Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por sagan »

Vivam,

Tenho aqui umas dúvidas básicas e peço ajuda aos mais experientes.

Num quadro eléctrico com 4 posições para barramentos (2 barras em cima e duas barras em baixo) qual é a forma mais correcta para as distribuir pelo neutro e pela terra?

O neutro nas duas barras de cima e a terra nas duas barras de baixo (como está na imagem) ?

Ou o neutro à esquerda e a terra à direita, tanto em cima como em baixo?

Já agora, podemos ligar vários fios num ponto da barra ou tem que ser um fio por ponto?


Outra questão: o limitador de potência da EDP pode servir como corte geral? Ou temos mesmo que aplicar um corte geral em série com o limitador?

Obrigado

[foto retirada, para não violentar a sensibilidade dos electricistas mais sensíveis ]
Última edição por sagan em 04 out 2010, 19:11, editado 1 vez no total.


papi53
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 107
Registado: 16 abr 2007, 22:51
Localização: boliqueime
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por papi53 »

mas és electricista ?
papi53
Avatar do Utilizador
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 107
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Localização: Abrantes - Portugal
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por Miguel Alves »

Amigo :!:
É melhor chamar um Electricista credenciado para fazer o quadro, e já agora para verificar
toda a instalação.

Cordiais saudações.

Miguel Alves
sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por sagan »

Eu compreendo o teor das vossas respostas, mas podem por favor responder às questões que coloquei?

Desde já agradeço.

sagan
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por pedro_mendes »

Boas, eu concordo com os meus colegas, sem dúvida.

Sim pode serveir de corte geral, mas atenção que agora o limitador da edp JÁ NÃO É DIFERÊNCIAL, é só limitador de corrente, ai ter que colocar um diferêncial para protecção contra contactos indirectos.

Em relação aos bornes, ou o neutro em cima ou em baixo.

Cumprimentos,
Pedro Mendes
sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por sagan »

Obrigado Pedro Mendes,

Então, a solução que preconiza é mesmo juntar as duas barras de cima e formar aí o barramento de neutros e juntar as duas barras de baixo e formar aí o barramento de terras.

Quanto aos diferenciais eu sei que são necessários, tenho previsto um de 300 mA para os circuitos gerais e um de 30 mA (ou 10 mA, ainda não decidi) para os circuitos do WC. Ao contrário do que as minhas dúvidas possam sugerir, não sou um aventureiro na matéria. Apenas me faltam algumas noções práticas, algumas básicas, reconheço. Por isso é que vos pedi ajuda com humildade e agradeço desde já as contribuições positivas.

Já agora, deixo aqui um link para um software da Legrand de desenho de quadros: http://www-intg43.legrandelectric.com/p ... 803_b3.zip

Sei que a maior parte dos utilizadores já o deve conhecer, mas pode ser que ajude alguém.
claudiomscarvalho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 17 set 2010, 11:02

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por claudiomscarvalho »

Boas,. Livra!!!!!! Bem, parabens pela coragem de mostrar a foto que será alvo de muitas criticas, mas ninguem nasce ensinado. Lol.

Na minha opinião deves posicionar o barramento TERRA no lado onde chegam mais circuitos para evitar cruzar os fios atras dos disjuntores.
Tambem podes posicionar uma barra na parte superior e outra na inferior do quadro e fazer um shunt entre elas com fio de secção sempre superior a 10mm2.

Paro o barramento NEUTRO podes seguir o mesmo raciocinio, mas tem em conta que se usares varios diferencias no quadro deves fazer a separacção dos NEUTROS, mas claro isso deves saber eheheheh.
sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por sagan »

claudiomscarvalho Escreveu:Boas,. Livra!!!!!! Bem, parabens pela coragem de mostrar a foto que será alvo de muitas criticas, mas ninguem nasce ensinado. Lol.
Aquilo foi apenas o início e muitos condutores de fase estão saídos para fora do quadro, mas parece que estão lá dentro, o que dá mau aspecto. Mas estou aberto a críticas, de preferência construtivas. O que achas que está muito mal e que devo corrigir?
claudiomscarvalho Escreveu:Na minha opinião deves posicionar o barramento TERRA no lado onde chegam mais circuitos para evitar cruzar os fios atras dos disjuntores.
Tambem podes posicionar uma barra na parte superior e outra na inferior do quadro e fazer um shunt entre elas com fio de secção sempre superior a 10mm2.
Pois, também estou cada vez mais inclinado para essa solução, ou seja, ter um barramento de terra e neutro em cima, e outro barramento de terra e neutro em baixo, interligados por condutores de 10 mm2 de secção. Evita que muitos condutores de neutro e terra tenham que atravessar o quadro verticalmente.
claudiomscarvalho Escreveu:Paro o barramento NEUTRO podes seguir o mesmo raciocinio, mas tem em conta que se usares varios diferencias no quadro deves fazer a separacção dos NEUTROS, mas claro isso deves saber eheheheh.
Isso eu sei perfeitamente. Tenho que criar pelo menos dois circuitos diferentes, um para o WC com diferencial de alta sensibilidade. Acreditem que em termos das ligações eléctricas dos circuitos não tenho a mínima dúvida. Apenas me falta a experiência prática nestes pormenores "artísticos". ;)

