de 5, e aí ganhas mais ainda, dado que nunca vais ter as 5 unidades no max. de potencia.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Pois, também é verdade...

Mas tomei como exemplo dois equipamentos da LG. Ambos de 9000 BTU, sendo um normal e outro inverter. Depois fiz umas contas muito por alto, tipo, uso de 600h (5h diárias durante 4 meses) no inverno e 300h no verão.

Normal: LG K09AH (429€ na rádio popular)
Inverter: LG S09AW (800€ na rádio popular) (poupança energética na ordem dos 30-35%)

As tantas não estou a fazer bem as contas... Mas com o preço de 0,135€ o kW.h e com o uso acima descrito, preciso de 10 anos para compensar o investimento...

Não está facil...
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Batas"

Actualiza o perfil "profile"

Só usas 5 horas dia? e as outras? ou seja, partindo que só ligas quando estás em casa, lá para 19 horas até ás 7 horas temos 12 horas, e não 5.

Se for inverter já sabes que o consumo eléctrico vai diminuindo conforme a temperatura da sala vai estabilizando. Não tens arranques do compressor (pico de arranque) sempre que atinge a temperatura seleccionada.

Se for multi-split inverter de 45.000 Btu chega para as (5) mesmo com uma a 12.000 Btu dado que em principio não vais ligar todas ao mesmo tempo, mas se assim for, quando a temperatura começar a estabilizar começas a ter folga ( de Btus) e o compressor começa a rodar mais lento e menor consumo.

Tens que ter cuidado com o isolamento da casa, tipo de iluminação, nº de pessoas, exposição da casa, janelas.. etc...

Atenção importante (há unidades que estão a usar tubo de 1/2" em vez de 3/8")

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Estas 5h saíram-me da cartola muito por alto. Nunca usei AC.

Pensei num uso entre as 19-23/24h e depois das 7-8h ou qualquer coisa do género. Durante o sono pode ficar numa temperatura bem mais baixa, tipo 16ºC... Raramente deve ligar, digo eu...

Mas aqui entra a experiência de quem tem AC, e sou todo ouvidos! :)

Qualquer das formas, para um uso diário de 10h no inverno durante 4 meses, e 5h no verão durante 3 meses, preciso de 5 anos para anular a diferença de preço inicial entre as duas unidades com tecnologias diferentes... 5 anos... Ou é de mim ou o AC está a ficar idoso...

Claro que em termos de conforto e capacidade, o inverter é superior, sem dúvida... A ponderar. É que para já não são só AC's que vão ser colocados. :(

Qualquer das formas a minha prioridade é decidir como fazer a alimentação dos AC's, pois sou eu quem vai fazer a parte eléctrica...

edit: Quanto aos multi-slipt, tenho receio de ver todo o sistema inoperacional caso avarie um condensador...
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por vecm1956 »

Boa tarde,

Quantos circuitos de tomadas tem a casa?

Se não puder alimentar os AC individualmente apartir do QG, uma das hipóteses é fazer a alimentação apartir dos diversos circuitos de tomadas.
No exemplo em anexo, a alimentação é feita pelo exterior da casa apartir de uma tomada com caixa funda de um quarto, ver calha técnica instalada na vertical, mas este tipo de instalação também pode ser feita pelo interior da casa.
AC01.jpg
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Tenho 5 circuitos de tomadas: Tomadas sala, Hall, Cozinha, 2 quartos, 1 quarto e 1 WC.

Como vai levar piso e pintura novos, a instalação que tiver de levar vai ficar embutida. Assim como os esgotos do AC...

Vou aproveitar também para colocar dois comutadores de pulso (tipo campainha) em cada quarto com telerruptor embutido na caixa de derivação. (Neste momento cada quarto apenas tem um interruptor à entrada :?

Obrigado pelo anexo, mas não consigo visualizar... Ainda... Senhor moderador...? :mrgreen:
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Batas Escreveu: Obrigado pelo anexo, mas não consigo visualizar... Ainda... Senhor moderador...? :mrgreen:
Mas sabes porque não vês, ou não.

Não esquecer dos sifões.

O meu está sempre ligado. É como o frigorífico não desligo quando saio de casa.

Cump.
Mário
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Estou a tentar descobrir porque ainda não vejo... Já fiz 5 posts e pedi para entrar no grupo activo de users... Mas nada ainda :(

Sifões? :shock: Agora perdeste-me.

Pois... AC sempre ligado... Se calhar funciona numa casa bem isolada, o que não é o caso, infelizmente :cry:
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Batas Escreveu:Estou a tentar descobrir porque ainda não vejo... Já fiz 5 posts e pedi para entrar no grupo activo de users... Mas nada ainda :(
Tens que ter perfil preenchido e fazer a apresentação e depois mandas Mp para o "Admin" não esquecer que os 5 posts têm que ser "válidos"

Sifões? :shock: Agora perdeste-me.
A saida da agua do evaporador (quando faz frio dentro) para onde vai? esgoto? então pôe sifão para não teres os cheiros do esgoto dentro da sala.

Pois... AC sempre ligado... Se calhar funciona numa casa bem isolada, o que não é o caso, infelizmente :cry:
Pois se for possivel é isolar, janelas com bom corte termico, paredes isoladas, etc..
Vejo que estás em Guimarães zona de frio, calor suave, é apartamento ou vivenda?

Cump.
Mário
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Exactamente. Aqui é frescote entre finais de Outubro até Março/Abril (para os meus gostos, claro)... Daí que provavelmente vou utilizar mais o AC no Inverno do que no verão... Até que pessoalmente tolero mais as altas que as baixas temperaturas.

É uma vivenda e bate sol todo dia. Isolamento fraco e nada de vidros duplos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Batas Escreveu:Exactamente. Aqui é frescote entre finais de Outubro até Março/Abril (para os meus gostos, claro)... Daí que provavelmente vou utilizar mais o AC no Inverno do que no verão... Até que pessoalmente tolero mais as altas que as baixas temperaturas.
Tem atenção à temperatura mínima de funcionamento, dado que há unidades que quando a temperatura mínima exterior chega aos 5º C negativos, deixam de produzir calor.

Como é vivenda e se for possível, podes isolar a vivenda pelo exterior, ou seja pões o barramento de isolamento e o poliuretano em placas pelo exterior do tipo 3cm e depois outro barramento e outra camada a 5cm a tapar os encaixes da primeira, e depois rede textil e reboco para cima, e não esquecer de isolar o telhado.

Cump.
Mário
Batas
Curioso
Curioso

Mensagem por Batas »

Sim, a ideia é essa... Infelizmente, e como o t€mpo não dá para tudo, para já o alvo é o interior. O exterior fica para asap.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”