Mas conto com a vossa ajuda...
Última edição por sagan em 30 set 2010, 18:42, editado 1 vez no total.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por ohmico »

Boas,

não há nada que impeça a intalação de 2 barras para cada (N e T), mas se não forem necessárias por falta de bornes para ligar um condutor (e não fio)

por borne, deve ser evitado, pois o condutor de interligação entre barras pode ser mais uma possível fonte de mau contacto ( mau aperto) no futuro.

Também não estou a vêr qual o inconveniente de haver condutores por trás dos disjuntores, desde que devidamente arrumados e ordenados.

Para terminar, não esquecer que os condutores não devem ser cortados "rentes" à exacta medida da ligação aos disjuntores.


ohmico
sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por sagan »

Obrigado pela sua ajuda. Nesta fase preciso mesmo das duas barras, porque vou precisar de todos os bornes, devido ao facto de todos os circuitos de interruptores e iluminação estarem a ir ao quadro, pois no futuro pretendo instalar uma solução de domótica.
ohmico Escreveu:Para terminar, não esquecer que os condutores não devem ser cortados "rentes" à exacta medida da ligação aos disjuntores.
ohmico
Quantos cm é que é costume deixar de reserva ?

Este fim de semana vou dar um arranjo ao quadro, para ficar menos vergonhoso. Depois deixo aqui uma foto para vocês criticarem. (ou rirem desalmadamente ;))
jmonteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 02 dez 2007, 17:21

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por jmonteiro »

Antes de mais deixa-me elogiar a tua percistência e capacidade de autoaprendizagem.

Uma Simples pergunta és Técnico? pois se o és fico preocupado com o que anda a fazer neste pais.

Nem estás a colocar as perguntas convenientemente, nem quem te responde te dá sempre as respostas correctas.

Disjuntor da EDP a servir de Corte Geral? Nunca foi permitido, e espero que nunca seja, este equipamento serve esclusivamente para regular a potência contratada (DCP - Disjuntor Controlador de Potência).

Além de muitas outras coisas.

Infelizmente é por estes exemplos e muitos outros que sou apologista da CERTIEL.

Toda a gente pensa que é capaz de realizar instalações eléctricas sem ter formação adequada, depois os acidentes acontecem.

Axo preferivel chaar um técnico, que lhe faça a instalação convenientemente.
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 20 out 2008, 18:36
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por nsilva »

caro "sagan"

Desculpa lá estar aqui a dizer isto, não é nada pessoal, mas ninguém publica uma foto com esse aspecto.

Os verdadeiros electricistas regem-se por uma ética de do bem fazer. eses fios deveriam de estar todos alinhadinhos, destorcidos, sei á, não tem por onde pegar.

Um abraço.
sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por sagan »

nsilva Escreveu:caro "sagan"
Desculpa lá estar aqui a dizer isto, não é nada pessoal, mas ninguém publica uma foto com esse aspecto.
Obrigado pela forma cordial como escreveu. Aquela foto foi tirada antes de endireitar os condutores, porque não valia a pena tratar desse aspecto antes de decidir bem a organização dos barramentos.

Aliás, actualmente o quadro já não está assim, já estou a usar um barramento de terra e neutro em cima e outro de terra e neutro em baixo, o que melhorou consideravelmente a organização e o aspecto dos condutores.

Mas, para não ferir mais a sensibilidade dos utilizadores, vou retirar a foto.
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por guillaume »

So uma pergunta ja que estamos nos temas dos quadros,

Nao é permitido mais de um condutor em cada ponto do borne?

Obrigado
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: Quadro eléctrico: barramentos de terra e neutro

Mensagem por Josecalado »

guillaume Escreveu:So uma pergunta ja que estamos nos temas dos quadros,

Nao é permitido mais de um condutor em cada ponto do borne?

Obrigado
É permitido mais do que um condutor (máximo 2), desde que sejam da mesma secção, no entanto sempre que possível é aconselhável utilizar um condutor por ponto de ligação.

Cpm.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”